Nectarina, a deliciosa “irmã do pêssego”

21 de janeiro de 2018 5 minutos de leitura
Nectarina

om o intuitoA nectarina, uma variedade peculiar de pêssego, destaca-se por suas propriedades depurativas, laxativas e antioxidantes, que lhe conferem benefícios contra a retenção de líquidos e a constipação, entre outros.

Uma das frutas mais consumidas durante o verão e é uma ótima fonte de nutrientes essenciais. Conheça todos os seus benefícios para a saúde!

Conheça mais a nectarina

A nectarina é uma fruta “irmã” do pêssego. Além de parecida visualmente, seu sabor doce e suculento também é bastante próximo. Praticamente igual ao pêssego, a nectarinas se diferencia pela superfície lisa e tamanho um pouco menor.

Mas, suas semelhanças terminam aí, pois, nutricionalmente falando, essas frutas são bem distintas umas das outras. Originária da China, a nectarina precisa de um inverno gelado seguido de um clima quente para o desenvolvimento adequado das flores e frutos.

Benefícios da nectarina para a saúde

A composição da nectarina confere benefícios como:

Antioxidantes

A riqueza em vitamina C e carotenos, juntamente com o zinco e o selênio, confere às nectarinas sua capacidade antioxidante. A introdução de antioxidantes em nossa dieta é muito importante, pois eles nos protegem dos radicais livres, retardam o envelhecimento e ajudam a prevenir doenças.

Eles cuidam de nosso sistema cardiovascular

Outra função importante do potássio é regular os batimentos cardíacos, o que, juntamente com a ação dos antioxidantes, ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Bom para hipertensão

A nectarina é uma fruta com alto teor de potássio e muito baixo teor de sódio, sendo excelente para pessoas com pressão alta, pois ajuda a melhorar esse problema.

Melhora a digestão

São ideais como sobremesa, pois têm a capacidade de melhorar a digestão devido ao seu efeito colerético, que estimula a produção de bile, que, por sua vez, digerirá melhor as gorduras, evitando digestões lentas e pesadas.

Combate a prisão de ventre

As nectarinas são uma boa fonte de fibra alimentar e podem ser consumidas tanto nas refeições principais quanto como um lanche saudável entre as refeições. Se você incorporar as nectarinas à sua dieta regular, verá que o trânsito intestinal melhora.

Nectarinas para o sistema nervoso e muscular

Os minerais contidos nessa fruta ajudam nossos sistemas nervoso e muscular a funcionar da melhor forma possível.

Combate a anemia por deficiência de ferro

O teor de vitamina C das nectarinas é muito interessante para pessoas propensas à anemia por deficiência de ferro (devido à falta de ferro), pois essa vitamina é muito importante para a absorção do ferro dos alimentos.

Informações nutricionais

Veja a tabela abaixo para uma análise aprofundada dos nutrientes da Nectarina segundo a USDA (National Nutrient database)

Princípio Valor nutricional Porcentagem de RDA
Energia 44 Kcal 2%
Carboidratos 10,55 g 8%
Proteína 1,06 g 2%
Gordura total 0,32 g 1%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 1,7 g 5%
Vitaminas Valor nutricional Porcentagem de RDA
Folatos 5 μg 1%
Niacin 1,125 mg 7%
Ácido pantotênico 0,185 mg 4%
Piridoxina 0,025 mg 2%
Riboflavina 0,027 mg 2%
Tiamina 0,034 mg 3%
Vitamina A 332 IU 11%
Vitamina C 5,4 mg 9%
Vitamina E 0,77 mg 5%
Vitamina K 2,2 μg 2%
Eletrólitos Valor nutricional Porcentagem de RDA
Sódio 0 mg 0%
Potássio 201 mg 4%
Minerais Valor nutricional Porcentagem de RDA
Cálcio 6 mg 0,6%
Cobre 0,086 mg 9%
Ferro 0,28 mg 3,5%
Magnésio 9 mg 2%
Manganês 0,54 mg 2,5%
Fósforo 26 mg 4%
Zinco 0,17 mg 1,5%
Phyto-nutrientes Valor nutricional Porcentagem de RDA
Caroteno-ß 150 μg
Crypto-xantina-ß 98 μg
Luteína-zeaxantina 130 μg

Processamento da nectarina

Cerca de 150 variedades de nectarinas são processadas em todo o mundo. Todas elas têm uma casca lisa, fina e brilhante. Confira o seu processamento e nossas dicas de consumo a seguir.

Seleção e armazenamento

A escolha da fruta fresca ideal é feita selecionando as nectarinas mais macias com a superfície lisa. Evite frutas duras ou verdes, pois quando são colhidas prematuramente têm pouco sabor. Caso selecione verdes, mantenha a temperatura ambiente até amadurecerem.

Procure não selecionar frutas com sinais de defeitos na superfície, enrugados, fissuras e punções. Não se preocupe com manchas. Pequenas manchas salpicadas marrom na superfície são uma característica natural e aceitável para pêssegos e nectarinas.

Mas, não se esqueça: a nectarina madura perece cedo e deve ser colocada na geladeira, mas deve ser levada à temperatura ambiente antes de comer para desfrutar do seu rico sabor natural.

Dicas de consumo

Ademais, as nectarinas suculentas têm um sabor delicioso e textura doce e cremosa. Você pode consumir in natura, juntamente com a sua pele. Com o intuito de facilitar, você pode cortar a fruta em duas metades e separar a semente com o auxílio de uma faca. Para preparar, lave-os suavemente em água fria, esfregue com um pano macio.

Para descascar, use a mesma técnica que nos pêssegos. Marque uma pequena cruz na base. Mergulhe na água fervente apenas por um minuto e imediatamente mergulhe em água fria para esfriar rapidamente. Em seguida, remova a pele da cruz.

Outras formas de consumo:

  • Fatie a nectarina e adicione ela a saladas de frutas e sobremesas.
  • Use o fruto para fazer geleias e gelatina.
  • Alem disso, você também consegue usar na preparação de torta, crumble, sopa, torta, cheesecake etc.

Fontes:

  1. Pêssegos e nectarina: Virginia Cooperative Extension (em inglês).
  2. Stanford School of Medicine Cancer information – Nutrition to Reduce Cancer Risk (em inglês).
  3. USDA National Nutrient Database (em inglês).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.