Anis, saborosa semente que cura gripe e dor de estômago

21 de outubro de 2018 7 minutos de leitura
semente de anis

Primeiramente, a semente de anis é o ingrediente para um ótimo chá. Somente alguns goles da semente misturada com água quente são suficientes para curar dor de estômago ou aliviar os sintomas da gripe, como frio e tosse. Tradicionalmente, o anis é usado como infusão ou como realçador de sabor e aroma em sobremesas. 

Por um lado, há o anis verde, nativo do leste do Mediterrâneo, que é rico em carboidratos, além de proteínas, vitaminas, minerais e fibras. Em particular, ele fornece vitaminas A, C e do grupo B, que beneficiam nossos olhos, garantem a retenção de ferro e permitem que o corpo utilize a energia dos alimentos que ingerimos.

Conheça mais o anis

Você já viu como é a flor da planta do anis? Seu formato de estrela é muito marcante. De fato, vem daí o nome de uma das variedades mais conhecidas; aquela considerada “o anis bom e de qualidade” pelos especialistas em ervas.

O anis é usado desde a Grécia Antiga e teve origem na Europa Oriental, especificamente no Oriente Médio, Egito, Grécia e Turquia, embora seu cultivo tenha se espalhado posteriormente para diferentes regiões do mundo, como Espanha, Alemanha, Chile, México, China e Índia, sendo a Espanha o país onde, de acordo com especialistas, é produzida a melhor variedade de anis estrelado do mundo.

Um dos aspectos mais curiosos do anis é a maneira como ele é colhido, pois, embora estejamos acostumados a ver a flor da planta de anis, ou matalahuga, já seca, a verdade é que suas flores são de uma bela cor branca, mas quando são colhidas no verão, são deixadas para secar em um local sombreado e, uma vez que o processo de secagem é concluído, então, a planta de anis está pronta para liberar seus frutos (na verdade, a planta é batida suavemente para que eles caiam naturalmente), que são usados para fazer infusões, licores ou como complemento de alimentos doces e salgados, bem como em certos suplementos alimentares ou para cuidados com a pele e higiene bucal, principalmente.

Mas você sabia que existem diferentes variedades de anis no mundo e que ele tem muito mais benefícios do que aqueles associados à saúde digestiva? Falaremos sobre tudo isso no post de hoje.

Benefícios da semente de Anis para a saúde

Essa é, sem dúvida, sua principal propriedade, que se deve ao seu óleo essencial rico em anetol. Ele tem propriedades carminativas, antiespasmódicas, sedativas e estomacais.

Antioxidante

Essa especiaria exótica guarda alguns dos compostos químicos antioxidantes que previnem doenças e melhoram a saúde. O tempero também contém boas quantidades de vitaminas antioxidantes, como vitamina C e vitamina A.

Fonte de vitaminas

As sementes de anis são uma excelente fonte de vitaminas essenciais do complexo B, como piridoxina, niacina, riboflavina e tiamina. A piridoxina (vitamina B-6) ajuda a aumentar os níveis neuroquímicos do GABA no cérebro.

Compostos medicinais

Você pode usar o óleo de semente de anis, obtido da extração das sementes, para produção de medicamentos tradicionais para funções estomacal, antisséptico, antiespasmódico, carminativo, digestivo, expectorante, estimulante e tônico.

O óleo volátil essencial primário que dá o sabor doce e aromático característico à semente de anis é o anetol. Outros compostos importantes encontrados nesses grãos incluem estragol, p-anisaldeído, álcool anis, acetofenona, pineno e limoneno.

Anis para a saúde respiratória

Graças às suas propriedades expectorantes, a ingestão de infusões de anis o ajudará com:

  • Resfriados: como produz uma agradável sensação de bem-estar, além de ajudar a abrir os brônquios e reduzir as dores de cabeça, a sensação de alívio é praticamente imediata, além de deixar um sabor agradável na boca.
  • Asma: graças às suas propriedades antitussígenas e expectorantes, além de ajudar as pessoas com asma a reduzir a tosse quando os brônquios estão fechados, também ajuda a aliviar a constipação brônquica. Nesse caso, recomenda-se a ingestão de 2 a 3 xícaras por dia.

