Pêssego: todas as suas propriedades e benefícios para a saúde
O pêssego é uma fruta essencial. Sua baixa ingestão de calorias, minerais e propriedades antioxidantes lhe conferem uma ampla gama de benefícios à saúde.
O pêssego é uma fruta originária da China, porém, atualmente, seu cultivo é popular em muitas partes do mundo devido ao seu sabor delicioso e à sua versatilidade na gastronomia. É muito utilizado no preparo de sobremesas, iogurtes, bolos e outras receitas que aproveitam sua doçura para obter um toque muito especial.
Conheça mais o pêssego
O pessegueiro, uma árvore da família das rosáceas, é originário da China, onde era um emblema da árvore da vida e seu fruto um símbolo de longevidade. O deus chinês da imortalidade e da riqueza, Zhongli Quan, é frequentemente retratado segurando um pêssego em sua mão.
Da China, o pessegueiro se espalhou para a Europa por meio das campanhas de Alexandre, o Grande, que o trouxe da Pérsia, onde chegou pela Rota da Seda. Durante muito tempo, acreditou-se que ele era, de fato, nativo da Pérsia, o que se refletiu em seu nome botânico: Prunus persica.
Na Europa, o pessegueiro cresce muito bem, especialmente em áreas como Aragão, Lérida e Múrcia. As frutas colhidas nessas áreas atingem níveis máximos de sabor e doçura.
Os pontos fortes do pêssego são o teor de betacaroteno (provitamina A) e as vitaminas C e E, das quais fornece quantidades significativas (300g, dois pedaços, cobrem 23% das necessidades diárias de vitamina A, 50% de vitamina C e 15% de vitamina E).
Em termos de minerais, ela fornece potássio, fósforo, magnésio e ferro, o que a torna um bom diurético (potássio) e antianêmico (ferro). Sua fibra (2%), a maior parte solúvel, ajuda a manter os níveis de colesterol baixos e tem efeito laxante, enquanto a presença de vitaminas B o torna um bom calmante para o sistema nervoso.
O teor de água do pêssego é muito alto, cerca de 87% do seu peso. E seu teor de gordura é praticamente nulo. Essas duas circunstâncias, muita água e pouca gordura, explicam seu baixo valor calórico, que fornece entre 35 e 45 calorias por 100 g.
Benefícios do fruto de Pêssego para saúde!
Devido à concentração de nutrientes que a caracteriza, não é de surpreender que o consumo dessa fruta tenha um impacto positivo em muitos aspectos da saúde. A seguir, revelamos seus principais benefícios.
Protege a saúde do coração
Primeiramente, devido ao seu teor de fibras, potássio e vitamina C, o pêssego é uma fruta que contribui para um coração saudável. O equilíbrio entre os níveis de potássio e sódio que ele oferece é uma das principais chaves para regular a pressão arterial e reduzir o risco cardiovascular. Isso é comprovado por um estudo publicado no International Journal of Cardiology.
Ajuda na perda de peso
Escolhê-lo para apoiar uma dieta de emagrecimento traz benefícios adicionais para obter bons resultados em um curto espaço de tempo. Seu conteúdo de água e fibras ajuda a melhorar a digestão. Assim, isso favorece a expulsão de toxinas que desaceleram o metabolismo.
Ademais, também controla a frequente sensação de fome que muitas vezes leva à ingestão de mais calorias do que o recomendado por dia. Assim, torna-se um ótimo ingrediente para lanches.
Combate a retenção de líquidos
Sua contribuição significativa de potássio também atua a favor do controle de líquidos no corpo. Ele tem a ação de um diurético natural para eliminar a água que fica retida nos tecidos do corpo. Esse mesmo efeito favorece a redução da inflamação que frequentemente desencadeia distúrbios como artrite e dores musculares.
Ajuda a controlar o diabetes
O extrato de pêssego demonstrou ser um tratamento eficaz para o controle dos altos níveis de açúcar no sangue. Pacientes com diabetes tipo 1 que o ingerem apresentam níveis mais baixos no teste de glicose no sangue, enquanto aqueles com diabetes tipo 2 têm melhor controle dos níveis de açúcar e insulina no sangue.
Observe que a fibra é uma substância essencial, de acordo com as evidências atuais, para o tratamento dessas patologias metabólicas.
É bom para a pele
A pele também se beneficia do consumo direto ou da aplicação dessa fruta. A vitamina C melhora sua textura e desempenha um papel fundamental na prevenção do aparecimento de rugas precoces e outros sinais de envelhecimento. Um estudo demonstrou que esse nutriente aumenta a síntese de colágeno, a proteína mais abundante no tecido muscular.
Sua riqueza em antioxidantes retarda o dano celular causado pelos radicais livres, reduz o impacto negativo da poluição e participa da formação de colágeno, uma substância que ajuda a manter a firmeza.
Tem qualidades anti cancerígenas
Embora ainda faltem pesquisas para determinar o quanto ele influencia a prevenção e o tratamento do câncer, sua vitamina C e outros antioxidantes demonstraram ser eficazes na inibição dos danos celulares causados pelos radicais livres. Essa qualidade vem sendo associada a um risco reduzido de vários tipos de câncer e problemas cognitivos, como demência ou perda de memória.
Processamento do pêssego
Os pêssegos são uma fruta sazonal, pois não duram muito tempo depois de colhidos. Consuma eles frescos e quando estiverem maduros, o que geralmente acontece entre a primavera e o outono, dependendo da variedade.
Os conservados em calda são nutritivos, mas perdem vitaminas e minerais, além de terem uma porcentagem maior de calorias.
Sua polpa delicada e a riqueza em vitaminas e enzimas as tornam ideais para serem consumidas cruas. É melhor escolhê-las orgânicas para se beneficiar das propriedades ocultas em sua casca e não descascá-las.
Podemos usar elas para preparar saladas com todos os tipos de ingredientes verdes e enriquecê-las com tofu para adicionar proteínas.Também são ideais para saladas de frutas.
Além disso, outra forma muito saborosa de consumir essa fruta é na forma de damascos secos, descascados, cortados e secos a temperaturas entre 65 e 70 ºC, no máximo. Os damascos secos são ideais em compotas, geléias e chutneys e em cafés da manhã à base de cereais.