Alimentos benéficos para o cérebro – cérebro saudável

5 de novembro de 2013 6 minutos de leitura
Alimentos benéficos para o Cérebro

Alguns alimentos são benéficos para o cérebro e a memória e previnem o declínio cognitivo e os distúrbios neurodegenerativos, que estão ligados ao envelhecimento do cérebro. Os neurônios podem e devem ser estimulados de diferentes formas ao longo da vida, e os alimentos são uma boa maneira de fazer isso.

Esses alimentos favoráveis ao cérebro e à memória não devem faltar em suas refeições diárias. 

Conheça mais os alimentos saudáveis

Alimentos benéficos para o cérebro têm sido mostrados ótimos para a saúde, como:

  • melhorar a função cerebral;
  • protegem contra o declínio cognitivo associado à idade;
  • incentivam o foco e a clareza.

Todos nós já tivemos aqueles dias em que simplesmente não conseguimos nos concentrar. E enquanto não há nenhuma pílula mágica para nos trazer de volta à altura de nossos poderes cognitivos, existem algumas importantes relações entre os nutrientes e a saúde dos alimentos benéficos para o cérebro que vale a pena explorar. 

Se a sua dieta é desequilibrada por algum motivo, você pode querer considerar um complexo multivitamínico e mineral e um suplemento de ácido graxo ômega 3 para ajudar a compensar alguns dos fundamentos.

Se você está pensando em tomar um suplemento é melhor discutir este assunto com um médico ou profissional de saúde qualificado. Comer bem é bom para a sua saúde mental, bem como para a sua saúde física. O cérebro necessita de nutrientes assim como seu coração, pulmões e músculos fazem.

Obter uma dieta com alimentos que podem nutrir nosso cérebro é a melhor forma de evitar doenças. Existem algumas importantes relações entre os nutrientes e a saúde dos alimentos benéficos para o cérebro que vale a pena explorar. Veja quais são os alimentos benéficos para o cérebro.

11 alimentos benéficos para o cérebro!

Com base em seus estudos, a psiquiatra mencionou uma lista de alimentos que são essenciais para nutrir o cérebro:

Sardinha

 

Os ácidos graxos ômega-3, cuja função é revestir os neurônios, são essenciais para a boa saúde do cérebro, pois promovem a plasticidade sináptica e melhoram as funções cognitivas do cérebro, ou seja, sua funcionalidade. 

Elas são encontradas em vários alimentos, desde o azeite de oliva até o abacate e as nozes, além de peixes oleosos. Se recomenda priorizar o consumo de pedaços menores, como a sardinha, para evitar a saturação de metais pesados de peixes como o atum ou o salmão.

De acordo com uma pesquisa abrangente realizada por cientistas da Universidade de Illinois, quanto mais altos forem os níveis de ômega 3 no sangue, maior será a conexão neuronal e a atividade cerebral. 

Em termos de inteligência e testes cognitivos entre os participantes do estudo, os resultados melhoraram quando o sangue continha mais ácidos graxos ômega 3 e 6, bem como riboflavina, folato, vitamina B12, vitamina D, licopeno e carotenóides..

Tomates

Há evidências que sugerem que o licopeno é um poderoso antioxidante encontrado em tomates. O licopeno pode ajudar a proteger contra o tipo de danos provocados pelos radicais livres nas células. Ou seja, podem evitar o desenvolvimento de demência, em particular a doença de Alzheimer.

Groselha

A groselha é um dos alimentos benéficos para o cérebro  que  ajuda a aumentar a agilidade mental. Uma das melhores fontes de vitamina C.

Abóbora

Apenas um punhado de sementes de abóbora por dia é tudo que você precisa para obter a sua quantidade diária recomendada de zinco, vital para a melhoria da memória e habilidades de pensamento.

Brócolis

Brócolis é uma grande fonte de vitamina K, que é conhecida por melhorar a função cognitiva e melhorar a capacidade cerebral.

Sálvia

Sálvia tem tido por muito tempo uma reputação para melhorar a memória e embora a maioria dos estudos focam sábio como um óleo essencial, que poderia valer a pena acrescentar sálvia fresca para a sua dieta também.

Nozes

Uma boa ingestão de vitamina E pode ajudar a prevenir o declínio cognitivo, particularmente em idosos. Nozes são uma grande fonte de vitamina E, juntamente com vegetais de folhas verdes, aspargos, azeitonas, sementes, ovos, arroz e cereais integrais marrom.

Cereais integrais

Como tudo em seu corpo, o cérebro não pode funcionar sem energia. A capacidade de concentrar e focalizar vem do adequado, o fornecimento de energia constante – sob a forma de glicose no sangue ao cérebro.

Conseguir isso escolhendo cereais integrais com baixo IG, que liberam glicose lentamente na corrente sanguínea, mantendo-o mentalmente alerta durante todo o dia. Opte por cereais ‘marrom’, pães e massas de celeiro marrom.

Abacate

Os ácidos graxos monoinsaturados presentes em alimentos como o abacate ou o azeite de oliva extravirgem, além de ajudarem a melhorar a pressão arterial, também melhoram a função cognitiva e a deterioração cognitiva. 

Portanto, é aconselhável banir a velha crença de que a melhor dieta é aquela que restringe o consumo de gordura, pois os estudos científicos mais recentes concordam que o corpo precisa de gorduras de boa qualidade, como as presentes nesses alimentos, para funcionar adequadamente.

Por outro lado, o excesso de gorduras saturadas e trans, que são encontradas principalmente em alimentos ultraprocessados, pode causar estragos no cérebro a curto, médio e longo prazo. 

Uma pesquisa realizada por cientistas da University of South Australia concluiu que há uma ligação entre o consumo de uma dieta rica em gordura por 30 semanas e uma piora das habilidades cognitivas, o que também está ligado a um risco maior de ansiedade e depressão.

A importância de determinados nutrientes

Ademais, tudo o que você come pode influenciar a estrutura e a saúde do seu cérebro. Em outras palavras, uma dieta rica em alimentos favoráveis ao cérebro não apenas estimulará seu cérebro, mas também impulsiona suas funções cognitivas, a curto, médio e longo prazo.

Para melhorar sua capacidade cognitiva, faça uma dieta rica em nutrientes como ácidos graxos e ômega 3 (que constroem e reparam as células cerebrais) e antioxidantes (que reduzem o estresse celular e a inflamação, as principais causas do envelhecimento e de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer).

A memória e a concentração podem ser aprimoradas, assim como outras tarefas mentais. Os alimentos que você escolhe podem ajudar na saúde do seu cérebro. Os alimentos que são bons para o cérebro e para a memória devem ser ricos em:

  • Antioxidantes, como flavonoides e vitamina E.
  • Vitamina B.
  • Gorduras saudáveis.
  • Ácidos graxos e ômegas.

Veja no vídeo mais sobre os alimentos benéficos para o cérebro!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.