Fitoquímicos


O que são fitoquímicos?

Os fitoquímicos são substâncias químicas de plantas não-nutritivas que têm propriedades preventivas de proteção ou de doença. Fitoquímicos são nutrientes que não são essenciais, o que significa que os fitoquímicos  não são necessários pelo corpo humano para sustentar a vida.

É bem conhecido que a planta produz estes produtos químicos para se proteger, mas as pesquisas recentes demonstram que os fitoquímicos  também podem proteger os seres humanos contra doenças. Há mais de mil fitoquímicos conhecidos. Alguns dos fitoquímicos conhecidos são o licopeno em tomates, as isoflavonas da soja e flavonóides em frutas. Fitoquímicos são naturalmente presente em muitos alimentos, mas espera-se que através de bioengenharia serão desenvolvidas novas plantas, que contêm níveis mais elevados.

Isso tornaria mais fácil a incorporação fitoquímicos bastante com a nossa comida. Há muitos fitoquímicos e cada um trabalha de forma diferente.

fitonutrientes

8 Benefícios dos Fitoquímicos para Saúde!

  • Antioxidantes – A maioria dos fitoquímicos têm atividade antioxidante e proteger as nossas células contra danos oxidativos e reduzir o risco de desenvolver certos tipos de câncer. Fitoquímicos com atividade antioxidante: sulfetos alílicos (cebola, alho-poró, alho), carotenóides – frutos, cenoura, flavonóides – frutas, legumes, polifenóis – chá, uvas.
  • Ação hormonal – As isoflavonas, encontradas na soja, imitam os estrogênios humanos e ajudar a reduzir os sintomas da menopausa e osteoporose.
  • A estimulação das enzimas – índoles, que são encontrados em couves, estimula as enzimas que fazem o estrógeno menos eficaz e pode reduzir o risco de câncer de mama. Outros fitoquímicos, que interferem com enzimas, são inibidores da protease – soja e feijão, terpenos – frutos cítricos e cerejas.
  • A interferência com a replicação do ADN – As saponinas encontradas nos feijões interferir com a replicação de ADN celular, impedindo assim a multiplicação de células de cancro. A capsaicina, encontrada na pimenta, protege o DNA de agentes cancerígenos.
  • Anti-bacteriana efeito – A alicina fitoquímico de alho tem propriedades anti-bacterianas.
  • Ação física – Alguns fitoquímicos ligar fisicamente para paredes celulares evitando assim a adesão de patógenos em paredes de células humanas. Proantocianidinas são responsáveis ​​pelas propriedades anti-adesão de cranberry . O consumo de cranberries vai reduzir o risco de infecções do trato urinário e melhorar a saúde dental.
  • Os alimentos que contêm fitoquímicos já fazem parte da nossa dieta diária. Na verdade, a maioria dos alimentos contêm fitoquímicos com exceção de alguns alimentos refinados, como açúcar ou álcool. Alguns alimentos, como grãos integrais, legumes, feijões, frutas e ervas, contêm muitos fitoquímicos. A maneira mais fácil de obter mais fitoquímicos é comer mais frutos – mirtilos, amoras, cerejas, maçã, … e legumes – couve-flor, repolho, cenoura, brócolis.
  • Recomenda-se tomar diariamente pelo menos 5-9 porções de frutas ou vegetais. Frutas e vegetais também são ricos em minerais, vitaminas e fibras e pobre em gordura saturada.

Veja mais no vídeo sobre os Benefícios dos Fitoquímicos para Saúde!

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