Os incríveis benefícios de comer pistache todos os dias

31 de agosto de 2014 6 minutos de leitura

Comer pistache todos os dias é um hábito que algumas pessoas têm. Elas acreditam que, ao incorporar regularmente esse alimento, em quantidades moderadas, em sua dieta, podem tornar sua alimentação mais completa e saudável.

É uma das nozes mais viciantes, mas é um vício que só traz benefícios, pois é um alimento com alta concentração de nutrientes.

Conheça mais o pistache

O pistache é uma árvore originária da Ásia Ocidental e Central, que se estende desde a Síria até o Turcomenistão e o Afeganistão. Acredita-se que o pistache teve sua descoberta há mais de 5.000 anos, com registros que datam da era pré-cristã. Na antiga Pérsia, o pistache era considerado um símbolo de bem-estar e saúde, e era comum ser oferecido como presente entre a realeza.

Ademais, vai para Europa durante a expansão do Império Romano, e desde então tem sido um alimento muito valorizado em todo o mundo. Hoje em dia, as principais regiões produtoras de pistache são o Irã, os Estados Unidos, a Turquia, a Síria, a Grécia e a Itália.

Além de ser uma fonte de alimento, o pistache tem sido utilizado em várias áreas, como a medicina tradicional, a perfumaria e a indústria cosmética. O óleo de pistache é considerado benéfico para a pele e cabelo, e acredita-se que tenha propriedades anti inflamatórias e antioxidantes. A casca do pistache também tem sido utilizada na produção de corantes naturais, que são utilizados na indústria têxtil e de alimentos.

Apresentamos 8 principais benefícios do pistache para a saúde:

Embora seja verdade que nem todo mundo precisa comer pistache todos os dias para se manter saudável, há pessoas que podem se beneficiar muito com seu consumo, como pessoas com problemas ósseos, pessoas abaixo do peso e pacientes com doenças cardiovasculares. Confira os benefícios dessa noz.

Fonte de proteínas

O pistache é uma semente deliciosa e reconhecida por suas propriedades nutricionais saudáveis. Junto com as nozes, amêndoas e castanha de caju, o pistache forma uma importante fonte de proteínas. Bastante consumido em regiões secas e áridas pela população do sul da Ásia Central e Ocidental.

Fonte de energia

Antes de tudo, o pistache é uma rica fonte de energia; 100 g de nozes fornece 557 calorias. Além disso, ele é rico em ácidos gordos mono-insaturados, como ácido oleico é uma excelente fonte de antioxidantes. O consumo regular na dieta ajuda a diminuir o colesterol LDL e aumenta níveis de colesterol bom HDL no sangue.

Os estudos sugerem que a dieta mediterrânica, que é rica em fibra dietética, ácidos graxos mono-insaturados e antioxidantes ajudam a prevenir a doença arterial coronariana e acidentes vasculares cerebrais, favorecendo o perfil lipídico no sangue saudável.

Antioxidante

Ele é uma fonte rica de muitas substâncias fitoquímicas que podem contribuir para sua atividade antioxidante global. Ele inclui carotenos, vitamina E e compostos antioxidantes polifenólicos. Estudos afirmam que esses compostos ajudam a remover os radicais livres de oxigênio tóxicos a partir do corpo, e assim, o proteger de doenças, cancros, bem como infecções.

Fonte de Vitaminas

O pistache é uma excelente fonte de vitamina E, especialmente ricos em gama tocoferol, contém cerca de 23 g  por 100 g. Vitamina E é um poderoso antioxidante solúvel lípido, fundamental para a manutenção da integridade da membrana celular das membranas mucosas e da pele. Eles oferecem proteção contra os radicais livres de oxigênio nocivos.

Complexo B

A semente é uma fonte rica no grupo de vitamina do complexo B, como a riboflavina, niacina, tiamina, ácido pantotênico, folatos, vitamina B6.

Fonte de minerais

Pistache é uma fonte de sais minerais como o cobre, o manganês, potássio, cálcio, ferro, magnésio, zinco, e selénio. 100 g da semente fornecem 144% dos níveis diários recomendados de cobre. O cobre é um mineral essencial que é requerido em neurotransmissão, o metabolismo, bem como de células vermelhas do sangue (RBC) síntese.

Óleo essencial

O óleo extraído do pistache é um dos óleos alimentares mais saudáveis. Possui agradável aroma de semente e tem excelentes propriedades emolientes. O óleo de pistache ajuda a manter a pele bem protegida do ressecamento. Além disso, vem sendo usado na culinária e também empregado como “transportador ou óleo de base” na medicina tradicional em massoterapia, aromaterapia, na indústria farmacêutica e na indústria de cosméticos.

Rico em nutrientes

Apenas uma mão cheia de pistache por dia fornece níveis recomendados suficientes de antioxidantes fenólicos, sais minerais, vitaminas e proteínas.

Processamento do pistache

A variedade Kerman, um pistache grande e aromático, é a preferida pela maioria dos agricultores e consumidores. Ela é originária do Irã e é a mais cultivada nos Estados Unidos. No Oriente Médio, é um ingrediente básico na panificação. Nos países ocidentais, além de servir como aperitivo ou lanche, vem sendo muito usado em sorvetes, aos quais confere uma alegre cor verde.

Na emergente e criativa culinária mediterrânea, há inúmeras receitas: primeiros pratos com atraentes molhos pesto de pistache, como espaguete ou timbales de arroz, quinoa e cuscuz. Delicioso em cremes vegetais, contudo, nas sobremesas que o pistache se sobressai.

Você pode usar em biscoitos para chá, biscoitos caramelizados, sorvetes, iogurtes, sobremesas de soja, cremes de milho, compotas, bolos, pães de ló, crepes e flans. Entretanto, é aconselhável escolher pistaches em seu estado natural, crus, sem sal e não torrados.

Aviso de segurança

Ademais, as alergias a nozes podem desencadear reações desagradáveis. As pessoas alérgicas devem evitar o consumo de pistache para evitar reações potencialmente graves. Além disso, devido à sua densidade calórica, consuma com moderação, especialmente se você estiver controlando a ingestão de calorias.

Contudo, também há um risco potencial de exposição à aflatoxina, uma substância produzida por fungos, que pode estar presente no pistache e em outras nozes que não tenham sido armazenadas adequadamente. A aflatoxina pode trazer maleficios em quantidades elevadas.

Confira no vídeo como fazer um ovo de páscoa de Pistache!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.