Amendoim: todos os benefícios e propriedades

31 de janeiro de 2018 6 minutos de leitura
Amendoim

O amendoim é uma das melhores fontes de proteína vegetal disponíveis. Portanto, o consumo moderado de amendoim está associado a várias propriedades e benefícios para o nosso organismo. 

Além disso, hoje em dia podemos encontrá-lo em diferentes formatos: amendoim salgado, torrado, cru e até seco. Há também inúmeras receitas em que o amendoim é o ingrediente principal, se tornando um ingrediente versátil na cozinha.

Conheça mais o amendoim

O amendoim é um dos frutos secos mais consumidos, juntamente com amêndoas, nozes, avelãs, pistache e sementes de girassol. Embora sejam considerados nozes, os amendoins pertencem à família botânica fabaceae (leguminosas), assim como o grão-de-bico e as lentilhas.

Por esse motivo, é uma fonte natural de proteína de alta qualidade. Os ácidos graxos representam 50% de sua composição. Entre eles estão os ácidos oleico e linoleico e as proteínas (25%). O amendoim também é rico em fibras, niacina, vitaminas do complexo B (especialmente vitamina B6), ácido pantotênico e, acima de tudo, minerais. 

Benefícios do amendoim para a saúde

Eles devem fazer parte de qualquer dieta equilibrada e saudável para fortalecer a saúde cardiovascular e melhorar a qualidade de vida. O amendoim traz inúmeros benefícios à saúde:

Contribui com arginina

As proteínas presentes no amendoim contêm um aminoácido chamado arginina, que é de grande importância para a produção do chamado hormônio do crescimento, além de ser um estimulante do sistema imunológico e do sistema nervoso.

É também uma substância que beneficia a produção de espermatozóides, aumentando sua quantidade e mobilidade.

Rico em manganês

Você sabia que o amendoim é rico em manganês, um mineral que nos ajuda a metabolizar gorduras e carboidratos? Uma pequena porção de amendoim nos fornece 35% da quantidade recomendada de manganês, ajudando nosso corpo a absorver melhor o cálcio e a regular os níveis de açúcar no sangue. 

Contêm ácido fólico

Você provavelmente já ouviu falar do ácido fólico, um nutriente considerado por muitos cientistas como de importância vital durante a gravidez. Há quem afirme que a aquisição de ácido fólico durante a gravidez reduz consideravelmente o risco de alterações graves no feto, e o amendoim também é rico em ácido fólico. 

Reduz o aparecimento de cálculos biliares

Apesar de ser um alimento rico em gordura, seu consumo moderado também atua favoravelmente na prevenção de cálculos biliares. 

Melhora a memória

O amendoim contém nutrientes essenciais para a saúde mental e cognitiva. Por exemplo, a vitamina 3 presente nessa castanha é boa para os neurônios, melhorando a capacidade de memória das pessoas. 

Regula o colesterol

O aumento do colesterol é uma das principais razões pelas quais as pessoas erroneamente deixam de comer amendoim. No entanto, os nutrientes dessa castanha não só não agem de forma prejudicial, como também previnem os níveis de colesterol ruim e aumentam os níveis de colesterol bom. 

Antioxidantes e ácido oleico 

Esses dois componentes presentes no amendoim são bons para proteger a saúde do coração. 

Melhor saúde cognitiva

O amendoim também contém niacina, um nutriente essencial para o funcionamento adequado das conexões neuronais. Portanto, o consumo de amendoim pode melhorar a prevenção de distúrbios cognitivos, como a demência ou a doença de Alzheimer.

Processamento do amendoim

Devido aos seus processamentos no setor alimentício, os amendoins são processados de diferentes maneiras para consumo. Primeiro, as vagens devem ser secas até atingirem um teor de umidade que seja seguro para o armazenamento. Em seguida, os grãos são separados das cascas e classificados de acordo com o tamanho e o tratamento. Pensando nisso, separamos dicas de consumo, confira a seguir.

Dicas de consumo

O amendoim é fácil de encontrar em mercados e mercearias durante todo o ano. Os formatos comercializados variam: em casca, sem molas, salgadas e adoçadas. Procure comprar o amendoim com a casca exterior intacta a processados. Isso é mais saudável.

Eles não precisam estar processados, ​​podem ser colocados em um local fresco e seco durante muitos meses, enquanto que os descascados devem ser colocados dentro do recipiente hermético e mantidos na geladeira para evitar que fiquem râncidas.

Os grãos de amendoim podem ser consumidos puros, criando-os com pressão firme entre os dedos ou usando cortadores, ou máquina de nozes. O amendoim também pode ser apreciado assado, fervido, salgado ou adoçado.

Eles são nozes agradavelmente gostosas. Quando assado aumenta o sabor e os níveis de antioxidantes como o ácido p-coumarico e ajuda a remover a aflatoxina tóxica. As sementes torradas e trituradas geralmente são aspergidas sobre saladas, sobremesas, particularmente sundaes e outras preparações à base de leite.

Os amendoins cozidos possuem sabor e sabor únicos. A fervura, de fato, enriquece seu perfil nutricional e antioxidante. A manteiga de amendoim é uma pasta de alimentos preparada a partir de nozes torradas, com ou sem adição de óleo. 

O leite de amendoim também é uma bebida saudável sem lactose bastante consumida no mundo. O “chutney” de amendoim, feito a partir dessas nozes, pimentas , sal, folhas de coentro, alho e sementes de mostarda, é popular entre as regiões do sul da Índia e do Sri Lanka.

O óleo é outra fonte saudável de óleo de cozinha comestíveis, como a soja ou os óleos de oliva. Sendo amplamente utilizado na culinária pelo seu sabor aromático, especialmente nos muitos estados indianos do sul e no Sri Lanka.

Aviso de segurança

A alergia ao amendoim é um tipo de resposta de hipersensibilidade em algumas pessoas a substâncias alimentares preparadas usando estas nozes. A reação exagerada resultante do sistema imunológico pode se manifestar como sintomas físicos graves como vômitos, dor de estômago, inchaço dos lábios e garganta, levando a dificuldade respiratória, congestão no peito e às vezes a morte.

Por isso, é aconselhável evitar quaisquer preparações alimentares que contenham produtos de amendoim nesses indivíduos. Eles são uma das culturas facilmente suscetíveis a infecção por fungos (por exemplo), especialmente por Aspergillus flavus, que produz aflatoxina.

A aflatoxina é um agente cancerígeno conhecido e potente que pode causar cirrose hepática e câncer. O assado ajuda a reduzir os níveis de toxina nestas nozes e, assim, oferece alguma proteção contra a aflatoxina.

Fontes:

  1. Refer Stanford Medicine cancer center information page-Nutrition to reduce cancer risk (em inglês).
  2. USDA National Nutrient Database (em inglês).
  3. Journal of agricultural and food chemistry (em inglês).

 

2 comentários em “Amendoim: todos os benefícios e propriedades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.