Tabela nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes: 

Princípio Valor Nutricional Recomendação diária
Energia 337 Kcal 17%
Carboidratos 50.02 g 38%
Proteína 17.60 g 31%
Gordura total 79% 15.90 g
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 14.6 g 38%
Vitaminas Valor Nutricional Recomendação diária 
Folatos 10 μg 2.5%
Niacina 3.060 mg 19%
Ácido pantotênico 0.797 mg 16%
Piridoxina 0.650 mg 50%
Riboflavina 0.290 mg 22%
Tiamina 0.340 mg 28%
Vitamina A 311 IU 10.5%
Vitamina C 21 mg 35%
Eletrólitos Valor Nutricional Recomendação diária 
Sódio 16 mg 1%
Potássio 1441 mg 31%
Minerais Valor Nutricional Recomendação diária 
Cálcio 646 mg 65%
Cobre 0.910 mg 101%
Ferro 36.96 mg 462%
Magnésio 170 mg 42.5%
Manganês 2.300 mg 100%
Fósforo 440 mg 63%
Selênio 5.0 mg 9%
Zinco 5.30 mg 48%

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Processamento do anis

No Japão, introduzida pelos budistas, muitas dessas árvores fazem parte dos templos budistas japoneses. Atualmente, ela também é cultivada no sudeste dos Estados Unidos e em outras áreas quentes e úmidas como o Brasil, confira como ocorre seu processamento.

Seleção e armazenamento da semente de anis

A semente seca e o pó de anis moído podem ser encontrados em mercearias durante todo o ano. Escolha sementes de anis de lojas de ervas orgânicas para pureza e autenticidade. Procure comprar em pequenas quantidades para que durem no máximo uns 4 meses. Afinal, com o tempo os óleos essenciais evaporam e as sementes perdem o sabor.

As sementes frescas apresentam uma coloração esverdeada voltada para um castanho acinzentado. Além de exalar um aroma rico quando esfregadas entre os dedos. Aquelas que estão mais quebradas, com as pontas envelhecidas potencialmente têm qualidade inferior.

Para preservar o sabor e as qualidades nutricionais do anis, guarde as sementes frescas ou mesmo o pó em potes herméticos. Procure usar o quanto antes para garantir o aroma e sabor.

Usos culinários

A semente de anis, seu óleo e suas folhas jovens frescas estão amplamente presente na culinária. O sabor doce e aromático das sementes reforçam o paladar de qualquer preparo. Por isso, as sementes de anis estão presentes em grande variedade de pratos, sejam doces ou salgados.

Para manter o sabor e o aroma dos óleos essenciais, evitando sua evaporação, tanto as sementes quanto o formato em pó devem ser os últimos itens adicionados às receitas. Alguns exemplos de utilização da anis: Base aromatizante para sopas, molhos, pães, bolos, biscoitos e confeitaria.

Além disso, seu uso é bastante popular em bebidas como prenod, pastis franceses, ojen espanhol, anisette etc. Usadas também como base aromatizante para a preparação de chá de ervas.

Está presente na preparação de pratos doces em muitos países asiáticos. Uma variação da semente de anis, o anis estrelado, é um dos temperos mais importantes da culinária chinesa. Ele é o sabor dominante do pó chinês de cinco especiarias, juntamente com cravo, canela, pimenta Hua Siao e sementes de erva doce moída.

Aviso e segurança

Embora a infusão seja muito segura (se não for confundida com Illicium religiosum), o óleo essencial de anis estrelado não deve ser administrado durante a gravidez ou a amamentação, a crianças com menos de seis anos de idade ou a pacientes com gastrite, úlceras gastroduodenais, síndrome do intestino irritável, colite ulcerativa, doença de Crohn, doença hepática, epilepsia, doença de Parkinson ou outras doenças neurológicas.

Além disso, é contra indicado para pessoas sensíveis ao anis, anetol ou outros óleos essenciais.

Fontes:

  1. USDA National Nutrient Database. (em inglês);
  2. Gernot-Katzer’s spice pages. (em inglês).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.