Noz-pecã é consumida pelos americanos há séculos e é reconhecida pelo seu sabor e força nutricional.
Originária de uma árvore de grande porte nos Estados Unidos, as pecas são hoje cultivadas em muitas partes do mundo.
A pecã não é uma noz seca, ao contrário, ela tem um aspecto gorduroso.
As nozes pecans cruas são submetidas à desidratação, processo essencial para remover a umidade e melhorar a sua qualidade de conservação.
Benefícios da noz-pecã para a saúde
-
Energia para o corpo
As nozes pecans são uma fonte rica de energia: 690 KCal a cada 100 g.
Além disso, elas contêm nutrientes, minerais, antioxidantes e vitaminas essenciais para a saúde e o bem-estar do corpo.
-
Antioxidante
As pecãs são ricas em ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico e uma excelente fonte de antioxidantes fenólicos.
As nozes são uma fonte rica de muitas substâncias fitoquímicas que podem contribuir para a sua actividade antioxidante global.
Isso inclui ácido ellagico antioxidante polifenólico, vitamina E, beta-caroteno, luteína e zeaxantina.
Estudos de pesquisa têm sugerido que esses compostos ajudam o corpo a remover os radicais livres de oxigênio e, portanto, protegem o corpo de doenças, cânceres e infecções.
-
Melhora o sangue
A adição regular de nozes de pecã na dieta ajuda a diminuir o total , bem como LDL ou “colesterol ruim” e aumenta os níveis de HDL ou “colesterol bom” no sangue.
Estudos de pesquisa sugerem que a dieta mediterrânea, que é rica em fibras dietéticas, ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes.
Por isso, ajuda a prevenir a doença arterial coronariana e derrames cardíacos, favorecendo o perfil lipídico do sangue saudável.
-
Ajuda a prevenir contra o câncer
As propriedades anti-proliferativas do ácido ellagico são devido à sua capacidade de inibir a ligação ao DNA de certos agentes cancerígenos.
Por exemplo: inibe a ligação de nitrosaminas e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. Isso traz protecção ao corpo humano contra os cancros.
-
Fonte de vitaminas
As panquecas são excelentes fontes de vitamina E , especialmente ricas em gamma-tocoferol; fornecer cerca de 25 g por 100 g.
A vitamina E é um poderoso antioxidante solúvel em lipídios, necessário para manter a integridade da membrana celular das membranas mucosas e da pele, protegendo-a de radicais prejudiciais ao oxigênio.
As nozes pecãs são fontes muito ricas de vários grupos importantes de complexos B de vitaminas, como riboflavina, niacina, tiamina, ácido pantotênico, vitamina B-6 e folatos. Juntos, essas vitaminas funcionam como co-fatores para o metabolismo enzimático dentro do corpo humano.
-
Fonte de ferro e minerais
A noz-pecã também é uma rica fonte de minerais como manganês, potássio, cálcio, ferro, magnésio, zinco e selênio.
Adicione um punhado de noz de pecan na dieta para manter seu corpo nutrido com bons níveis de minerais, vitaminas e proteínas.
Dicas de consumo
Você encontra noz-pecã nas mercearias e mercados durante todo o ano.
É sempre recomendado que compre a noz inteira e integral, sem processamento, para garantir os níveis nutricionais da noz-pecã.
A noz-pecã inteira é geralmente cortada em aberto nas unidades de processamento usando máquinas com molas (existem versões da máquina para fins domésticos).
As nozes fritas sem manchas podem ser colocadas em um local fresco e seco durante muitos meses.
Já as sementes sem casca devem ser colocadas dentro de um recipiente hermético e mantidas na geladeira para evitar que elas fiquem rancidas.
Exemplos de preparo
- A noz-pecã crua, como outras nozes, pode ser comida sozinha, salgada ou adoçada.
- Essa noz tem consistência mantecosa, mesmo que agradavelmente gostosa.
- Esse alto teor de gordura a faz ser uma adição maravilhosa nas preparações de receitas como caramelo de pecan, torta e muffins.
- Os grãos freqüentemente ropavam sobre sobremesas, particularmente sundaes e sorvetes.
- A noz-pecã é amplamente empregada na confeitaria, como adição a biscoitos, doces e bolos.
- As nozes também são usadas para fazer manteiga de pecan, que é espalhada sobre pão, torradas etc.
Atenção, alérgicos
A alergia à pecã é uma resposta de hipersensibilidade de tipo 1 (Ig-E mediada) em algumas pessoas a substâncias alimentares preparadas com estas nozes.
Em geral, a reação alérgica pode ser mais comum em indivíduos com antecedentes de exposição prévia ao pólen da árvore e, assim, desenvolveram anticorpos.
Fontes
- USDA National Nutrient Database (em inglês).
- Stanford School of Medicine Cancer information Page-Nutrition to Reduce Cancer Risk (em inglês).
- Agri Life Extension-Texas fruit and nut production (em inglês).