Ervilha torta: 5 motivos para você amar essa vagem

29 de janeiro de 2018 5 minutos de leitura

Presente em inúmeros ensopados e receitas, a ervilha torta é uma leguminosa originária do Oriente Médio cujo consumo se espalhou pelo mundo. Tanto que estão totalmente integradas à dieta mediterrânea, sendo uma fonte de nutrientes.

Apesar da ideia de que estamos lidando com um vegetal, a verdade é que a Pisum Sativum (ou ervilha) pertence à família das leguminosas. Hoje falaremos sobre as propriedades das ervilhas, um alimento com uma longa história. As ervilhas são uma excelente fonte de proteína vegetal, vitaminas e minerais. Analisamos seus benefícios e propriedades aqui.

Conheça mais a ervilha torta

A ervilha torta é uma espécie diferente de ervilhas em que as vagens inteiras são comidas. Sua origem remete à Antiguidade em locais de clima temperado. A planta é uma videira anual cada vez mais rápida, que pode exigir apoio, especialmente em algumas variedades de escalada.

A ervilha ou Pisum sativum pertence, assim como a lentilha ou a soja, à família das leguminosas. Como outras leguminosas, parece que a história de seu consumo remonta a milhares de anos. De acordo com alguns estudos arqueológicos, ela pode ter mais de 10.000 anos e suas origens podem ser rastreadas até a Índia e a Turquia. 

A ervilha é uma planta trepadeira que pode atingir mais de um metro de altura. As sementes, a parte comestível, fica dentro de suas vagens. 

Benefícios da ervilha torta para a saúde

Como todos os alimentos dessa categoria, as ervilhas são uma boa fonte de fibra solúvel, que promove o trânsito intestinal e, portanto, ajuda a prevenir o câncer de cólon, e de proteína vegetal, que ajuda a manter os tecidos do corpo em boas condições. Além disso, possuem muitos outros benefícios, confira.

Desenvolvimento 

As ervilhas são fonte de proteínas (macromoléculas compostas de aminoácidos essenciais para o desenvolvimento de nossas células, tecidos, músculos e órgãos) e estão, juntamente com as gorduras e os carboidratos, no grupo de nutrientes essenciais para nossa dieta.

Anemia 

Contêm ferro e, por causa disso e de seu conteúdo de vitamina C (que facilita a absorção desse mineral), são consideradas um bom complemento em dietas para prevenir ou reduzir a anemia.

Diabetes 

Assim como outros vegetais, as ervilhas ajudam a regular o nível de açúcar no sangue. Alguns pesquisadores afirmam que o consumo de pectina (um componente das ervilhas) facilita a redução dos níveis de açúcar no sangue e melhora a eficácia dos hormônios que o regulam, razão pela qual alguns recomendam seu consumo no caso de diabetes.

Efeitos da fibra 

Talvez a propriedade pela qual as ervilhas são mais conhecidas seja o fato de fornecerem muita fibra. As fibras têm várias funções: por um lado, ajudam a desobstruir o intestino e a melhorar seu fluxo; por outro lado, saciam o apetite sem a necessidade de consumir grandes quantidades. Além disso, as fibras solúveis reduzem os níveis de colesterol no sangue.

Melhoram o humor

Parece estranho, mas esse também é um dos benefícios das ervilhas. Graças às vitaminas B e ao ácido fólico, nosso sistema nervoso fica fortalecido em situações de estresse e ansiedade. Embora não seja um remédio infalível, ajuda de certa forma a ter um humor mais alegre.

Rejuvenescedor

Uma das propriedades das ervilhas não ligadas a elas é o fato de terem um efeito rejuvenescedor. Embora não fiquemos mais jovens, suas proteínas, minerais e ácidos nucleicos servem para combater o envelhecimento de nossas células. Dessa forma, elas funcionam como antioxidantes e ajudam a manter a saúde da pele, dos ossos, dos dentes e até das unhas.

Processamento da ervilha torta

Para aproveitar ao máximo as propriedades das ervilhas, siga as seguintes recomendações dietéticas:

Dicas de consumo

As vagens frescas são consumidas como um todo, quanto mais frescas, mais doces e nutritivas. Nos mercados, escolha vagens frescas, macias e verdes brilhantes, que dão um “crach” audível como em feixes instantâneos quando quebrados.

Compre vagens completas de tamanho uniforme com pele lisa. Evite as vagens mais maduras, pois elas ficaram sem sabor. Da mesma forma, evite aqueles com cortes, rachaduras, mofo e descoloração.

Uma vez em casa, guarde-os em uma tampa de plástico e coloque dentro do compartimento de vegetais de um aparelho de refrigeração com alta umidade relativa para que permaneçam macias e crocantes por cerca de 2-3 dias. Para preparar, lavar em água fria, e secar. Corte a extremidade da haste e remova a fibra fibrosa de cada lado das vagens.

Aviso de segurança

A ervilha torta contém 60,3 mg / 100 de ácido oxálico; uma substância de ocorrência natural encontrada em alguns vegetais, que podem cristalizar como pedras de oxalato no trato urinário em algumas pessoas.

Indivíduos com antecedentes conhecidos de pedras do tracto urinário de oxalato desaconselhados a comer legumes pertencem à família Brassica e Fabaceae. A ingestão adequada de água é, portanto, encorajada a manter a produção normal de urina para minimizar o risco de pedra.

Fontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.