Os benefícios da castânea para a sua saúde 

29 de janeiro de 2018 5 minutos de leitura

Você sabia que a castânea pode ser um grande aliado para as pessoas com diabetes porque não produzem picos de insulina e porque são ricas em carboidratos de absorção lenta?

A maioria das pessoas as consome por gostarem ou como lanche e elas não costumam fazer parte da dieta diária de muitas pessoas. Mas suas propriedades fazem delas um excelente alimento para ser consumido sempre que possível. Interessado em saber mais?

Conheça mais a castânea

Conhecida pelo nome científico de castânea vulgaris, é uma noz nativa das regiões temperadas do hemisfério norte. A castânea dessa árvore cresce dentro de vagens espinhosas que são removidas antes da venda.

A parte comestível da castânea é de cor branco-amarelada e tem um sabor agradável e doce. A castânea é uma noz que é consumida principalmente durante o outono e o inverno. É importante observar que elas não devem ser consumidas cruas. Isso porque elas contêm compostos – taninos – que podem causar distúrbios digestivos.

Entretanto, além dessa recomendação, é um alimento com muitas vantagens para quem a consome regularmente.

Benefícios da castânea para a saúde

Graças à presença de determinados nutrientes e suas características, é possível mencionar alguns benefícios derivados do consumo de castâneas.

Trata as varizes

O extrato de semente de castânea melhora o tônus venoso. Esse extrato melhora o fluxo sanguíneo nas pernas. Um estudo descobriu que ele é um tratamento seguro e eficaz para a insuficiência venosa crônica (IVC).

Outro estudo, que durou oito semanas, mostra que 58% dos participantes que tomaram cápsulas de extrato de castânea tiveram bons resultados. Ele reduziu os sintomas das veias varicosas. Tais como dor, inchaço e sensação de pernas pesadas.

Outros efeitos independentes para a insuficiência venosa crônica são a redução da permeabilidade e da fragilidade. No entanto, esse benefício precisa ser mais avaliado.

Redução da inflamação

A redução da inflamação é um dos benefícios mais conhecidos da castânea. Ela é um potente anti-inflamatório. A inflamação pode causar retenção de líquidos e inchaço. A escina (um composto da castânea) evita a ocorrência dessas complicações.

Na China, as clínicas usam extrato de castânea em pacientes para reduzir o inchaço. Estudos indicaram que a escina alcança esse efeito aumentando a liberação de glicocorticoides e prostaglandina-F2α.

Assim, a castânea reduz a inflamação relacionada a lesões, inchaço e insuficiência venosa crônica. 

Alívio de hemorróidas

A castânea alivia as hemorróidas, graças às propriedades antiinflamatórias da castânea. As hemorroidas, veias inchadas ao redor do reto, podem causar uma variedade de sintomas e geralmente são desconfortáveis. Eles incluem coceira, irritação, dor e sangramento retal.

Um estudo realizado em 2001 com oitenta pessoas constatou que a administração de 40 miligramas de escina três vezes ao dia produziu melhoras perceptíveis após duas semanas. Uma revisão publicada confirmou que a administração de castânea pode evitar várias complicações. Por exemplo, hemorróidas, prevenindo sua ocorrência e ajudando a combatê-las.

No entanto, deve-se observar que as hemorroidas estão associadas ao esforço durante os movimentos intestinais. 

Propriedades antioxidantes

O extrato dessa semente contém poderosas propriedades antioxidantes. Esse composto ajuda a evitar a oxidação e o dano celular, pois as moléculas instáveis (radicais livres) podem danificar as células. O excesso de moléculas pode causar danos irreparáveis às células ou inflamação. 

Rica em compostos flavonoides, quercetina e kaempferol. Esses compostos têm poderosas propriedades antioxidantes.

Um estudo comprovou seu efeito antioxidante. No entanto, ele enfatiza que a semente de castânea tem muito mais propriedades do que apenas a escina. Os pesquisadores afirmam que isso ocorre porque os compostos dessa semente têm efeitos sinérgicos.

Ajuda na infertilidade masculina

As propriedades anti-inflamatórias da escina podem ser um tratamento eficaz para a infertilidade masculina. A condição conhecida como varicocele se deve à intumescência das veias na bolsa escrotal. 

Um estudo de dois meses com 100 homens com infertilidade associada à varicocele mostrou que tomar 30 mg de escina a cada 12 horas melhorou a densidade e a qualidade do esperma, além de reduzir a área afetada pela varicocele. Tudo isso graças ao consumo de escina.

Processamento da castânea

Ao escolher castanhas frescas, elas devem estar firmes ao toque e com a pele lisa e sem manchas. O melhor lugar para armazená-las é em um local seco e ventilado, sem a necessidade de colocá-las em sacos plásticos. Está com dúvidas? Confira nossas dicas de uso.

Dicas de consumo

Escolha castânea de tamanho grande e fresco. Uma vez que ela é rica em amido e menos gorduras do que a maioria das nozes, ela tende a estragar rápido se exposta ao ar e condições excessivas de umidade. Consideradas mais como vegetais e frutas do que nozes quando se trata de armazenamento.

Aviso de segurança

Ademais, por uma questão de segurança básica, a castânea não deve ser consumida em excesso durante a gravidez e a amamentação, nem deve ser administrada a crianças com menos de 12 anos de idade.

É contraindicada para qualquer pessoa que esteja tomando anticoagulantes e tratamentos antidiabéticos. Não recomendamos em casos de doença renal. Além disso, problemas de irritação das membranas mucosas gástricas podem ocorrer em indivíduos sensíveis ou alérgicos.

Fontes

  1. USDA National Nutrient Database (em inglês).
  2. Stanford School of Medicine Cancer information Page- Nutrition to Reduce Cancer Risk (em inglês).
  3. University of Kentucky-college of agriculture (em inglês).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.