Semente de alcaravia, a tradição da cozinha européia que arrasa na saúde

Semente de alcaravia é uma especiaria dominante na cozinha tradicional européia.

Ela é um membro da família da salsinha bastante aromática, como endro, anis , funcho e cominho.

Semente de Alcaravia

Benefícios para a saúde da semente de alcaravia

A semente de alcaravia é usada na preparação de remédios e medicamentos tradicionais, além de ter seus valores nutricionais. Ou seja, ela traz muitos benefícios à saúde com seus nutrientes, minerais, vitaminas e antioxidantes.

  • Fonte de fibras

As sementes de alcaravia são uma rica fonte de fibra alimentar.

Apenas 100 g da semente fornecem 100% da ingestão diária recomendada de fibras.

As fibras alimentares solúveis e insolúveis aumentam o volume dos alimentos e ajudam a prevenir a constipação, acelerando o seu movimento através do intestino.

  • Anti cancerígeno

A fibra alimentar da semente de alcaravia se liga às toxinas presentes na comida e ajuda a proteger a mucosa do cólon de cânceres.

Além disso, as fibras alimentares ligam-se aos sais biliares e diminuem a sua reabsorção no cólon, ajudando assim a reduzir os níveis séricos de colesterol LDL.

  • Antioxidante

Alcaravia contém óleos essenciais contendo compostos voláteis como o carvona, o limoneno, o carveol, o pineno, o aldeído cumunínico, o furfural e a tujona.

Estes princípios ativos nas sementes de cominho reconhecidamente possuem propriedades antioxidantes, digestivas, carminativas e anti-flatulentas.

Outros antioxidantes flavonóides presentes são luteína, caroteno, criptoxantina e zeaxantina.

Estes compostos removem os radicais livres nocivos do corpo e, assim, protegem contra o câncer, infecção, envelhecimento e doenças neurológicas degenerativas.

  • Fonte de minerais

Tempero de alcaravia é uma excelente fonte de minerais como ferro, cobre, cálcio, potássio, manganês, selênio, zinco e magnésio.

O Cobre é necessário para a produção de glóbulos vermelhos.

O Ferro necessário para a formação de glóbulos vermelhos.

O zinco é um co-fator em muitas enzimas que regulam o crescimento e desenvolvimento, digestão e síntese de ácidos nucléicos.

O potássio é um componente importante dos fluidos corporais e corporais que ajuda a regular a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Manganês, por sua vez, é usado pelo organismo como co-fator para a poderosa enzima antioxidante, a superóxido dismutase.

  • Fonte de vitaminas

As sementes de alcaravia são o depósito de muitas vitaminas vitais.

Vitamina A, vitamina E, vitamina C, bem como muitas vitaminas do complexo B, como a tiamina, piridoxina, riboflavina e niacina.

Usos medicinais

  • Água com alcaravia pode ser utilizada no tratamento de flatulência e indigestão em medicamentos tradicionais, especialmente utilizados para aliviar cólicas infantis.
  • A semente também usada em produtos farmacêuticos como agente aromatizante em preparações para bochechar e gargarejo.
  • Extração de alcaravia é usada como um rubefacient (para aliviar as feridas do músculo), limpar o frio, como um remédio para bronquite e síndrome do intestino irritável em muitos medicamentos tradicionais.

Tabela Nutricional

Semente de alcaravia 
Princípio Valor nutricional Porcentagem de RDA
Energia 333 kcal 17%
Carboidratos 49,90 g 38%
Proteína 19,77 g 35%
Gordura total 14,59 g 48%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 38 g 100%
Vitaminas
Folatos 10 µg 2,5%
Niacina 3,606 mg 23%
Piridoxina 0,360 mg 28%
Riboflavina 0,379 mg 29%
Tiamina 0,383 mg 32%
Vitamina A 363 UI 12%
Vitamina C 21 mg 35%
Vitamina E 2,5 mg 17%
Eletrólitos
Sódio 17 mg 1%
Potássio 1351 mg 29%
Minerais
Cálcio 689 mg 69%
Cobre 0,910 mg 101%
Ferro 16,23 mg 203%
Magnésio 258 mg 64,5%
Manganês 1,300 mg 56,5%
Fósforo 568 mg 81%
Zinco 5,5 mg 50%
Fito-nutrientes
Caroteno-ß 189 µg
Cripto-xantina-ß 58 µg
Luteína-zeaxantina 205 µg

Seleção e armazenamento

As sementes de alcaravia podem ser encontradas durante o ano todo em mercados, seja na forma de sementes ou em pó moído.

Sempre prefira sementes inteiras em vez de seu pó, pois elas podem conter pós condimentados adulterados.

Armazene em local fresco, seco e escuro dentro de recipientes selados. Assim, poderá utilizar por muitos meses.

Deixe para moer apenas de forma manual sempre que for utiliza-lo.

A alcaravia moída e em pó deve ser armazenada na geladeira em recipientes herméticos e deve ser utilizada o mais cedo possível, pois ela perde o sabor rapidamente.

Culinária com a semente de alcaravia

As sementes de alcaravia apresentam um aroma quente, doce e ligeiramente apimentado quando espremidas entre os dedos.

Elas estão comumente presentes na culinária européia e mediterrânea.

Alguns exemplos de utilização:

  • Utilizadas como um tempero salgado, como uma base condimento e aromatizante.
  • Ele apresenta em pratos salgados, incluindo sopas de repolho, chucrute e saladas.
  • Alcaravia dá um aroma agradável ao pão, bolos, biscoitos e queijo.
  • Além disso, juntamente com outros itens picantes, eles estão sendo usados ​​para temperar salsichas e outros preparados de carne.

Cuidados no uso

Alcaravia, assim como outros temperos semelhantes, deve ser usada em pequenas quantidades. Demasiadas especiarias na comida podem causar irritação gastrointestinal e úlceras estomacais.

Fontes:

  1. USDA Agricultural research service. (em inglês).
  2. Gernot-Katzer’s spice pages. (em inglês).

 

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