O cheiro e o sabor intensos do alho, tão apreciados na cozinha, devem-se à sua riqueza em substâncias sulfurosas que o tornam quase um medicamento. O alho é uma planta rica em minerais e vitaminas, tem um sabor intenso e é amplamente utilizado como condimento na culinária típica do Mediterrâneo.
Contudo, desde a antiguidade, sabe-se que as propriedades do alho para a nossa saúde formam uma longa lista. A seguir, revisamos as principais propriedades e benefícios do alho.
Conheça mais o alho
O alho pertence à família de Alliaceae, no gênero Allium; e cientificamente conhecido como Allium sativum. Acredita-se que seja originário da montanhosa região da Ásia Central, de onde se espalhou por todas as regiões temperadas e subtropicais do mundo.
Desde tempos imemoriais, ele é usado para fins culinários e também tem sido reconhecido em quase todas as culturas por suas propriedades medicinais. Ele vem de uma planta herbácea, cultivada por sua raiz subterrânea ou bulbo, contém substâncias fito-nutrientes importantes para a saúde que provaram benefícios contra artéria coronária, doenças, infecções e cânceres.
Allium sativum é uma erva perene e é cultivada por métodos semelhantes aos usados durante o crescimento das cebolas. A planta fica totalmente crescida e atinge cerca de 50 a 60 cm de altura e tem raiz bulbosa e subterrânea, contendo cerca de 8-20 pedaços conhecidos como dentes. Toda cabeça de alho é envolto com várias camadas de revestimentos.
5 ótimos benefícios do alho para a nossa saúde
Se você nunca usou alho em sua dieta até agora, aqui estão algumas razões convincentes pelas quais você vai querer incorporá-lo em todas as suas receitas. Tome nota.
1. Ajuda a reduzir o colesterol
Primeiramente, o alho contém compostos de enxofre que, acredita-se, reduzem a produção de colesterol, triglicerídeos e ácidos graxos pelo organismo. Isso melhora os níveis desses lipídios no sangue.
2. Propriedades anticâncer
Além disso, as pesquisas sobre as propriedades do alho sugerem que a ingestão do princípio contendo enxofre alliin reduz o risco de desenvolvimento de cânceres como o de cólon, reto ou estômago.
Essa propriedade também é atribuída à quercetina, um flavonoide. Os mecanismos anticarcinogênicos propostos para essa substância são diversos, embora hoje sejam necessários estudos com amostras maiores para chegar a conclusões sobre a ingestão de flavonoides e seus efeitos. Também são necessários estudos para determinar como as dietas ricas em flavonoides podem influenciar a prevenção do câncer.
3. Melhora a circulação sanguínea
Outro ingrediente ativo, o ajoene, parece ajudar a melhorar a densidade do sangue e pode evitar a formação de trombos, que são coágulos sanguíneos que podem se formar dentro dos vasos sanguíneos, como uma artéria ou veia. Juntamente com a alliin, que parece aumentar o calibre desses vasos, ele reduz a pressão arterial e promove a circulação, o que pode ser interessante para aqueles que sofrem de pressão alta.
4. Proteção contra bactérias e fungos
Outra das propriedades serve para a pele e se deve ao seu teor de ajoeno, que parece ser eficaz contra vários tipos de patógenos, como bactérias e fungos. Em particular, ele é eficaz contra os fungos que causam o pé de atleta e a micose.
5. Antioxidante
Além dessas propriedades, o alho contém propriedades antioxidantes. Isso ocorre porque esse vegetal tem o composto S-alil-cisteína e alicina. O alho cru contém antioxidantes naturais que também ajudam na prevenção de doenças degenerativas.
Processamento do alho
Embora você encontre ele em mercados e lojas de produtos naturais, não há remédio ou medicamento com alho mais eficaz e completo do que os próprios dentes frescos consumidos regularmente.
Dicas de consumo
Se você aquecer um dente de alho inteiro, perderá grande parte de suas propriedades.
A melhor maneira de consumir é cru. Se quiser cozinhá-lo, esmague-o bem meia hora antes, pois isso permitirá que as substâncias benéficas se formem e resistam ao calor. Incluir de 1 a 4 dentes de alho por dia em sua dieta permite que você se beneficie de suas propriedades, tanto para prevenir quanto para aliviar certos problemas de saúde.
Para suavizar o sabor e evitar que ele arda, corte os dentes pela metade e remova o germe verde com uma faca, ou escalde-os por um minuto ou deixe-os de molho, descascados, por algumas horas.
Ademais, outra opção é não usar o alho diretamente, mas usar o óleo aromatizado ou esfregar um dente na saladeira. Contudo, para descascá-los facilmente, esmague-os com o polegar ou com a lâmina de uma faca. Para tirar o cheiro das mãos, lave-as em água corrente fria, sem esfregar.
Tipos de alho
O alho é um ingrediente tão pequeno quanto popular, e é um elemento básico da culinária mediterrânea. Há diversas variedades:
- Branco: com sabor forte, sendo consumido seco. Deve-se procurar cabeças firmes e pesadas, com casca seca e sem brotos.
- Roxo: casca roxa; amadurecem mais cedo e geralmente são maiores, mas como são mais macios, são conservados por menos tempo.
- Alho bebê ou brotos de alho: são colhidos antes do desenvolvimento do bulbo, na primavera; são macios, adequados para saladas, frituras, ovos mexidos e omeletes.