Semente de feno-grego, cuida de nosso sistema digestivo

4 de novembro de 2018 6 minutos de leitura
Semente de feno-grego

Botanicamente,  a semente de feno-grego é uma leguminosa pertencente à família Fabaceae,do gênero Trigolla, de nome cientifico Trigonella foeno-graeco.

A semente de feno-grego é uma dicotiledônea pequena e amarga. Quando ligeiramente torrada evidencia aroma marcante e pungência. Mas, mais que um condimento, tradicionalmente utilizada para o tratamento de problemas digestivos e para aumentar a produção de leite materno.

Conheça mais a semente de feno-grego

Antes de mais nada, o feno-grego é nativo das planícies sub-himalaias do subcontinente indiano, e hoje é amplamente cultivado em toda a região sudeste e mediterrânea da Europa, Oriente Médio e nordeste da África.

Alcança até aproximadamente 60 centímetros de altura, coloração verde clara e flores brancas. Possui vagens longas e finas, de coloração ocre (amarelo/marrom), contendo cerca de 10 a 20 sementes amarelas-douradas.

Essas sementes de feno-grego são pequenas, duras e se assemelham a pedras multifacetadas. As sementes cruas possuem aroma de xarope de bordo e sabor amargo. Entretanto seu sabor torna-se aceitável quando torradas em fogo baixo.

Benefícios da semente de feno-grego para a saúde

As sementes de feno-grego, usadas na culinária oriental, são conhecidas por suas propriedades terapêuticas como tônico digestivo e como auxiliar no tratamento de diabetes, colesterol, cólicas menstruais e impurezas da pele, conheça os principais benefícios da semente.

Ajuda a cuidar de nosso sistema digestivo

As sementes de feno-grego, usadas para restaurar o apetite e regular a digestão, possui compostos, a trigonelina, tem vários usos, incluindo a estimulação do apetite em dietas destinadas a ganhar peso (por exemplo, em casos de anorexia) devido a seus efeitos anorexígenos. 

Ela também promove o funcionamento adequado do sistema digestivo graças ao seu conteúdo de mucilagem (que ajuda a manter o revestimento do estômago em boas condições) e é, de fato, um remédio eficaz para o tratamento de gastrite e cólica, tem um efeito laxante leve na constipação e suas propriedades anti-inflamatórias podem ser usadas para tratar doenças como dispepsia ou distensão abdominal.

Tem efeitos anti-inflamatórios e antiespasmódicos

Os efeitos anti-inflamatórios mencionados acima, que se devem ao conteúdo de fitoesteróis, diosgina, fitoestrogênios e alcalóides do feno-grego, podem trazer benefícios que vão além do sistema digestivo. 

Além do efeito antiespasmódico do feno-grego, ele pode aliviar várias doenças que podem estar relacionadas à menstruação. Da mesma forma, o feno-grego ficou conhecido na medicina tradicional para aliviar a dor e a inflamação nas articulações e nos músculos.

Benéfico para o sistema endócrino

O feno-grego também é usado por seus benefícios para o sistema endócrino e, em particular, para a produção de insulina, ajudando a regular os níveis de glicose no sangue. A razão para isso está em sua composição e, em particular, em seu conteúdo de 4-hidroxiisoleucina, um aminoácido. A trigonelina também atua aqui para evitar desequilíbrios nos níveis de açúcar no sangue. Diz-se também que ela é benéfica como hepatoprotetor e em dietas para perda de peso.

Ajuda a melhorar a pele

Utilize as sementes, a farinha e até mesmo as infusões de feno-grego externamente para combater condições como acne, eczema, furúnculos e abscessos, e mais, também para tratar alguns sintomas relacionados à conjuntivite. 

Seu uso tópico para tratar problemas de pele na medicina tradicional é comum, sendo geralmente misturado com algum líquido para obter uma pasta que pode ser aplicada diretamente na pele e enxaguada com água após alguns minutos.

Tabela nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Princípio Valor nutricional Porcentagem de RDA
Energia 323 kcal 16%
Carboidratos 58,35 g 45%
Proteína 23 g 41%
Gordura total 6,41 g 21%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 24,6 g 65%
Vitaminas Valor nutricional Porcentagem de RDA
Folatos 57 µg 14%
Niacina 1,640 mg 7%
Piridoxina 0,600 mg 46%
Riboflavina 0,366 mg 28%
Tiamina 0,322 mg 27%
Vitamina A 60 UI 2%
Vitamina C 3 mg 5%
Eletrólitos Valor nutricional Porcentagem de RDA
Sódio 67 mg 4,5%
Potássio 770 mg 16%
Minerais Valor nutricional Porcentagem de RDA
Cálcio 176 mg 18%
Cobre 1,110 mg 123%
Ferro 33,53 mg 419%
Magnésio 191 mg 48%
Manganês 1,228 mg 53%
Fósforo 296 mg 42%
Selênio 6,3 µg 11%
Zinco 2,50 mg 23%

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Processamento da semente de feno-grego

O feno-grego é um tipo de planta com flores que pertence à família Fabaceae. É nativa do sudeste da Ásia e do Mediterrâneo, embora possa se desenvolver no norte da África. Veja como funciona o seu processamento.

Seleção e armazenamento

Encontre elas facilmente em lojas de produtos naturais. Além disso, estão disponíveis diferentes apresentações: sementes integrais, em pó, ou pastas embaladas a vácuo.

Selecione apenas as sementes de qualidade. As sementes apresentam coloração amarelo-dourada e liberam um delicado sabor de xarope de bordo. Evite sementes estocadas há muito tempo, já que podem estar infectadas por fungo e não apresentarem seu sabor característico.

Armazene as sementes de feno-grego em recipientes herméticos de vidro e guarde em locais frescos e escuros por até vários meses. O pó e a pasta devem, entretanto, serem mantidos em embalagens a vácuos e armazenados dentro da geladeira.

Uso culinário

Use, tradicionalmente, as sementes de feno-grego em uma ampla variedade de receitas, especialmente como ingrediente em misturas de especiarias.

As suas sementes são na forma de broto, pó, molho ou pasta são usadas em uma variedade de preparações culinárias de muitas regiões do Oriente Médio, Índia, regiões mediterrâneas e centro da Ásia.

Consuma em pequena quantidade devido ao seu forte aroma e sabor amargo. Para suavizar o seu sabor amargo, aqueça as sementes desidratadas em fogo baixo.

Aviso de segurança

No entanto, não consuma o feno-grego sem consultar um médico, pois pode causar muitos efeitos colaterais adversos. Por exemplo, quando tomado por via oral, pode causar diarreia e flatulência e, em grandes doses, pode causar hipoglicemia. Também pode causar reações alérgicas.

Se estiver tomando outros medicamentos, é importante consultar um especialista para verificar se não há interferência com eles, pois o feno-grego pode reduzir a absorção de outros medicamentos. O feno-grego esta é contra indicado para uso durante a gravidez e a amamentação ou em crianças.

Fontes

  1. USDA National Nutrient Database.  (em inglês).
  2. Gernot Katzer’s Spice page. (em inglês).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.