Caqui: todas as suas propriedades e benefícios para a saúde
O caqui ou pau-rosa, originário da China e fruta nacional do Japão, com uma cor laranja avermelhada que lembra o tomate, tem uma polpa suculenta, doce e gelatinosa que cativa até se tornar uma fruta favorita, ou não, não há meio termo.
Essa fruta avermelhada, conhecida como caqui ou dióspiro, contém toneladas de nutrientes, além de um sabor delicioso e único.
Conheça mais o caqui
O nome científico do caqui é Diospyros kaki, que significa “fruto do fogo divino”, o que revela a estima que ele tem no Oriente. Quando cortado, o formato do caqui se assemelha a um coração, talvez como uma propaganda de seus benefícios à saúde. Sua polpa suculenta e doce e sua textura suave e cremosa podem nos fazer perguntar por que nunca o provamos antes.
Sua peculiaridade começa com a árvore que o produz, um parente da árvore do ébano com uma madeira dura que também é valorizada na marcenaria. A copa piramidal, que se torna mais arredondada com o tempo, veste suas folhas de outono bem cedo, tornando-as vermelhas e alaranjadas antes de caírem.
Essa delicada raridade, assim como outras delícias botânicas, é originária da China, em particular da costa, onde foi cultivada há cerca de 3.000 anos. Portanto, não é de surpreender que, com o tempo, tenha se espalhado para a Coreia, Vietnã, Indonésia, Filipinas e, acima de tudo, para o Japão, de onde vem o nome caqui.
Em meados do século XIX, chegou à América do Norte e, pouco depois, à bacia do Mediterrâneo. Existem mais de mil variedades de caquis, embora apenas algumas delas sejam cultivadas comercialmente. Eles são divididos em dois tipos: adstringentes e não adstringentes.
Essa característica marcante de seu sabor se deve à sua riqueza em taninos, substâncias amargas que causam aspereza no paladar e que desaparecem à medida que a fruta amadurece.
4 Benefícios do Caqui para Saúde!
Além de ser uma excelente fonte de carboidratos, o caqui contém outros nutrientes e benefícios à saúde que o tornam digno de um lugar no seu prato.
Os caquis podem ajudar a prevenir cãibras
Com 270 miligramas de potássio por fruta, o equivalente a dois terços de uma banana, o caqui é uma escolha inteligente para qualquer atleta, confirma Ehsani. “O potássio é um eletrólito importante que todos precisam diariamente, mas especialmente para o desempenho de um atleta. A baixa ingestão de potássio pode levar a cãibras musculares”, diz ele. Os caquis também promovem um coração e ossos fortes.
O caqui é um alimento saudável para o coração
Um caqui fornece 6 gramas de fibra, um tipo de carboidrato saudável que tem sido associado a um menor risco de doença cardíaca. O potássio contido nos caquis também pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Além disso, foi demonstrado que a ingestão adequada de folato e vitamina C reduz o risco de derrame, e os caquis contêm ambas as vitaminas.
Os caquis protegem sua visão
Assim como também, os caquis são muito ricos em luteína e zeaxantina, duas formas de betacaroteno que promovem a saúde dos olhos. Esses antioxidantes atuam como a primeira linha de defesa contra a perda de visão relacionada à degeneração macular relacionada à idade.
Os caquis ajudam a estimular o sistema imunológico
“Os caquis são uma boa fonte de vitamina C e vitamina A, dois antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de muitas doenças”, diz Ehsani. Esses antioxidantes combatem os radicais livres e ajudam a controlar a inflamação.
Devido ao desgaste das longas sessões de treinamento, os atletas de resistência tendem a ser mais suscetíveis a infecções respiratórias do que a média das pessoas. Comer uma boa fonte de frutas e vegetais ricos em vitamina C, como caquis, é uma forma de combater a infecção.
Embora nenhuma dieta possa evitar a infecção, ela pode ajudar a aumentar as defesas do corpo para combater qualquer invasor estrangeiro antes que ele cause uma doença completa. O consumo de alimentos ricos em vitamina C também pode ajudar na absorção de alimentos ricos em ferro. (O ferro também é um mineral muito importante, principalmente para as mulheres atletas).
Processamento do caqui
Primeiramente, os amantes da experimentação acharão o caqui um ingrediente atraente. A forma mais comum de consumir o caqui é como fruta. Quando está maduro, geralmente no início de novembro, você pode simplesmente dividi-lo horizontalmente e comê-lo com uma colher. E Em vermelho vivo, quando maduro, a polpa próxima à casca é gelatinosa e doce como geleia, mas não enjoativa.
Se for um caqui Sharon, uma variedade israelense, o sabor é mais suave, mais leve e menos doce, e a textura é fresca e crocante. Você pode comer o caqui em pedaços, com casca e tudo. Depois disso, geralmente você pode misturá-lo com queijos, iogurtes e nozes, ou transformá-lo em compota ou geleia.
Dicas de consumo
Você pode usar o caqui vermelho vivo diretamente, como se tivesse sido transformado em geleia, para um contraste doce e azedo. Até mesmo caramelize-o com uma cebola ou alho poró e um pouco de gengibre ou pimenta do reino para enriquecê-lo ainda mais.
Em cremes, você pode adicionar o caqui como guarnição para o prato. Ele também pode ser incluído em quiches, pizzas de vegetais, tortas de vegetais, mas sempre em quantidades moderadas.
Para misturá-lo com massas, é necessário encontrar parceiros que combinem: cogumelos, queijos intensos, frutas secas e nozes… Com cereais, cuscuz, arroz basmati ou tailandês, bulgur ou quinoa ficam mais exóticos com um caqui salteado crocante.
Aviso de segurança
Em conclusão, pessoas que sofrem de insuficiência renal e precisam de dietas especiais controladas nesse mineral devem levar em consideração o alto teor de potássio do caqui. As pessoas que sofrem de diabetes devem levar em conta seu teor de açúcar e consultar seu médico para saber se devem consumi-lo.
Especialistas familiarizados com essa fruta explicam que pessoas que passaram por cirurgia de úlcera estomacal não devem consumir caqui em excesso, pois ele pode causar obstrução intestinal.
[…] disso, o fruto do abacate, como caqui, contêm uma concentração elevada de tanino. Tanino é um composto fenólico poli-, uma vez que […]
Finding this post has anwsreed my prayers
Finding this post has anwsreed my prayers
[…] disso, o fruto do abacate, como caqui, contêm uma concentração elevada de tanino. Tanino é um composto fenólico poli-, uma vez que […]
[…] http://formasaudavel.com.br/caqui/ […]
[…] http://formasaudavel.com.br/caqui/ […]