O caju, conhecido por sua castanha, é um excelente aliado para a nossa saúde, pois contém uma grande quantidade de antioxidantes, gorduras boas para o coração e alguns minerais como selênio, magnésio, ferro e zinco, que não só melhoram a saúde dos cabelos e das unhas como também previnem a anemia.
Conheça mais o caju
O fruto é composto de duas partes: o pseudofruto e a noz. O primeiro é o resultado do desenvolvimento do pedúnculo, em uma estrutura carnuda característica dessa planta. Possui alta concentração de taninos e, portanto, tem um sabor adstringente e ao mesmo tempo ácido, razão pela qual não é muito bem aceito pelo consumidor.
O verdadeiro fruto é a castanha, localizada na parte externa do pseudofruto e adjacente a ele. O verdadeiro fruto do cajueiro se assemelha a uma pequena luva de boxe, um reservatório de casca dupla com uma resina semelhante a um favo de mel que envolve a parte comestível: a semente, um caroço em forma de rim com cerca de 3 a 5 centímetros de tamanho, duro e de cor cinza seco.
Ela é muito procurada em todo o mundo por suas propriedades nutricionais, sendo também usada em confeitos e altamente recomendada na dieta. Suas sementes torradas são altamente nutritivas e, de acordo com muitos, têm propriedades afrodisíacas.
O maior produtor mundial tem sido o Brasil, seu local de origem, embora a Índia agora pareça ter ultrapassado o país em termos de volume de exportação.
Quando maduros, o fruto e o pseudofruto macio caem juntos. Em plantações comerciais, é mais prático separar os frutos e deixar a outra parte no chão para consumo posterior por gado ou porcos. Entretanto, quando os custos de mão de obra são muito baixos, os pseudofrutos são coletados e levados para os mercados ou centros de processamento.
6 Benefícios do Fruto de Caju para Saúde!
Os benefícios do caju provêm de seu alto teor de nutrientes, alguns dos quais são:
Previne o envelhecimento precoce
Por ser rico em antioxidantes, já que contém vitamina E, que evita os danos causados pelos radicais livres às nossas células.
Previne doenças cardíacas
O caju contém gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, que aumentam o colesterol bom e reduzem o colesterol ruim.
É rica em fibras, que retardam a absorção de açúcares, evitando picos de açúcar no sangue e reduzindo a secreção de insulina, o que a torna uma excelente opção para diabéticos.
Melhora a memória
O caju contém uma boa quantidade de selênio, que atua como antioxidante e evita os danos causados pelos radicais livres às células cerebrais. Além disso, ele também pode ajudar a prevenir doenças neuronais, como o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson.
Previne e melhora a depressão
Por ser rico em zinco, pode compensar a deficiência desse mineral que tem sido associada a essa condição.
Fortalece nosso sistema imunológico
Pois contém zinco e vitaminas E e A. Reduz a pressão arterial, as dores de cabeça, a enxaqueca, a fadiga muscular e as dores no corpo, devido à sua boa fonte de magnésio. Previne a osteoporose e o desgaste dos ossos, pois contém cálcio e fósforo, que aumentam a densidade óssea. Previne e trata a anemia, pois é rico em ferro e ácido fólico.
Mantém a saúde da pele, dos cabelos e das unhas
contém cobre, selênio, zinco e vitamina E, nutrientes essenciais para proteger a pele, promover o crescimento e o endurecimento das unhas e melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo.
Processamento do caju
Em conclusão, deve-se consumir o caju em pequenas porções, aproximadamente 30 g por dia, e de preferência sem sal para não aumentar os níveis de sódio.
Você pode incluir essa castanha em lanches junto com outros alimentos, como tigelas e granolas. Além disso, ela pode ser adicionada a saladas e receitas como bolos, pães e biscoitos.
Além disso, você pode moer o caju ou comprá-lo como farinha para usar em receitas. Ele também pode ser transformado em manteiga, que é uma delícia!