10 motivos para comer tomates

Todo mundo sabe dos motivos para comer tomates, certo?

Mas, você sabe especificamente por que os tomates são um alimento saudável?

Tomates têm vitamina C, mas isso não é tudo!

Pensando nisso, separamos aqui 10 motivos que fazem o tomate uma excelente escolha saudável.

tomates-10-beneficios-saude

 

10 motivos para comer tomates todos os dias

Rico em vitaminas e minerais

O tomate cru, vermelho e maduro é uma boa fonte de vitaminas A, B6, C, K, potássio e ácido fólico.

Tomates são pobres em gordura saturada, sódio e calorias colesterol.

Eles fornecem niacina, tiamina, fósforo, magnésio e cobre, os quais são necessários para a saúde.

Fonte de fibras

Uma porção de tomate dá-lhe dois gramas de fibras, que é de 8% da quantidade diária recomendada.

Esse é um dos bons motivos para comer tomates.

Relativamente alto teor de água faz com que os tomates um alimento de enchimento.

Em geral, comer muitas frutas e legumes, incluindo tomates, oferece proteção contra o colesterol elevado, pressão alta, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

1 tomate embala um poderoso soco de nutrição.

Ajuda a manter a pele saudável

ß-caroteno, também encontrado na cenoura, ajuda a proteger a pele contra os danos do sol.

O licopeno no tomate também torna a pele menos sensível a danos provocados pela luz UV, que é uma das principais causas de rugas e linhas finas.

Constrói ossos fortes

O cálcio ea vitamina K no tomate são ambos muito bons para reparar e fortalecer os ossos.

Falta de licopeno na dieta de uma mulher na menopausa tem sido associada à osteoporose.

O licopeno tem demonstrado melhorar a massa óssea, é por isso que comer tomate é uma ótima maneira de combater a osteoporose.

Combate o câncer

Licopeno pode reduzir o risco de vários cancros, incluindo a boca, garganta, esófago, da faringe, do colo do útero, do estômago, do cólon, retal, da próstata e cancro do ovário.

Antioxidantes-vitaminas A e C encontrado no tomate combater os radicais livres que podem danificar as células e causar vários tipos de câncer.

Equilibra o açúcar no sangue

Os tomates são uma excelente fonte de cromo, que ajuda a regular o açúcar no sangue. Isso não é um motivos para comer tomates?

Melhora a visão

A vitamina A que o tomate é completa com pode melhorar a sua visão e ajudar a prevenir a cegueira noturna.

Estudo recente mostra que o tomate consumir pode ajudar a reduzir o risco de degeneração macular, uma doença ocular grave e irreversível.

O cabelo fica mais bonito

A vitamina A, desde que em tomates, trabalha para fazer seu cabelo brilhante e forte.

Na verdade, o tomate não pode ajudar muito com a queda de cabelo, mas vai fazer seu cabelo parecer muito melhor.

Previne pedras nos rins e cálculos biliares

Numerosos estudos sugerem que os rins e vesícula pedras são menos propensos a se formar em pessoas que comem tomates sem sementes.

Reduz a dor crônica

Se você é uma das pessoas que lidam com a dor ligeira a moderada crônica, como artrite e dor nas costas, o tomate pode ser um analgésico.

Os tomates são ricos em carotenoides e bioflavonoides, que são conhecidos como agentes anti-inflamatórios.

A dor crônica, muitas vezes é causada pela inflamação crônica, de modo a combater a inflamação é uma maneira inteligente de combater a dor crônica.

Ajuda a perder peso

Se você estiver em uma dieta saudável e um plano de treino, consuma tomates em suas refeições diárias.

Esse é um dos melhores motivos para comer tomates!

Eles fazem um grande lanche e pode ser usado para até caçarolas em massa, sanduíches, saladas e outras refeições.

Porque o tomate contêm grande quantidade de fibras e água, eles são os vigilantes do peso, alimento pratico de ser preparado sem a adição de uma grande quantidade de gordura ou calorias.

Tabela nutricional do tomate

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Tomate (Lycopersicon esculentum).
Valor nutricional por 100 g
Princípio Valor nutricional Recomendação diária
Energia 18 Kcal 1%
Carboidratos 3.9 g 3%
Proteínas 0.9 g 1,6%
Gorduras totais 0.2 g 0,7%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 1.2 g 3%
Vitaminas
Folatos 15 mcg 4%
Niacina 0.594 mg 4%
Piridoxina 0.080 mg 6%
Tiamina 0.037 mg 3%
Vitamina A 833 IU 28%
Vitamina C 13 mg 21.5%
Vitamina E 0.54 mg 4%
Vitamina K 7.9 µg 6.5%
Electrolitos
Sódio 5 mg >1%
Potássio 237 mg 5%
Minerais
Cálcio 10 mg 1%
Ferro 0.3 mg 4%
Magnésio 11 mg 3%
Manganês 0.15 mg 6.5%
Fósforo 24 mg 3%
Zinco 0.17 mg 1,5%
Fitonutrientes
β-caroteno 449 µg
α-caroteno 101 µg
Luteína-zeaxantina 123 µg
Licopeno 2573 µg

Dados retirados do USDA National Nutrient

Fontes

  1. Nutrition and You (em inglês).
    USDA National Nutrient Database (em inglês).
Cogumelo porcini é saboroso, tem baixa caloria e gordura e muito mais
Anis estrelado, saboroso elemento da medicina chinesa. Descubra o porquê
Sementes de cominho são mais que um condimento, descubra o porquê
Semente de alcaravia, a tradição da cozinha européia que arrasa na saúde
Água com limão: confira 15 motivos para beber de manhã
Couve manteiga: nutritiva, fácil de preparar e ainda te ajuda a emagrecer.

2 Comentários

Deixe um comentário.