Semente de alcaravia: conheça todos os benefícios para a saúde

21 de outubro de 2018 6 minutos de leitura
Semente de Alcaravia

A alcaravia ou carum carvi tem vários usos culinários como condimento, às vezes como substituto do cominho. Mas seus frutos e sementes também são usados na aromaterapia e para vários fins medicinais: contra cólicas e gases, halitose ou fungos na pele.

Na medicina tradicional, entretanto, é usado como carminativo, ou seja, uma substância ou medicamento que impede a formação de gases e favorece sua expulsão do trato digestivo. Destacamos algumas das outras propriedades e benefícios desse remédio natural.

Conheça mais a semente de alcaravia

Antes de mais nada, a alcaravia (Carum carvi) pertence à família das umbelíferas, como o anis, a erva-doce e o cominho. De fato, ele também é conhecido como cominho persa ou erva-doce meridiana. Como esses, é usado como condimento em ensopados e doces. Cresce selvagem em prados úmidos e pastagens em áreas montanhosas em quase toda a Europa. É uma planta bienal, pouco folhosa, com pequenas umbelas de flores brancas.

Além de seus usos culinários, os pequenos frutos da alcaravia são usados para fins medicinais, ele pode ser encontrado em várias formas: a planta seca para infusão, a planta em pó, os extratos fluido e seco, a tintura e o óleo essencial em um frasco. Semente de alcaravia é uma especiaria dominante na cozinha tradicional europeia. Ela é um membro da família da salsinha bastante aromática, como endro, anis , funcho e cominho.

Benefícios para a saúde da semente de alcaravia

A semente de alcaravia é usada na preparação de remédios e medicamentos tradicionais, além de ter seus valores nutricionais. Ou seja, ela traz muitos benefícios à saúde com seus nutrientes, minerais, vitaminas e antioxidantes, confira.

Anti cancerígeno

A fibra alimentar da semente de alcaravia se liga às toxinas presentes na comida e ajuda a proteger a mucosa do cólon de cânceres. Além disso, as fibras alimentares ligam-se aos sais biliares e diminuem a sua reabsorção no cólon, ajudando assim a reduzir os níveis séricos de colesterol LDL.

Antioxidante

A Alcaravia contém óleos essenciais contendo compostos voláteis como o carvona, e limoneno, o carveol, o pineno, o aldeído cumunínico, o furfural e a tujona. Estes princípios ativos nas sementes de cominho reconhecidamente possuem propriedades antioxidantes, digestivas, carminativas e antiflatulentas.

Outros antioxidantes flavonóides presentes são luteína, caroteno, criptoxantina e zeaxantina. Estes compostos removem os radicais livres nocivos do corpo e, assim, protegem contra o câncer, infecção, envelhecimento e doenças neurológicas degenerativas.

Fonte de minerais

Tempero de alcaravia é uma excelente fonte de minerais como ferro, cobre, cálcio, potássio, manganês, selênio, zinco e magnésio. O cobre é necessário para a produção de glóbulos vermelhos.

O ferro é necessário para a formação de glóbulos vermelhos. O zinco é um co-fator em muitas enzimas que regulam o crescimento e desenvolvimento, digestão e síntese de ácidos nucléicos.

O potássio é um componente importante que ajuda a regular a frequência cardíaca e a pressão arterial. O manganês, por sua vez, é usado pelo organismo como co-fator para a poderosa enzima antioxidante, a superóxido dismutase.

Fonte de vitaminas

As sementes de alcaravia são o depósito de muitas vitaminas vitais. Vitamina A, vitamina E, vitamina C, bem como muitas vitaminas do complexo B, como a tiamina, piridoxina, riboflavina e niacina.

