Nozes de macadâmia: propriedades, benefícios e como consumi-las

30 de janeiro de 2018 6 minutos de leitura
macadamia

É rica em vitaminas do complexo B. 100g fornecem 100% dos níveis diários recomendados de tiamina, 21% de piridoxina, 15% de niacina e ácido pantotênico, 12% de riboflavina e 3% de ácido fólico. Ademais, há também pequenas quantidades de vitaminas C e E. É uma maravilha!

Contudo, a noz macadâmia é uma das nozes mais exclusivas, deliciosas e nutritivas, pois é rica em gorduras monoinsaturadas. Originária da Austrália, compilamos seus benefícios e algumas considerações sobre seu consumo.

Conheça mais a noz macadâmia

A macadâmia é um tipo de noz doce e bastante saborosa é uma das lindas nuts comestíveis com importantes nutrientes que beneficiam a saúde. Ela é nativa das florestas tropicais ricas em minerais como o nordeste da Austrália, Ilhas Havaianas, Américas do Norte, Brasil e África do Sul.

A macadâmia atinge cerca de 15 metros de altura. Em geral, atinge maturidade e começa a produzir frutos ao redor do sétimo ano de plantação. Cada fruta possui cerca de 2cm de diâmetro. Tem uma casca envolvente em torno do único grão. No interior, uma semente comestível branca apresenta uma superfície suave e manteiga e gosto doce.

Benefícios da macadâmia para a saúde

Primeiramente, graças a essa interessante composição de nutrientes, seu consumo tem efeitos positivos sobre o sistema cardiovascular, a digestão, a flora intestinal e até mesmo sobre a pele (com aplicações cosméticas). Veja a seguir alguns dos benefícios de incluir as nozes de macadâmia em sua dieta.

Melhora a saúde cardiovascular

Um estudo publicado no Journal of Nutrition avaliou o efeito da ingestão de nozes de macadâmia em homens e mulheres com hipercolesterolemia leve. O estudo durou 5 semanas, período durante o qual ambos os grupos apresentaram uma redução no perfil lipídico (colesterol total e LDL). Como é sabido, ambos são fatores de risco para complicações cardíacas.

Além disso, outro estudo publicado na Lipids descobriu que, em apenas 4 semanas de ingestão regular, as nozes de macadâmia podem modular os fatores de risco da doença arterial coronariana. De modo geral, a literatura recente sugere que a ingestão de nozes está associada a uma redução significativa de várias complicações cardíacas.

Prevenção e controle da síndrome metabólica

Sob esse nome estão agrupadas várias condições que aumentam o risco de doenças mais graves, como diabetes, derrame e doenças cardíacas. Essa síndrome inclui pressão alta, glicemia alta, colesterol HDL baixo, triglicerídeos altos e excesso de gordura abdominal.

Dados de um estudo de 2014 mostram que cerca de 20 a 25% da população adulta mundial sofre com essa síndrome. Por esse motivo, ela se tornou uma grande preocupação de saúde pública em muitos países.

Evidências científicas mostram que os ácidos graxos monoinsaturados presentes nas nozes (e especialmente nas nozes de macadâmia) podem reduzir o risco de síndrome metabólica e melhorá-la se já estiver presente.

As nozes de macadâmia têm atividade antioxidante

Devido à presença de tocoferóis, tocotrienóis e esqualeno em sua composição, um estudo publicado na revista Antioxidants confere propriedades antioxidantes que promovem a saúde à casca das nozes de macadâmia. No organismo, seu papel é neutralizar os radicais livres e eliminar as espécies reativas de oxigênio, componentes que, em excesso, podem ter efeitos nocivos sobre as células.

Além disso, um estudo publicado em 2015 sugere que sua atividade antioxidante pode desempenhar um papel importante na prevenção do câncer, da atividade inflamatória e de doenças cardiovasculares.

Promove um sistema digestivo saudável

Graças ao seu teor de fibras e gorduras, as nozes de macadâmia são um alimento que pode ajudar a melhorar o trânsito intestinal e prevenir a constipação.

Ela não beneficia apenas o processo digestivo, mas também a saúde intestinal em geral. Sua fibra solúvel e seus polifenóis têm efeitos prebióticos positivos sobre a microbiota.

Um estudo publicado na Current Developments in Nutrition em 2020 descobriu que a ingestão regular de nozes de macadâmia pode melhorar a consistência das fezes. Assim, seu consumo resulta na melhora dos movimentos intestinais, o que pode proporcionar alívio para aqueles que sofrem de problemas na eliminação de resíduos.

Elas podem ajudá-lo a controlar seu peso

Embora sejam um alimento altamente calórico, as nozes de macadâmia não promovem ganho de peso quando introduzidas como parte de uma dieta saudável e outros hábitos positivos.

Isso é parcialmente explicado pela presença de fibras e proteínas. Esses dois nutrientes aumentam a saciedade e ajudam a reduzir a sensação de fome. Um estudo publicado na Mediators of Inflammation sugeriu que o óleo de macadâmia pode atenuar a inflamação e a hipertrofia dos adipócitos.

Os adipócitos são as células responsáveis pelo armazenamento de gordura nos tecidos. Nesse contexto, eles podem ajudar a mediar os processos inflamatórios que geralmente acompanham a obesidade. É importante que você controle a ingestão, pois, como vimos, 100 gramas fornecem mais de 700 calorias.

Processamento da noz de macadâmia

Antes de tudo, a recomendação mais nutritiva e saudável é consumir esses tipos de alimentos, quero dizer, nozes, cruas, mas as nozes de macadâmia podem ser consumidas cruas, assadas ou salgadas. Está em dúvida sobre como processar essa noz? Confira nossas dicas de uso.

Dicas de consumo

É possível encontrar macadâmia no mercado durante todo o ano. O ideal é comprar a noz fresca, em vez de processada. Elas estão disponíveis em embalagens seladas a vácuo, bem como em recipientes de granel.

Procure as unidades que apresentam um tamanho saudável, compacto e uniforme e que se sentem pesados. Elas devem estar sem rachaduras, cortes, mofo e manchas e livres de ranço.

Armazene nozes macadâmias em local fresco e seco, onde permanecem frescas por vários meses. Os grãos descascados, no entanto, devem ser colocados dentro de um recipiente hermético e mantidos na geladeira para evitar que eles fiquem rançosos.

Aviso de segurança

A alergia à macadâmia é uma ocorrência bastante rara e não tão comum como outras alergias de nozes como caju e pistache, mas, pode causar reações de hipersensibilidade em pessoas sensíveis a substâncias alimentares preparadas com elas.

Contudo, o tipo e a gravidade dos sintomas podem variar de sintomas gastrointestinais como vômitos, diarréia, dor abdominal; e sintomas do trato respiratório como inchaço dos lábios, dor na garganta, dificuldade respiratória e congestão no peito.

Fontes

  1. USDA National Nutrient Database (em inglês).
  2. Stanford School of Medicine Cancer information Page- Nutrition to Reduce Cancer Risk (em inglês).
  3. USDA PDF (em inglês).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.