As propriedades da linhaça ou linho são digestivas, demulcentes, antiinflamatórias, laxantes, hipoglicêmicas, entre outras. Os benefícios da linhaça são: melhora a digestão, dá brilho aos cabelos, alivia acne e furúnculos e reduz o colesterol ruim.
A linhaça é uma das fontes vegetais mais abundantes de ómega 3, a classe de nutrientes mais citada em estudos científicos pelo seu papel na manutenção da saúde.
Conheça mais a linhaça
É uma planta herbácea de 1 metro de altura, com caules delgados com folhas delgadas, presas ao caule sem pecíolo e de forma lanceolada. As sementes vem sendo geralmente designadas por sementes de linho e a planta por linho, embora ambos os termos estarem corretos.
Das sementes extrai-se o óleo, que é moído e transformado em farinha, enquanto o caule é utilizado no fabrico de têxteis conhecidos como linho. Embora estas sejam as formas mais populares, quando se observa a planta não se pode ignorar as flores azuis claras com centros amarelos que se erguem nos caules. Estas surgem na primavera para amadurecerem e darem origem a frutos, cujas sementes são colhidas no outono, de forma lanceolada e muito brilhantes.
A semente pode ser dourada ou marrom, sendo a primeira importada, mas ambas são iguais no ponto de vista nutricional. Suas formas de consumo vem variando cada vez mais, ampliando seu estilo de ingestão.
O alimento pode ser consumido como farinha de linhaça (adicionada a sucos, saladas e iogurtes), grão (triturada ou inteira, para ser adicionada em receitas variadas), óleo (como tempero para preparações prontas ou saladas) e suplemento (em cápsulas, por indicação médica).
Forma correta de utilizar a linhaça!
Sem exageros, adicione aos poucos em sua rotina alimentar, pois em excesso, pode causar problemas no funcionamento celular e na produção excessiva de gases.
É contraindicada para crianças com menos de seis meses, por ter uma digestão complicada. Aos adultos, consuma inicialmente em uma colher de sopa, três vezes na semana, e depois de um tempo, duas colheres por dia.
6 benefícios da linhaça para saúde!
As três propriedades fundamentais das sementes de linhaça atuam separadamente ou em conjunto em diferentes sistemas fisiológicos.
Para obter os seus benefícios, os nutricionistas aconselham o consumo diário de 40 a 50 g de frutos secos e sementes. Desta quantidade, 10-15 g (duas colheres de sopa) podem ser de sementes de linhaça.
Melhora a digestão e os problemas de estômago
As sementes contêm uma grande quantidade de mucilagem que se libera em contato com a água. Essa mucilagem é uma forma de fibra insolúvel que ajuda a aliviar a prisão de ventre e a melhorar a digestão diária. É também muito útil para reduzir a acidez, a irritação das membranas mucosas gástricas, e a mucilagem traz muito alívio às paredes irritadas.
Ajuda os diabéticos
Os ácidos gordos insaturados contidos no óleo ajudam a baixar os níveis de glicose no sangue, ajudando os diabéticos a regular os níveis de açúcar no sangue.
Dá brilho ao cabelo
As sementes de linhaça para o cabelo são excelentes para dar brilho ao cabelo, com resultados ainda melhores do que os produtos comerciais. A mucilagem liberada pela água vem sendo usada como uma máscara e deixada de molho, sendo depois lavada como habitualmente. Notar-se-á uma mudança drástica na suavidade e no brilho.
Ajuda a combater o acne e os furúnculos
As propriedades anti inflamatórias da linhaça ajudam a reduzir as infecções causadas por bactérias da pele, além de hidratar a pele através da retenção de água na mucilagem.
Ajuda a perder peso
A linhaça também pode contribuir para a perda de peso ao utilizar a sensação de saciedade provocada pela fibra para reduzir os desejos fora de horas. Por outro lado, a quantidade de ómega 3 e a lignina contida nas sementes facilitam a perda de peso. Por si só, as sementes não têm qualquer efeito, mas facilitam o processo quando se come bem e se faz exercício físico.
Reduz o mau colesterol
Relacionado com o ponto anterior, o óleo de linhaça é bom para reduzir o colesterol elevado e melhorar a saúde. O colesterol elevado está relacionado com a obesidade, pelo que, ao consumir sementes de linhaça, estará a atuar sobre estes dois pontos relacionados.
Processamento da linhaça
Para utilizar sementes de linhaça para a obstipação, estas são ingeridas cruas e regadas com um copo de água. A quantidade máxima é de 3 colheres de sopa por dia, uma a cada refeição.
Você também pode ativá-las em água. Nesse caso, você coloca 1 colher de sopa de sementes de linhaça por chávena de água e deixa de molho por 10 minutos para que a mucilagem saia. Faça isso em água fria ou fervendo. Toma-se um copo desta preparação de manhã e outro à noite.
Para tratar problemas de pele, você pode usar a linhaça sob a forma de farinha. Ferva-a em leite ou água e aplique a mistura com um algodão na zona afetada. A aplicação a quente também tem um efeito calmante.
Aviso de segurança
Os compostos mencionados acima, ácido cianídrico e ácido prússico, causam dificuldades respiratórias, sendo até letais, portanto, tome cuidado. Para precaução, recomendamos engolir a semente inteira sem mastigar e evitar o consumo excessivo, especialmente considerando que as variedades atuais sofreram modificações para minimizar essas quantidades de substâncias tóxicas.
Pessoas com tensão arterial baixa devem evitar o uso recorrente, já que isso pode diminuir ainda mais a pressão arterial, causando dores de cabeça e tonturas.