Benefícios do kumquat e propriedades para a saúde

19 de maio de 2014 6 minutos de leitura

Se há algo que faz com que os benefícios do kumquat se destaquem, é seu alto teor de vitamina C, derivado de seu consumo com casca, benefícios do kumquat para a saúde. A vitamina C, além de ter um efeito antioxidante, é responsável por melhorar nosso sistema imunológico e prevenir infecções.

Por ser a única fruta cítrica que é consumida com casca, fornece uma quantidade maior de flavonoides, especialmente indicados para evitar acidentes cardiovasculares. A presença de ácido fólico, que ajuda na produção de glóbulos vermelhos e glóbulos brancos, é recomendada durante a gravidez.

Conheça mais o kumquat

Antes de tudo, o kumquat (também conhecido como “comquá” ou “comcata”) pertence à família Rutaceae, que inclui várias plantas comestíveis, como laranjas, limões, limas e toranjas. O nome científico do kumquat é Fortunella spp., que inclui várias espécies de plantas pertencentes ao gênero Fortunella.

O kumquat é nativo do leste da Ásia, onde é cultivado há séculos, ele é cultivado principalmente na China, Japão e Sudeste Asiático, mas também é cultivado em outras partes do mundo, como na Europa e América do Norte.

O kumquat é uma fruta pequena, com cerca de 2 a 5 centímetros de comprimento, com uma casca laranja brilhante e comestível. Diferentemente de outras frutas cítricas, a polpa do kumquat é doce e saborosa, enquanto a casca é mais amarga. Ele é muitas vezes consumido inteiro, incluindo a casca, e é usado em sobremesas, conservas e pratos salgados.

7 Benefícios do Fruto de kumquat para Saúde!

Primeiramente, as substâncias que compõem o kumquat tornam essa fruta altamente benéfica. Confira os principais benefícios da fruta.

Tem valor calorífico equivalente ao de uvas

100 g de frutas frescas fornecem apenas 71 calorias. No entanto, eles são fontes extremamente ricas de fibra, beneficiando a saúde dietética, minerais, vitaminas e pigmentos antioxidantes que contribuem imensamente para o bem-estar.

Rico em oleo essenciais

Kumquats são comidos junto com a casca, uma característica única que os diferencia de outras frutas cítricas da família. A casca é rica em muitos óleos essenciais, antioxidante, e fibra. 100 g kumquats integrais fornecem 6,7 g ou 17% dos níveis diários recomendados de fibras compostas de taninos, pectina, hemicelulose e outros polissacarídeos não amiláceos (NSP).

Um poderoso antioxidante

Kumquat frescas são embalados com saúde numerosos beneficiando poli-fenólicos flavonóides antioxidantes, tais como carotenóides, luteína, zeaxantina e taninos. A casca kumquat é composta por muitos importantes óleos essenciais nele, incluindo limoneno, pineno, α-bergamoteno, cariofileno, α-humuleno, e α-muurolene. Juntos, esses compostos dão aroma especial de citrinos para a fruta.

Composto por muitas vitaminas

Além disso, o fruto contém níveis adequados de algumas das vitaminas antioxidantes como a vitamina A, C e E. No total, estes compostos fitoquímicos em frutas de kumquat ajuda scavenge oxigênio prejudiciais radicais livres derivados do corpo e, assim, proteger-nos de cânceres, diabetes, doenças degenerativas e infecções.

Como laranjas, o kumquat também é muito rico em vitamina C. 100 g de fruta fornece 47,9 ou 73% da RDA – Doses diárias recomendadas. A vitamina C é um dos mais poderosos antioxidantes naturais, que tem muitas funções biológicas essenciais, como a síntese de colágeno e cicatrização de feridas; antivirais e anti câncer; e ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas, artrite e diabetes. Removendo oxidantes de radicais livres a partir do corpo. 

Contém ótimos níveis de grupo do complexo B de vitaminas como a tiamina, niacina, piridoxina, folatos e ácido pantotênico. Estas vitaminas funcionam como cofatores para o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras.