Tabela Nutricional

Princípio Valor nutricional Porcentagem de RDA
Energia 333 kcal 17%
Carboidratos 49,90 g 38%
Proteína 19,77 g 35%
Gordura total 14,59 g 48%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 38 g 100%
Vitaminas Valor nutricional Porcentagem de RDA
Folatos 10 µg 2,5%
Niacina 3,606 mg 23%
Piridoxina 0,360 mg 28%
Riboflavina 0,379 mg 29%
Tiamina 0,383 mg 32%
Vitamina A 363 UI 12%
Vitamina C 21 mg 35%
Vitamina E 2,5 mg 17%
Eletrólitos Valor nutricional Porcentagem de RDA
Sódio 17 mg 1%
Potássio 1351 mg 29%
Minerais Valor nutricional Porcentagem de RDA
Cálcio 689 mg 69%
Cobre 0,910 mg 101%
Ferro 16,23 mg 203%
Magnésio 258 mg 64,5%
Manganês 1,300 mg 56,5%
Fósforo 568 mg 81%
Zinco 5,5 mg 50%
Fito-nutrientes Valor nutricional Porcentagem de RDA
Caroteno-ß 189 µg
Cripto-xantina-ß 58 µg
Luteína-zeaxantina 205 µg

Processamento da semente de alcaravia

Embora menos conhecida do que outras especiarias, a alcaravia é notável por seus usos culinários. Use essas sementes em pães, adicionadas a muffins, biscoitos e bolos. Devido ao seu sabor amargo, que pode ser pungente, elas também são um ingrediente em doces à base de frutas, como bolos, geléias e cremes.

Quanto aos alimentos salgados, elas podem ser encontradas em pães (como o pão de centeio), sopas, ensopados e molhos, além disso, também é usado como condimento na preparação de vegetais assados, em conserva e fermentados. Confira como ocorre seu processamento para selecionar as sementes de melhor qualidade.

Seleção e armazenamento

As sementes de alcaravia podem ser encontradas durante o ano todo em mercados, seja na forma de sementes ou em pó moído. Sempre prefira sementes inteiras em vez de seu pó, pois elas podem conter pós condimentados adulterados.

Armazene em local fresco, seco e escuro dentro de recipientes selados. Assim, poderá utilizar por muitos meses. Deixe para moer apenas de forma manual sempre que for utilizá-lo. A alcaravia moída e em pó deve ser armazenada na geladeira em recipientes herméticos e deve ser utilizada o mais rápido possível, pois ela perde o sabor rapidamente.

Culinária com a semente de alcaravia

As sementes de alcaravia apresentam um aroma quente, doce e ligeiramente apimentado quando espremidas entre os dedos. Elas estão comumente presentes na culinária européia e mediterrânea. Portanto, veja a seguir exemplos de utilização:

Utilizadas como um tempero salgado, como uma base condimentada e aromatizante. Ele se apresenta em pratos salgados, incluindo sopas de repolho, chucrute e saladas. Alcaravia dá um aroma agradável ao pão, bolos, biscoitos e queijo. Além disso, juntamente com outros itens picantes, eles estão sendo usados ​​para temperar salsichas e outros preparados de carne.

Aviso de segurança

A alcaravia é uma planta que pode ser encontrada em diversas formas: frutas, sementes, cápsulas, óleos essenciais e extratos, embora nenhuma dosagem exata tenha sido estabelecida, há evidências científicas de que fórmulas de óleo diluído a 2% são seguras para a pele.

Da mesma forma, a pesquisa sugere que 1/2 a 1 colher de chá de alcaravia dividida em 3 doses diárias pode ser segura e proporcionar os benefícios acima.

Por outro lado, pessoas saudáveis podem ingerir ou usar a alcaravia tipicamente sem efeitos colaterais. No entanto, não há pesquisas suficientes para comprovar sua segurança, portanto, evite em caso de crianças, mulheres grávidas e lactantes.

Também evite se você for uma pessoa com disfunção hepática, pois pesquisas anteriores mostraram que essa planta pode impedir o esvaziamento da vesícula biliar. Em todo caso, a recomendação é consultar um médico antes do uso.

Fontes:

  1. USDA Agricultural research service. (em inglês).
  2. Gernot-Katzer’s spice pages. (em inglês).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.