Radicchio: descubra esse analgésico e antioxidante da dieta medieval.

radicchio

Radicchio é um vegetal de folhas vermelhas e vermelhas de crescimento rápido. Ele parece um repolho-rocho e, na verdade, é uma das variedades de chicória.

Essa folha é utilizada em saladas na região do Veneto, Itália, há séculos.

As folhas suculentas e saborosas do radicchio são ricas em lactucopicrina (intibina), a zeaxantina, a vitamina K e várias outras vitaminas, minerais e antioxidantes.

radicchio

Benefícios do radicchio para saúde

Radicchio, como outra classe de chicória, tem poucas calorias: 100 g de folhas frescas carregam apenas 23 calorias.

Efeito analgésico

O princípio amargo na radicchio é a lactucopicrina (intibina) , uma lactona de sesquiterpeno. A lactulose é um potente agente antipalúdico e tem um efeito sedativo e analgésico (analgésico).

Antioxidante

Suas folhas são uma excelente fonte de antioxidantes de flavonóides fenólicos, como zeaxantina e luteína: 100 gramas de folhas fornecem 8832 μg desses pigmentos.

A zeaxantina é uma categoria xantófila de carotenóide flavonóide (pigmento amarelo) que se concentra principalmente na parte central da retina em humanos.

Juntamente com a luteína, ajuda a proteger os olhos da doença macular relacionada à idade(ARMD), ao filtrar os raios ultravioletas prejudiciais.

 

Complexo B

As folhas frescas mantêm quantidades moderadas de grupos essenciais de complexos B de vitaminas, como ácido fólico , ácido pantotênico (vitamina B5), piridoxina (vitamina B6) e tiamina (vitamina B1), niacina (B3).

Essas vitaminas são essenciais no sentido de que o corpo humano as exige de fontes externas para reabastecer e requerer o metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos.

 

Vitamina K

O radicchio fresco é uma das excelentes fontes de vitamina K. 100 g fornece cerca de 255,2 μg ou 212% dos valores diários recomendados.

A vitamina K tem um papel potencial na saúde óssea promovendo a atividade osteoblástica (formação e fortalecimento ósseo).

Além disso, níveis suficientes de vitamina K na dieta ajudam a limitar o dano neuronal no cérebro. Assim, tem um papel estabelecido no tratamento de pacientes com doença de Alzheimer.

 

Minerais

Além disso, é também uma fonte modesta de minerais como manganês, cobre , ferro, zinco e potássio.

O manganês é usado como cofator para a enzima antioxidante, superóxido dismutase.

O potássio é um eletrólito intracelular importante que ajuda a combater os efeitos da hipertensão do sódio.

Dicas de consumo

Ao comprar no mercado, selecione as cores frescas, compactas, brilhantes, com cores vermelhas e vinhetas com nervuras intermediárias proeminentes.

Procure rapidamente rachaduras, manchas ou hematomas mecânicos nas folhas. 

Em casa, armazene em uma geladeira a uma temperatura abaixo de 8 ° C com uma umidade relativa de cerca de 90% durante até 2-3 semanas.

Para preparar, corte suas folhas externas como você faz no repolho. Lave a cabeça com água corrente fresca. Corte-o em quartos, cunhas e use na cozinha.

Exemplos de preparo

  • Radicchio é um vegetal de salada de temporada de inverno favorito no sul da Europa. As folhas cruas são comidas na Itália em saladas. Nos EUA, no entanto, as folhas levemente cozidas são preferidas.
  • Seus pedaços são grelhados suavemente com óleo de azeite adicionado, corações de alcachofra e feijões em uma deliciosa salada de radicchio.
  • Risotto Radicchio e macarrão são receitas populares de inverno na região do norte da Itália.

Cuidados no consumo

Embora pertença aos vegetais familiares de chicória, a radicchio não tem conteúdo de cafeína nas folhas e, portanto, pode ser segura para consumo.

Fontes

  1. Stanford School of Medicine Cancer information Page- Nutrition to Reduce Cancer Risk (em inglês).
  2. USDA National Nutrient database (em inglês).
  3. Watch your garden grow-University of Agriculture Extension.
Ainda sem comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.