Fonte de minerais

Ademais, é uma excelente fonte de minerais como o cálcio , cobre, potássio, manganês, ferro, selénio, e zinco. O cálcio é o principal elemento necessário para a formação dos ossos e dentes. O cobre é necessário para a produção de células vermelhas do sangue. O ferro é necessário para a formação de células vermelhas do sangue, bem como para a oxidação celular.

Processamento do kumquat

Uma das vantagens do kumquat é que, ao contrário de outras frutas cítricas, a casca é comestível, o que permite aproveitar melhor a grande quantidade de fibras fornecidas por essa pequena fruta. De fato, a casca é fina, aromática e doce, ainda mais doce que a polpa. Você pode consumi-la fresca, inteira ou fatiada, basta lavá-la bem antes.

Uma fruta muito utilizada na confeitaria e no preparo de doces e geleias, use ele em uma infinidade de receitas: saladas, ceviches, tartares, molhos tipo chutney. Confira a seguir nossas dicas de consumo.

Dicas de consumo

O kumquat é uma fruta cítrica com várias maneiras. Aqui estão algumas dicas sobre como consumir e conservar o kumquat:

  1. Consumo: Consuma inteiro, incluindo a casca. A casca é doce e a polpa é ácida, criando um sabor equilibrado. Você também pode fatiar o kumquat e adicioná-lo a saladas, iogurtes, smoothies e outras receitas. Além disso, é possível fazer geleias, compotas e conservas com kumquat.
  2. Armazenamento: O kumquat pode ficar armazenado em temperatura ambiente por alguns dias. Se você quiser armazená-lo por mais tempo, pode colocá-lo na geladeira em um saco plástico perfurado para permitir a circulação de ar. O kumquat pode durar até duas semanas na geladeira.
  3. Congelamento: O kumquat também pode ir congelado. Lave bem a fruta e seque-a. Em seguida, coloque-a em um saco plástico ou recipiente adequado para congelamento e coloque-o no congelador. O kumquat congelado pode durar até 6 meses.
  4. Conservas: O kumquat pode ficar conservado em açúcar ou em vinagre. Para conservar em açúcar, ferva kumquat com açúcar e água até que o açúcar se dissolva. Depois, deixe esfriar e coloque em um pote esterilizado. Para conservar em vinagre, ferva kumquat com vinagre e água até que o vinagre se dissolva. Depois, deixe esfriar e coloque em um pote esterilizado.

Além disso, lembre-se de escolher kumquats que estejam firmes e pesados para o tamanho. Evite aqueles que estiverem moles, com manchas ou mofados.

Aviso de segurança

Ademais, antes de usar kumquats como alimento, você deve ler a lista de contra indicações. Como outras frutas cítricas, os kumquats são alergênicos. Portanto, pessoas propensas à intolerância individual não devem experimentar o produto. Nesse caso, os benefícios da fruta são questionáveis. Não sendo recomendado nos seguintes casos:

  • doença renal;
  • diabetes;
  • doenças crônicas do sistema digestivo (úlcera, gastrite).

Contudo, nos estágios iniciais do diabetes mellitus, o consumo da fruta esta permitido em uma quantidade limitada. 

8 comentários em “Benefícios do kumquat e propriedades para a saúde

  1. Boas,
    Encantado por estas arvores e sua frura kumquat, plantei 200 arvores , neste momento elas estão repletas de frutos maravilhosos, no entanto, com não consigo consumir a fruta pela sua quantidade de cerca d 10 kg cada arvore, não sei a quem vender, no entanto, tenho vinda a oferecr as pessoas que conheço para não se estragarem.
    Agradeço por favor se conhecerem alguem ou empresa que as queiram comprar, paço fatura.
    Cumprimentos.
    Mário Aleixo Sousa.

  2. Boas,
    Encantado por estas arvores e sua frura kumquat, plantei 200 arvores , neste momento elas estão repletas de frutos maravilhosos, no entanto, com não consigo consumir a fruta pela sua quantidade de cerca d 10 kg cada arvore, não sei a quem vender, no entanto, tenho vinda a oferecr as pessoas que conheço para não se estragarem.
    Agradeço por favor se conhecerem alguem ou empresa que as queiram comprar, paço fatura.
    Cumprimentos.
    Mário Aleixo Sousa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.