O café é a bebida mais consumida no Brasil e em um grande número de países em todo o mundo. Para muitos, o dia não começa sem uma boa xícara de café, que também é a desculpa perfeita para se reunir com os amigos para um bate-papo à tarde, uma boa maneira de recarregar as energias e muito mais. No entanto, surgiram muitos mitos sobre o café que vamos desvendar aqui?
Além disso, vários estudos confirmam que o café tem muitos benefícios além das propriedades energéticas da cafeína. Hoje, contaremos tudo sobre os mitos de tomar café. Assim, você tirará suas dúvidas e terá mais motivos para tomar seu café favorito.
Conheça mais o cafe
Esse produto é delicioso e reconfortante quando você está cansado ou com frio. O café da manhã ajuda você a acordar com mais energia. Junto com o chá, é uma das bebidas mais populares do mundo. É também uma bebida social: muitas situações acontecem em torno de uma xícara.
Sem dúvida, esse costume existe pela simples razão de que essa infusão é prazerosa em qualquer forma e ocasião: expresso ou latte, com chocolate ou em sorvete. Só o fato de ajudar a melhorar o humor e compartilhar momentos agradáveis com as pessoas que você ama já é um benefício para sua saúde mental.
Esses benefícios do café se devem às suas propriedades, que variam de acordo com a variedade, a torrefação e o processo. Mesmo assim, o elemento principal presente em todos eles é a cafeína. Além disso, ele geralmente contém aminoácidos, polifenóis, ácidos clorogênicos, vitamina B3, magnésio, potássio e outros antioxidantes.
Veja 7 mitos sobre o consumo de café!
Como já mencionamos, essa bebida tem muitos mitos circulando em seu nome. Aqui estão 7 mitos do café.
” O café faz você se sentir estressado!”
O consumo de café não aumenta diretamente os níveis de estresse ou faz você se sentir ansioso ou nervoso. O café é considerado um estimulante natural que pode ter um efeito relaxante em sua mente. O café não é diretamente responsável por desencadear o estresse, mas ele bloqueia a produção de adenosina no corpo, que é um calmante natural.
“A cafeína causa insônia!”
Este é um mito comum sobre a cafeína. Quando você bebe uma xícara de café que o corpo absorve quase que instantaneamente a cafeína, mas também descarta-lo rapidamente.
A cafeína depois de ser consumida é processada pelo fígado e quase a metade do que pode ser liberado para fora do corpo dentro de 4-5 horas, e em outras cinco horas quase 75% dele é eliminado para fora do corpo. Você não deve enfrentar problemas para conseguir dormir devido à cafeína se você acabou de consumir 2 ou 3 xícaras de café diariamente.
“Beber café provoca câncer!”
Outro mito comum associado com o café é que beber regularmente pode causar câncer. Muitas pesquisas têm sido conduzidas ao longo dos anos, mas os resultados mostram que não existe nenhuma ligação entre o consumo de café em pó e o desenvolvimento do câncer.
Alguns pesquisadores ainda descobriram que as pessoas que bebem café por dia têm um risco menor de desenvolver câncer. O café contém antioxidantes benéficos que ajudam a combater o câncer. Ele também ajuda a reverter os efeitos do envelhecimento e fazer você parecer mais jovem em comparação com a sua idade.
“O café não tem benefícios para a saúde!”
É comum escutar que o café não tem benefícios para a saúde. Isso não é verdade, como foi descoberto por cientistas que descobriram alguns maravilhosos benefícios de saúde com café. O café contém antioxidantes úteis que foram encontrados para melhorar a saúde do coração e prevenir e combater o câncer.
Também foi constatado que o consumo regular de café melhora os níveis de concentração que por sua vez aumenta a sua eficiência no trabalho e vida pessoal. Ele também pode beneficiar as pessoas que sofrem de insônia, como beber café pode ajudá-lo a dormir melhor.
“A cafeína é viciante! “
Entre os 7 mitos sobre o consumo de café, esse sobre a cafeína ser viciante é um dos mais comuns. Pessoas que bebem café regularmente dizem que são viciados em cafeína, porque eles sentem que não podem sair sem ele.
Vício é quando uma pessoa depende fortemente de uma droga com os sintomas de abstinência grave. Ele deve ter um desejo de consumir mais e mais e é tolerante a uma determinada dose.
O consumo de cafeína não se qualifica para ser um vício e pesquisas também têm mostrado que a cafeína não causa qualquer tipo de dependência.
“O café provoca aborto, infertilidade e baixo peso ao nascer!”
Este é outro equívoco sobre o café que não tem fortes indícios de ser verdade. O cientista descobriu que não há relação direta entre consumo de café e abortos. Da mesma forma, as mulheres que tomam café regularmente não necessariamente dar à luz bebês com baixo peso corporal.
Mulheres que bebem muito café diariamente não encontraram dificuldade em engravidar ou infertilidade.
” Beber café pode causar osteoporose! “
Esse é o 7 mito sobre o consumo de café. A falta de cálcio e vitamina D na sua dieta é a principal causa do consumo de osteoporose e de café tem um papel no mesmo.
Alguns outros fatores que contribuem para a osteoporose são a falta de atividade física, tabagismo, baixo peso corporal, menopausa, dieta rica em proteínas e baixos níveis de estrogênio.
Estudos realizados ao longo dos anos têm demonstrado que, se você consumir uma quantidade moderada de café diariamente, não aumenta o risco de ter osteoporose.
Aviso de segurança
Além de todos esses benefícios, em alguns casos a cafeína pode elevar ligeiramente a pressão arterial e aumentar o risco de doenças cardiovasculares. No entanto, isso depende de muitos fatores genéticos, da quantidade consumida e das patologias subjacentes, entre outros aspectos.
Portanto, seu consumo deve ser regulado devido à quantidade de cafeína que contém, assim como o de outros alimentos, como chocolate, bebidas energéticas, guaraná, erva mate, matcha ou chá. De acordo com a FDA, a ingestão máxima diária é de 400 miligramas de cafeína, o equivalente a 4 a 5 xícaras de café. O consumo excessivo pode causar:
- náusea;
- insônia;
- dor de cabeça;
- dor de estômago;
- sentimentos de tristeza;
- nervosismo e ansiedade;
- aumento da frequência cardíaca.
No entanto, é aconselhável consultar um profissional de saúde sobre seu consumo para algumas pessoas. Por exemplo, não é aconselhável que crianças ou adolescentes tomem café.
Sugere-se também que mulheres grávidas tomem menos de 200 miligramas por dia, embora seu efeito ainda esteja sendo estudado. Portanto, é importante consultar um profissional de saúde nesse caso ou se estiver amamentando. Da mesma forma, é aconselhável reduzir a quantidade para pessoas idosas ou que sofram de distúrbios do sono.
Veja no vídeo mais sobre mitos sobre o consumo de café!