Menta é uma erva da família do hortelã, cheia de benefícios para a saúde

Menta de jardim ou menta comum tem aroma característico e sabor único que confere às receitas.

O menos pungente e sutil entre as espécies da família da hortelã, esta erva única é um dos ingredientes culinários favoritos do chef em todo o mundo.

A menta é uma erva perene de ramificação de origem mediterrânea.

É amplamente utilizada em toda a Europa e em grande parte da Ásia e da África em bebidas aromatizadas, saladas, confeitos e como guarnição de receitas.

A erva cresce facilmente em condições de solo fértil, úmido e solto.

As folhas de menta são profundas, profundamente veadas, de forma oval com extremidades pontudas e margens serrilhadas.

menta

Benefícios da menta para a saúde

A menta é uma erva agradavelmente aromática, previne contra inúmeras doenças e beneficia em vitaminas, antioxidantes e fitonutrientes.

Suas folhas e peças de ervas possuem óleo essencial, mentol.

A erva tem baixas calorias (cerca de 43 calorias por 100 g) e contém zero colesterol.

O principal óleo essencial em menta é o mentol.

Outros componentes químicos importantes da menta são alfa-pineno, ß-pineno, carvona, cineol, linalol, limoneno, mirceno e cariofileno .

Esses compostos na menta ajudam a aliviar a fadiga e o estresse.

Fonte de minerais

As partes da menta também são muito boas em minerais como potássio, cálcio, manganês, ferro (148% de RDA) e magnésio.

O ferro é essencial para enzimas no metabolismo celular e síntese de hemoglobina.

O potássio é um componente importante dos fluidos celulares e corporais que ajuda a controlar a freqüência cardíaca e a pressão arterial.

O corpo humano utiliza manganês como cofator para a enzima antioxidante, superóxido dismutase.

Fonte de vitaminas

Além disso, a erva também é rica em muitas vitaminas antioxidantes, incluindo vitamina A (fornece 4054 UI ou 135% de RDA), β-caroteno, vitamina C, folatos (26% de RDA), vitamina B-6 (piridoxina) , riboflavina e tiamina.

Usos medicinais

Quase todas as partes da erva da menta encontraram um lugar em várias formas tradicionais, bem como na medicina moderna.

A decocção de ervas é um excelente remédio para doenças menores, como dores de cabeça, tensão nervosa, fadiga e estresse, bem como para os problemas respiratórios; ajuda a aliviar asma, bronquite e catarro.

A menta é muito útil para lidar com problemas digestivos, incluindo náuseas, flatulências e soluços, pois relaxa os músculos do estômago.

O óleo essencial da planta, o mentol, tem analgésicos, anestesia local e propriedades contra-irritantes.

Mentol também encontrou aplicação na preparação de cremes dentais e freshantes para a boca.

Na pele, quando usado como creme ou loção, pode ajudar a aliviar a coceira, dermatite e urticária.

O óleo de menta é usado como óleo de massagem combinado e na terapia aromática para ajudar a aliviar dores de cabeça, estresse, fadiga e condições nervosas e aliviar a coceira.

Quando tomado em limites, o chá de menta pode ser usado com segurança durante a gravidez.

Nas mulheres, isso ajuda a reduzir os cabelos indesejados por meio de suas propriedades anti-androgênicas.

Dicas de consumo

As folhas de menta fresca são encontradas o ano todo.

A erva é cultivada de forma muito similar à do hortelã, manjericão, orégano etc.

Pode ser cultivada como uma erva de jardim ou em maior escala como uma cultura de campo com a finalidade de extração de óleos essenciais.

Em geral, suas folhas são colhidas logo antes da fase de floração para fins culinários.

No entanto, toda a planta pode ser recolhida em flor cheia para destilação de óleos essenciais.

Na loja de ervas, as folhas de menta e hastes, frescas ou secas podem ser disponibilizadas.

Escolha as folhas de menta que são frescas, apresentando cor verde brilhante com aroma de hortelã. Evite folhas murchas, amarelas e florais.

Uma vez em casa, lave as folhas em água corrente limpa, cubra com papel absorvente e guarde no compartimento de vegetais da geladeira para uso em um futuro próximo.

A menta seca também é preferida na culinária, especialmente na preparação de chás / bebidas.

Para secar, espalhe suas folhas em uma folha de plástico e deixe secar sob sombra.

Assim, as peças de ervas secas devem ser armazenadas em um recipiente hermético, armazenadas em local fresco, longe da luz solar.

Exemplos de preparo

  • As folhas frescas, picadas ou trituradas, podem ser adicionadas às saladas.
  • É bom fazer molho de menta. Para preparar molho de menta, folhas de menta fresca e molhada misturadas com iogurte, cominho e um pouco de sal.
  • A erva também é usada como agente aromatizante em sorvetes, geléias, bolos, gelatina, etc.
  • O chá de menta é uma bebida popular.
  • A erva também é usada em receitas de culinária.
  • Em geral, é adicionado em pequenas quantidades, picadas ou moídas, para receitas nas fases finais de cozimento, a fim de manter seu sabor e sabor.

Atenção para alérgicos

O tratamento de ervas de menta pode causar erupções cutâneas e irritação em alguns indivíduos sensibilizados e deve ser manuseado com cuidado, usando luvas de proteção.

Fontes

  1. USDA National Nutrient Database (em inglês).
  2. Stanford School of Medicine Cancer information Page-Nutrition to Reduce Cancer Risk (em inglês).
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