Fitoquímicos – 8 Benefícios dos Fitoquímicos para Saúde!

O que são fitoquímicos?

Os fitoquímicos são substâncias químicas de plantas não-nutritivas que têm propriedades preventivas de proteção ou de doença.

Eles são nutrientes que não são essenciais, isso significa que os fitoquímicos  não são necessários para corpo humano sustentar sua vida.

É bem conhecido que a planta produz estes produtos químicos para se proteger, mas as pesquisas recentes demonstram que os fitoquímicos  também podem proteger os seres humanos contra doenças.

Há mais de mil fitoquímicos conhecidos.

Alguns desses conhecidos são o licopeno em tomates, as isoflavonas da soja e flavonóides em frutas.

São naturalmente presente em muitos alimentos, mas espera-se que através de bioengenharia serão desenvolvidas novas plantas, que contêm níveis mais elevados.

Isso tornaria mais fácil a incorporação com a nossa comida já que cada um trabalha de forma diferente.

fitonutrientes

8 Benefícios dos Fitoquímicos para Saúde!

Efeito Antioxidante

A maioria têm atividade antioxidante e proteger as nossas células contra danos oxidativos e reduzir o risco de desenvolver certos tipos de câncer.

Atividade antioxidante: sulfetos alílicos (cebola, alho-poró, alho), carotenóides – frutos, cenoura, flavonóides – frutas, legumes, polifenóis – chá, uvas.

Ação hormonal

As isoflavonas, encontradas na soja, imitam os estrogênios humanos e ajudar a reduzir os sintomas da menopausa e osteoporose.

Enzimas inibidoras do câncer

Índoles, que são encontrados em couves, estimula as enzimas que fazem o estrógeno menos eficaz e pode reduzir o risco de câncer de mama.

Outros, que interferem com enzimas, são inibidores da protease – soja e feijão, terpenos – frutos cítricos e cerejas.

A interferência com a replicação do ADN

As saponinas encontradas nos feijões interferir com a replicação de ADN celular, impedindo assim a multiplicação de células de cancro.

A capsaicina, encontrada na pimenta, protege o DNA de agentes cancerígenos.

Efeito Anti-Bacteriano

A alicina fitoquímico de alho tem propriedades anti-bacterianas.

Ação no organismo

Alguns fitoquímicos ligam fisicamente para paredes celulares evitando assim a adesão de patógenos em paredes de células humanas.

Proantocianidinas são responsáveis ​​pelas propriedades anti-adesão de cranberry .

O consumo de cranberries vai reduzir o risco de infecções do trato urinário e melhorar a saúde dental.

Parte do nosso dia a dia

Os alimentos que contêm fitoquímicos já fazem parte da nossa dieta diária.

Na verdade, a maioria dos alimentos contêm, com exceção de alguns alimentos refinados, como açúcar ou álcool.

Alguns alimentos, como grãos integrais, legumes, feijões, frutas e ervas, contêm muitos fitoquímicos.

A maneira mais fácil de obter mais desse composto é comer mais frutos – mirtilos, amoras, cerejas, maçã, … e legumes – couve-flor, repolho, cenoura, brócolis.

Recomenda-se tomar diariamente pelo menos 5-9 porções de frutas ou vegetais.

Frutas e vegetais também são ricos em minerais, vitaminas e fibras e pobre em gordura saturada.

Veja mais no vídeo sobre os Benefícios dos Fitoquímicos para Saúde!

Rodrigo Fragoso

Fundador do Forma Saudável e um obstinado divulgador da alimentação saudável. Rodrigo Fragoso trabalhou como Plant -based chef alguns anos no Rio de Janeiro, onde participou de uma matéria chamada “36 Hours” do The New York Times. Atualmente trabalhando com info-produtos e consultorias de gastronomia vegana por todo o Brasil. Instagram: @chef.drigo

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