Coentro é uma das ervas mediterrâneas tradicionais, comumente empregada em pratos salgados em quase todas as partes do mundo.
Ele carrega muitos compostos químicos derivados de plantas importantes que são conhecidos por propriedades de prevenção de doenças e promoção da saúde.
O coentro de plantas é bastante semelhante ao aneto em relação à utilidade, onde tanto suas folhas como as sementes podem ser usadas na culinária.
Benefícios do coentro para a saúde
A erva de coentro é muito baixa em calorias e não contém colesterol.
No entanto, suas folhas verdes profundas possuem boas quantidades de antioxidantes, óleos essenciais, vitaminas e fibras alimentares, o que pode ajudar a reduzir os níveis de LDL ou “colesterol ruim” no sangue.
Suas folhas e sementes contêm muitos óleos voláteis essenciais, tais como borneol, linalool, cineole, cymene, terpineol, di-penteno, phellandrene, pineno e terpinoleno .
As pontas das folhas e do caule também são ricas em inúmeros flavonóides polifenólicos antioxidantes, como quercetina, kaempferol, rhamnetin e apigenina.
Fonte de minerais
A erva é uma boa fonte de minerais como potássio, cálcio, manganês, ferro e magnésio.
O potássio é um componente importante dos fluidos celulares e corporais que ajudam a regular a freqüência cardíaca e a pressão arterial.
O ferro é essencial para a produção de glóbulos vermelhos.
O corpo humano usa manganês como cofator para a enzima antioxidante, superóxido dismutase.
Fonte de vitaminas
O coentro é rico em muitas vitaminas vitais, incluindo ácido fólico, riboflavina, niacina, vitamina A, betacaroteno, vitamina C, que são essenciais para a saúde ideal.
A vitamina C é um poderoso antioxidante natural. 100 g de folhas de coentro proporcionam 30% dos níveis diários recomendados de vitamina C.
Ele fornece 6.748 UI de vitamina A por 100 g, cerca de 225% da ingestão diária recomendada.
A vitamina-A, uma importante vitamina lipossolúvel e antioxidante, também é necessária para manter mucosa e pele saudáveis e também é essencial para a visão.
O consumo de alimentos naturais ricos em vitamina A e flavonóides (carotenos) pode ajudar a proteger os cânceres de pulmão e cavidade oral.
Coentro é uma das mais ricas fontes de ervas para a vitamina K. Ele fornece cerca de 258% de DRI.
A vitamina K tem um papel potencial na construção da massa óssea por meio da promoção da atividade osteoblástica nos ossos.
Também tem um papel estabelecido no tratamento de pacientes com doença de Alzheimer, limitando o dano neuronal em seu cérebro.
As folhas de cilantro fornecem apenas 23 calorias / 100 g, mas seu perfil de fitonutrientes não é menos do que qualquer superalimento que nos rodeia.
Esta erva de quintal humilde fornece (% de RDA / 100g):
- 15% de folatos,
- 11% de vitamina B-6 (piridoxina),
- 45% de vitamina C,
- 225% de vitamina A,
- 258% de vitamina K,
- 22% de ferro e
- 18% de manganês.
(Nota: RDA – Subsídio diário recomendado).
Dicas de consumo
Folhas frescas de coentro, bem como sementes estão disponíveis nos mercados e nas lojas de ervas o ano todo.
Sempre compre folhas frescas, pois é mais rica em sabor e em muitas vitaminas e antioxidantes vitais como β-caroteno, vitamina C e folatos.
Ao comprar, procure folhas vibrantes de cores verdes com hastes firmes.
Suas folhas devem estar livres de qualquer deterioração ou descoloração amarela.
Tente comprar folhas frescas das fazendas orgânicas locais, uma vez que a erva possui um sabor intenso e refrescante além de garantir que você tenha uma qualidade superior livre de resíduos de pesticidas.
Para preparar, lave-os com água limpa, descarte as raízes, as folhas antigas ou as feridas.
O coentro fresco deve ser armazenado na geladeira em uma bolsa zip ou envolto em uma toalha de papel ligeiramente úmida.
Use o mais cedo possível, pois perde sabor e nutrientes rapidamente se mantido por períodos mais longos.
As sementes de coentro, bem como o seu óleo, estão disponíveis nos mercados e são utilizadas principalmente como tempero.
Uso medicinal
As partes de ervas (folhas, raízes e caule) da planta do coentro têm propriedades anti-sépticas e carminativas.
A erva contém muitos compostos fitoquímicos; antioxidantes de flavonóides fenólicos como quercetina e óleos essenciais encontraram aplicação em muitos medicamentos tradicionais como analgésico, afrodisíaco, antiespasmódico, alisador de flatos (carminativo), depurativo, desodorante, digestivo, fungicida, lipolítico, estimulante e estomacal.
O óleo de semente de coentro foi encontrado em muitos medicamentos tradicionais como analgésico, afrodisíaco, antiespasmódico, desodorante, digestivo, carminativo, fungicida, lipolítico (perda de peso), estimulante e estomacal.
Exemplos de preparo
- As folhas de coentro são utilizadas na preparação de muitos pratos populares na cozinha da Ásia e do Leste Europeu desde os tempos antigos.
- Quando adicionado em combinação com outras ervas domésticas e especiarias, melhora sabor e sabor de vegetais, frango, peixe e pratos de carne.
- A erva também foi utilizada na preparação de sopas e molhos.
- Folhas de coentro frescas cortadas e salteadas são uma excelente adição a uma salada verde.
- O pó de sementes de coentro é um dos ingredientes principais utilizados na preparação de pó garam masala .
Fontes
- USDA National Nutrient Database (em inglês).
- Stanford School of Medicine Cancer information Page-Nutrition to Reduce Cancer Risk.(em inglês).
- UC Vegetable Research & Information center– Cilantro production in California -pdf. (em inglês).