Fitoquímicos – 8 benefícios dos fitoquímicos para saúde!

18 de janeiro de 2014 4 minutos de leitura
Fitoquímicos

Uma dieta variada e saudável contém fitoquímicos suficientes para proporcionar benefícios à saúde. Além disso, a combinação de diferentes fitoquímicos em um mesmo alimento aumenta e melhora seus efeitos.

Hoje vamos falar em profundidade sobre os fitoquímicos, as chamadas “joias ocultas da nutrição”. Mas vamos começar pelo início, ou seja, com sua conceituação mais básica: O que são fitoquímicos de acordo com a ciência.

Conheça mais os fitoquímicos

Estudos consideram os fitoquímicos como compostos nutracêuticos encontrados principalmente em alimentos como frutas e vegetais, que influenciam a atividade celular e os mecanismos fisiológicos em humanos quando ingeridos naturalmente ou processados. 

Também foi constatado que eles são eficazes na prevenção de processos patológicos, ou seja, têm um efeito positivo em várias doenças, como doenças crônicas não transmissíveis, câncer, mal de Alzheimer e outras. 

Os efeitos benéficos dos fitoquímicos foram atribuídos ao seu poder antioxidante e às atividades de eliminação de radicais que podem retardar ou inibir a oxidação do DNA, das proteínas e dos lipídios.

Por outro lado, descobertas relevantes foram feitas sobre o consumo de vegetais ricos em fitoquímicos como um meio preventivo contra Doenças Não Transmissíveis (DNTs). Esse efeito protetor, segundo estudos epidemiológicos, deve-se às seguintes propriedades:

  • Antioxidantes;
  • Anti inflamatórias;
  • Antibacterianas;
  • Antihipertensivo;
  • Antitumorais;
  • Anticancerígenos;
  • Reguladores da função mitocondrial;
  • Neutralizadores de lipopolissacarídeos (LPS) bacterianos;
  • Eliminadores ou quelantes de radicais livres;
  • Entre outros.

Por essas razões, os fitoquímicos são agora considerados nutrientes benéficos para a saúde e recomenda-se o consumo regular e abundante de alimentos que os contenham em altas concentrações.

8 Benefícios dos Fitoquímicos para Saúde!

Uma dieta variada e saudável contém fitoquímicos suficientes para proporcionar benefícios à saúde. Além disso, a combinação de diferentes fitoquímicos em um mesmo alimento aumenta e melhora seus efeitos.

Efeito Antioxidante

A maioria têm atividade antioxidante e proteger as nossas células contra danos oxidativos e reduzir o risco de desenvolver certos tipos de câncer. Atividade antioxidante: sulfetos alílicos (cebola, alho poró, alho), carotenóides – frutos, cenoura, flavonóides – frutas, legumes, polifenóis – chá, uvas.

Ação hormonal

As isoflavonas, encontradas na soja, imitam os estrogênios humanos e ajudam a reduzir os sintomas da menopausa e osteoporose.

Enzimas inibidoras do câncer

Índoles, que são encontrados em couves, estimula as enzimas que fazem o estrógeno menos eficaz e pode reduzir o risco de câncer de mama. Outros, que interferem com enzimas, são inibidores da protease – soja e feijão, terpenos – frutos cítricos e cerejas.

A interferência com a replicação do ADN

As saponinas encontradas nos feijões interferem com a replicação de ADN celular, impedindo assim a multiplicação de células de cancro. A capsaicina, encontrada na pimenta, protege o DNA de agentes cancerígenos.

Efeito Anti bacteriano

A alicina fitoquímica de alho tem propriedades anti-bacterianas.

Ação no organismo

Alguns fitoquímicos ligam fisicamente para paredes celulares evitando assim a adesão de patógenos em paredes de células humanas. Proantocianidinas são responsáveis ​​pelas propriedades anti-adesão de cranberry. O consumo de cranberries vai reduzir o risco de infecções do trato urinário e melhorar a saúde mental.

Parte do nosso dia a dia

Os alimentos que contêm fitoquímicos já fazem parte da nossa dieta diária. Na verdade, a maioria dos alimentos contém, com exceção de alguns alimentos refinados, como açúcar ou álcool. Alguns alimentos, como grãos integrais, legumes, feijões, frutas e ervas, contêm muitos fitoquímicos.

Contudo, a maneira mais fácil de obter mais desse composto é comer mais frutos – mirtilos, amoras, cerejas, maçã, … e legumes – couve-flor, repolho, cenoura, brócolis. Recomenda-se tomar diariamente pelo menos 5-9 porções de frutas ou vegetais. Frutas e vegetais também são ricos em minerais, vitaminas e fibras e pobre em gordura saturada.

Considerações finais

Ademais, alguns dos fitoquímicos já estão sendo sintetizados pela indústria farmacêutica. Entretanto, esses suplementos não substituem a necessidade de uma dieta rica em cereais, frutas, verduras e legumes – não se esqueça disso!

Veja mais no vídeo sobre os Benefícios dos Fitoquímicos para Saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.