Rica em fibras e com alto potencial emagrecedor, a linhaça foi descoberta como grande aliada das dietas para perda de peso.
Constantemente comparada à chia, a linhaça é uma semente de altos poderes para a saúde e bem estar, entrando nos cardápios humanos para ampliar nossa qualidade de vida e promover o controle de peso.
Entre um grande volume de nutrientes ideais para incrementar sua saúde, a linhaça é uma alternativa econômica para tratar com eficiência de seu organismo.
Sendo incluída aos poucos em sua alimentação, a linhaça é muito forte, e deve ser adaptada com cuidado na dieta para promover apenas benefícios.
Suas sementes, em pequenas quantidades, promovem melhorias em nosso cardápio e turbinam as refeições do dia.
Saiba mais sobre o potencial da sementinha e entenda como ela pode mudar sua vida.
O que é a linhaça?
A linhaça é a semente do linho, muito aproveitada na culinária ocidental para compor todos os tipos de pratos.
Dela, é extraído o famoso óleo de linhaça, rico em ômega 3, ômega 6 e ômega 9.
Consumida com casca e em forma de semente, o elemento conta em seu valor nutritivo com fibras, ácidos graxos e inúmeras proteínas.
A mesma é considerada como um alimento funcional a partir de seu alto valor nutritivo.
Sendo mais versátil, a semente foge apenas da gastronomia.
Ela também pode ser aproveitada na indústria cosmética e farmacêutica, na formação de remédios de manipulação, trabalhada sobre o formato de óleo.
Seu consumo é amplamente utilizado na América do Norte e na Europa, balanceando dietas e trabalhando suas propriedades nutricionais básicas para nutrir o organismo.
Tipos de linhaça.
A semente pode ser dourada ou marrom, sendo a primeira importada, mas ambas são iguais no ponto de vista nutricional. Suas formas de consumo são variadas, ampliando seu estilo de ingestão.
O alimento pode ser consumido como farinha de linhaça (adicionada a sucos, saladas e iogurtes), grão (triturada ou inteira, para ser adicionada em receitas variadas), óleo (como tempero para preparações prontas ou saladas) e suplemento (em cápsulas, por indicação médica).
Forma correta de utilizar a linhaça!
Sem exageros, a linhaça deve ser adicionada aos poucos em sua rotina alimentar, pois em excesso, pode causar amolecimento das fezes, problemas no funcionamento celular e produção excessiva de gases.
É contraindicada para crianças com menos de seis meses, por ter uma digestão complicada. Aos adultos, deve ser consumida inicialmente em uma colher de sopa, três vezes na semana, e depois de um tempo, podem ser administradas duas colheres por dia.
12 benefícios da linhaça para saúde!
1. Efeitos anticancerígenos e antioxidantes.
São diversos os benefícios da linhaça. Entre os principais, podemos citar suas propriedades preventivas, que agem sobre efeitos anticancerígenos e antioxidantes, sendo um ótimo renovador celular.
2. Reduz o excesso de sódio!
Elas removem o excesso de sódio dos rins, diminuindo a retenção de líquidos e agindo no alívio de sintomas do período pré-menstrual. Ela faz bem ao coração, reduzindo os níveis do colesterol ruim (LDL).
3. Diabetes!
Também ajuda no controle de diabetes, inflamações e problemas no funcionamento intestinal, protegendo o organismo contra diversos distúrbios.
4. Doença cardíaca!
Os ácidos graxos ômega 3 de colesterol no sangue elevado e triglicerídeos.
Linhaça também diminuem a probabilidade de formação de coágulos nas artérias que podem levar a acidente vascular cerebral, ataque cardíaco, embolia pulmonar, impede que a doença vascular periférica ocorra.
A linhaça também pode reduzir a pressão arterial elevada.
5. Prevenção do Câncer
De acordo com a pesquisa, ácidos graxos ômega 3 pode matar células cancerosas humanas em uma mesma cultura de tecidos.
6. Artrite
Ácidos graxos ômega 3 têm demonstrado ser úteis no tratamento e prevenção da artrite.
7. Tratamento da Asma
Óleo de linhaça pode aliviar a asma visivelmente, diminuindo a inflamação e melhorando a função pulmonar.
8. TPM!
Ácidos graxos ômega 3 pode aliviar ou mesmo eliminar os sintomas da TPM.
9. Alergias!
Ácidos graxos ômega 3 ajuda a diminuir a crise alérgica.
10. Benefícios para pele!
Óleo de linhaça é conhecido por sua capacidade de melhorar a textura e qualidade da pele, e também irá aliviar as condições da pele que são causadas pela falta de ácidos graxos ômega 3 na dieta.
11. Vitalidade!
A utilização de óleo de linhaça pode resultar em aumento da vitalidade e mais energia. Vigor é melhorada.
12. Evita o o estresse!
Ácidos graxos ômega 3 evitar excesso bioquímicos tóxicos que o organismo produz sob estresse.