Raiz de lótus é um rizoma comestível sob a água da planta de lótus. Desde séculos, a raiz de lótus tem mantido alta estima nas regiões orientais, especialmente nas culturas chinesa e japonesa.
Quase todas as partes da planta: raiz, jovens caules de flores e sementes são utilizadas na culinária.
Lotus é uma planta herbácea, planta aquática perene pertencente Nelumbonaceae família. Nome científico: Nelumbo nucifera.
Raiz de lótus é cultivada como planta anual vegetal de raiz em lagoas personalizadas. Apesar de lótus pode ser levantado a partir das sementes, comercialmente, são preferidos os rizomas com meristemas – pontos de crescimento, para o cultivo, uma vez que leva menos tempo para a produção.
Atividade rizoma na planta geralmente coincide com o surgimento de grandes folhas flutuantes cerca de 5-6 meses após o implante.
Raiz de lótus cresce debaixo d’água na lama. Eles são, na verdade, o armazenamento de energia tubérculos modificado sob a forma de amido. O rizoma se desenvolve em salsicha semelhantes 4:57 nós articulados de cerca de 2-4 metros de comprimento.
Cada segmento apresenta rizoma, cor cinza-branco suave e medem cerca de 10-20 cm de comprimento, 6-10 cm de diâmetro. Internamente, a raiz tem branco, carne crocante com doce, castanha de água leve como o sabor. As seções de corte revelar exibição visualmente atraente de canais de ar dispostas simetricamente (buracos) atravessam ao longo do comprimento da raiz.
A raiz de lótus é um receptáculo alargada semelhante à cabeça do girassol onde em numerosas sementes comestíveis embutido em sua cabeça.
Benefícios da raiz Lotus para Saúde!
- Raiz de lótus é uma das calorias vegetais de raiz moderados. 100 g de raiz-caule fornece cerca de 74 calorias. No entanto, é composto por vários saúde beneficiando fito-nutrientes, minerais e vitaminas.
- Raiz de lótus é muito boa fonte de fibras dietéticas, 100 g carne fornece 4,9 g ou 13% da necessidade diária defibra. A fibra, em conjunto com os hidratos de carbono de digestão lenta complexos na raiz ajuda a reduzir o colesterol, o açúcar, o peso corporal e as condições de constipação sanguíneos.
- Raiz de lótus é uma das excelentes fontes de vitamina C. 100 g de raiz fornece 44 mg ou 73% dos valores diários recomendados. A vitamina C é um potente solúvel em água anti-oxidante. É necessário para a síntese de colagénio no corpo. O colagénio é a principal proteína estrutural do corpo necessários para manter a integridade dos vasos sanguíneos, pele, órgãos e dos ossos. O consumo regular de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a proteger contra o escorbuto, desenvolver resistência contra a infecção viral, aumenta a imunidade, acelerar a cicatrização de feridas e remover o câncer causando radicais livres do corpo.
- Além disso, contém níveis moderados de alguns dos valiosos grupo B-complexo de vitaminas, tais como a piridoxina (vitamina B-6), folatos, niacina, riboflavina, ácido pantoténico e tiamina. Piridoxina (vitamina B-6) age como uma coenzima na síntese neuro-químicos no cérebro que influencia o humor. Piridoxina níveis adequados ajudam a controlar nervoso irritabilidade, dor de cabeça e tensão. Também protege do risco de ataque cardíaco, controlando os níveis de homocisteína no sangue.
- Além disso, a raiz fornece quantidades saudáveis de alguns minerais importantes, tais como cobre , ferro, zinco, magnésio e manganês. O cobre é um co-fator para muitas enzimas vitais, incluindo citocromo c oxidase e superóxido dismutase- outros minerais funcionar como co-fatores para esta enzima são de manganês e zinco. Juntamente com o ferro , é também necessária para a produção de células vermelhas do sangue.
- Raiz de lótus é por causa de seu equilíbrio eletrolítico ideal. Compõe rácio agradável de sódio de potássio, no valor de 1:4. Enquanto sódio dá o doce sabor à raiz, os atos de potássio para contrariar os efeitos negativos de sódio através da regulação da frequência cardíaca e da pressão arterial.