Sendo uma das frutas mais utilizadas na produção de sucos e utilizadas como referência pelo seu alto potencial vitamínico, a laranja é uma das frutas favoritas do cardápio brasileiro e do mundo.
Com seu sabor inconfundível e seu poder nutritivo, a laranja é um fruto muito popular e de essência tropical, ideal como elemento saudável em sua alimentação.
7 benefícios incríveis da laranja para a saúde.
1. RICA EM FIBRAS
Os nutrientes da laranja são diversificados e abundantes. O fruto contém poucas calorias, não tem gorduras saturadas e colesterol, sendo é rica em fibra dietética, pectina, que é muito eficaz em indivíduos com excesso de peso corporal. Pectina, pela sua ação como um laxante de volume, ajuda a proteger a membrana mucosa do cólon, diminuindo o tempo de exposição a substâncias tóxicas, assim como por ligação a substâncias cancerígenas do cólon. A pectina também foi mostrado a reduzir os níveis de colesterol no sangue, diminuindo a sua re-absorção no cólon através da ligação a ácidos biliares no cólon.
2. EXCELENTE FONTE DE VITAMINA C
Laranja, assim como outras frutas cítricas, é uma excelente fonte de vitamina C – Fornece 53,2 mg por 100 g, cerca de 90% da DRI – além da vitamina C é um poderoso antioxidante natural, o consumo de alimentos ricos em vitamina C ajudam o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos, limpando os prejudiciais pró-inflamatórios e radicais livres do sangue.
3. FONTE DE ANTIOXIDANTES
Fruto da laranja contém uma variedade de fitoquímicos. Hesperetina, naringina, naringenina e são flavonoides encontrados em frutas cítricas. A naringenina é encontrado para ter um efeito bio-ativa para a saúde humana como anti-oxidante, sequestrante de radicais livres, anti-inflamatória, e um modulador do sistema imunitário. Esta substância foi também mostrado reduzir lesão oxidante de DNA em estudos in vitro. Força antioxidante total – ORAC da laranja é 1,816 mol TE por 100 g.
4. RICA EM VITAMINA A
Laranjas contêm também muito bons níveis de vitamina A, e outros flavonoides antioxidantes tais como alfa e beta-caroteno, beta-criptoxantina, zea-xanthin e luteina. Estes compostos são conhecidos por terem propriedades antioxidantes. A vitamina A é também necessária para a manutenção das membranas mucosas e da pele saudável e é essencial para a visão. Consumo de frutas naturais ricos em flavonóides ajuda o corpo a proteger de pulmão e cancro da cavidade oral.
5. FONTE DE VITAMINAS DO COMPLEXO B
O fruto é também uma boa fonte de vitaminas do complexo B, tais como a tiamina, piridoxina, e folatos. Essas vitaminas encontradas na laranja são essenciais no sentido de que o corpo exige-los de fontes externas para reabastecer.
6. FONTE DE POTÁSSIO E CÁLCIO
A laranja contém uma quantidade muito boa de minerais como potássio e de cálcio. O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo que ajuda a taxa cardíaca e o controlo da pressão arterial através de contrariar as acções de sódio.
7. DIMINUI O RISCO DE DOENÇAS DO CORAÇÃO
Frutas cítricas, como a laranja, têm sido valorizadas por suas propriedades nutritivas e saudáveis antioxidante. É cientificamente comprovado que as frutas cítricas, especialmente laranjas, em virtude de sua riqueza em vitaminas e minerais, tem muitos benefícios à saúde. Além disso, está agora a começar a ser apreciado que os outros biologicamente ativos, não nutrientes compostos nas frutas cítricas, tais como fitoquímicos antioxidantes, fibras solúveis e insolúveis na dieta contribui em corte de risco para o cancro, as doenças crónicas, como a artrite, obesidade, e coronárias doenças do coração.
Veja no vídeo mais sobre os benefícios da laranja para saúde.
HISTÓRIA DO FRUTO
A história da laranja começa na Índia, onde esta se espalhou pela Ásia e se popularizou pela região. A laranja doce foi trazida da China para o continente Europeu por volta do século XVI, por conta dos portugueses.
Em toda sua história, um dos primeiros e principais locais onde foi realizado o cultivo da laranja foi na França. Atualmente, com grande influência na economia de vários países, seu cultivo é altamente praticado na Espanha, Itália, Romênia e em Portugal.
Produções significativas também podem ser destacadas na África do Sul, Angola, Zimbabue, Estados Unidos, Argentina e Brasil, considerando nosso país como maior produtor de laranja do mundo.
Espécies da Laranja
As principais espécies da laranja são a Citrus máxima e a Citrus reticulata, considerando ambas as frutas da ordem Sapindales. Seu gênero é o Citrus, onde se encontra com outros frutos como a tangerina e a cimboa. Pertence à família Rutaceae, entre outras frutas cítricas.
Países de origem do Fruto
Como outros frutos do gênero Citrus, acredita-se que a laranja é originária de regiões entre a Índia e o sudeste do Himalaia, assim como limões, cidras, toranjas, entre outros. Levados para o norte da África e para o sul da Europa, os frutos tornaram diferentes variedades pelo globo.
Estrutura da Laranja
A casca exterior preserva a camada branca, que conta com gomos e é a parte mais consumida da fruta. Seu sabor varia do doce ao ácido, e a preferência é consumi-la descascada ao natural.
Muito bom parabens pelo artigo