A raiz de gengibre picante e picante é uma das ervas-raízes tradicionais de importância culinária e medicinal.
Gengibre compõe novos compostos fitoquímicos e ocupa um lugar especial, mesmo hoje, em muitos medicamentos tradicionais indianos e chineses para a prevenção de doenças e propriedades promotoras da saúde.
Acredita-se que Ginger tenha se originado nos contrafortes do Himalaia, no norte da Índia.
Hoje, é amplamente cultivada em todo o mundo como uma importante cultura comercial de especiarias.
Sua raiz possui projeções nodosas em forma de dedo que crescem para baixo a partir da superfície do solo.
A raiz fresca possui uma pele externa cinza prateada (casca). As seções de corte apresentam uma carne crocante, branca, amarela ou vermelha, dependente da variedade.
O gengibre tem um cheiro picante, picante e aromático que vem de óleos essenciais e compostos fenólicos como gingeróis e shogaols na raiz.
Benefícios do gengibre para a saúde
A raiz de gengibre tem sido utilizada desde a antiguidade por suas propriedades anti-inflamatórias, carminativas, anti-flatulentas e antimicrobianas.
A força antioxidante total medida em termos de capacidade de absorção de radicais de oxigênio (ORAC) da raiz de gengibre é 14,840 μmol TE / 100 g.
Anti-inflamatório e muito mais
Contém saúde que beneficia óleos essenciais como gingerol, zingerona, shogaol, farneseno e pequenas quantidades de ß-phelladrene, cineol e citral .
Os gengibres ajudam a melhorar a mobilidade intestinal e foram antiinflamatórios, analgésicos (analgésicos), calmantes do nervo, propriedades antipiréticas e antibacterianas.
Estudos demonstraram que pode diminuir a náusea induzida por doença de movimento ou gravidez e pode ajudar a aliviar a dor de cabeça de enxaqueca.
Estudos sugerem que o zingerone, um composto químico que dá caráter pungente à raiz do gengibre, é eficaz contra a diarréia induzida por E. coli , especialmente em crianças.
Baixa caloria, mas com muitos nutrientes
A raiz do gengibre só tem 80 KCal por 100 g e não contém colesterol.
No entanto, ele compõe muitos nutrientes essenciais e vitaminas como a piridoxina (vitamina B-6), ácido pantotênico (vitamina B-5) que é necessário para uma saúde ideal.
Além disso, também possui uma boa quantidade de minerais como potássio, manganês, cobre e magnésio.
O potássio é um componente importante dos fluidos celulares e corporais que ajuda a controlar a freqüência cardíaca e a pressão arterial.
Usos medicinais
Fatias de raiz de gengibre, cozidas em água com suco de limão ou laranja é uma bebida popular à base de ervas na medicina ayurvédica para aliviar o resfriado comum, tosse e dor de garganta.
A sua extração é usada como um veículo para mascarar a amargura e dar mais sabor às preparações tradicionais de Ayurveda.
O gengibre aumenta a motilidade do trato gastrointestinal e tem propriedades analgésicas, sedativas, anti-inflamatórias e antibacterianas.
Estudos demonstraram que isso pode ajudar a reduzir a náusea da gravidez e pode ajudar a aliviar a enxaqueca.
Dicas de consumo
O gengibre pode ser cultivado como uma planta de jardim para que suas raízes e folhas frescas possam ser facilmente apanhadas para uso imediato.
No comércio, escolha raízes orgânicas e frescas sobre a forma seca, pois são superiores em qualidade e sabor.
As raízes frescas devem ser pesadas na mão.
O gengibre deve ser robusto, suculento, com casca cinza-amarela e livre de manchas escuras ou de mofo.
A raiz seca, em pó ou terra também pode ser encontrada nessas lojas.
Mas, lembre-se:eles podem conter níveis significativamente diminuídos de óleos voláteis como gingeróis.
A raiz fresca pode ser mantida na geladeira por até um mês ou mais.
O gengibre em pó / moído deve ser armazenado no refrigerador em recipientes hermeticamente fechados.
Para consumo, lave a raiz fresca de gengibre em água corrente fria ou enxágüe por alguns minutos para remover qualquer areia, solo ou resíduos de pesticidas.
A raiz fresca tem um sabor picante e um sabor picante e picante que pode atingir os sentidos no palato e na narina.
Para manter sua fragrância e sabores intactos, geralmente é adicionado no último momento nas receitas de culinária, uma vez que o cozimento prolongado resulta na evaporação de óleos essenciais.
Exemplos de preparo
- Raiz de gengibre fresca ou seca, juntamente com sementes de alho, coentro, cebola, tomate, cominho e mostarda feitas com uma pasta de caril saborosa que, em seguida, adicionada a uma variedade de preparações de vegetais e sopa.
- A raiz da erva também é usada na preparação de pepinos de manga , limão e spondias (ambara na Índia).
- O gengibre fresco pode ser usado na preparação de uma variedade de lanches picantes, doces e pão de gengibre na indústria de alimentos.
- O chá de gengibre é uma bebida popular em muitos países asiáticos.
Atenção para alérgicos
O gengibre estimula muitas glândulas de secretária no corpo.
Ele tem efeito “sialogógico” (aumenta a secreção de suco salivar na boca) nas glândulas salivares; aumentar a secreção da bile e sua liberação.
Portanto, a raiz pode ser contra-indicada em pacientes com história de cálculos biliares.
A raiz de gengibre também é conhecida por potencializar a toxicidade do medicamento anti-coagulante, a varfarina, resultando em episódios graves de sangramento.
Fontes
- USDA National Nutrient Database (em inglês).
- Gernot-Katzer’s spice pages (em inglês).
- Stanford School of Medicine Cancer information Page- Nutrition to Reduce Cancer Risk (em inglês).