Caqui

761

Também conhecido como dióspiro, o caqui é o fruto de uma planta denominada por caquizeiro. Trata-se de uma árvore da família Ebenaceae com o nome científico de Diospyros Kaki L. f.. A história desse fruto é bastante interessante e remonta tempos muito antigos, sendo originária da China e muito popular no Japão.

O fruto do Caqui é bastante popular e se apresenta em uma variedade de espécies e variedades, sendo que as primeiras variedades a serem trazidas para o Brasil datam de 1916 e foram trazidas por alguns imigrantes japoneses.

O fruto de Caqui é cultivado em muitos locais do mundo e tem características que variam bastante de uma variedade do fruto para a outra.

Composição do Caquizeiro

O pé de caqui costuma ser uma árvore não muito alta e com muitas ramificações de galhos finos, mas com boa resistência para segurar os frutos que pesam aproximadamente 100g cada. A planta é bastante folhosa, com folhas bem escuras e de textura lisa e brilhante.

O fruto de caqui apresenta uma boa adaptação e pode ser cultivado em diferentes tipos de solos, sendo mais propício para locais com temperaturas mais baixas e frias, como os climas subtropical ou temperado. No Brasil, os frutos são bastante cultivados na região sul e sudeste e podem ser encontradas algumas variedades bastante interessantes do caqui.

Espécies e estrutura do Caqui

Existem diferentes espécies de caqui ao redor do mundo, mas as mais comuns para nós são o caqui doce, que apresenta casca vermelha quando maduro e polpa bastante macia e doce, sendo um fruto muito sensível.

Por ouro lado, a versão mais adaptada ao Brasil é a do caqui-chocolate, que possui um sabor adstringente e cor alaranjada, com presença de riscas marrom em seu interior, além de uma textura bastante firme e que lembra a de uma maçã, sendo menos saboroso que o doce.

7 Benefícios do Caqui para Saúde!

1# O fruto é moderadamente ricos em calorias (fornece 70 calorias / 100g), mas muito pobre em gorduras. Sua textura suave carne é uma boa fonte de fibra dietética. 100 g de frutas frescas detém 3,6 g ou 9,5% da ingestão diária recomendada de fibras.

2# Caqui conter saúde beneficiando flavonóides poli-fenólico anti-oxidantes, tais como as catequinas e as gallocatechins, além de ter um composto anti-tumoral importante, o ácido betulínico. As catequinas são conhecidos por ter anti-infeccioso, anti-infamatório e anti-hemorrágico (previne o sangramento de pequenos vasos sanguíneos) propriedades.

3# Caquis frescos compor outros compostos anti-oxidantes como a vitamina A, o beta-caroteno, licopeno, luteína, zea-xantina e criptoxantina. Juntas, essas funções compostos como catadores de proteção contra os radicais livres derivados de oxigênio e espécies reativas de oxigênio (ROS) que o jogo um papel no envelhecimento e vários processos de doença.

4# Zea-xantina, um importante carotenóides na dieta, seletivamente absorvido pela macula lutea da retina nos olhos, onde é pensado para proporcionar antioxidante e funções de filtragem de luz de proteção; Assim, ajuda a prevenir a “macular relacionada com a doença macular relacionada à idade” (DMRI) em idosos.

5# Caquis também são uma boa fonte de vitamina-C, outro poderoso antioxidante (caquis chineses e americanos, especialmente nativas; fornecer 80% do DRI). O consumo regular de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres, pró-inflamatórias prejudiciais.

6# O fruto é bom em muitos valiosas vitaminas do complexo B, como o ácido fólico, piridoxina (vitamina B-6), tiamina … etc. Estas vitaminas atuam como co-fatores para várias funções enzimáticas metabólicas no organismo.

7# Frutos de caqui são benéficos ​​também por conter quantidades de minerais como potássio, manganês (15% de DRI), cobre (12% de DRI), e fósforo. O manganês é um co-fator para a enzima, superóxido dismutase, que é um potente captador de radicais livres. O cobre é um co-fator para muitas enzimas vitais, incluindo citocromo c oxidase e superóxido dismutase (função de outros minerais, como co-factores para esta enzima são o manganês e zinco). O cobre também é necessário para a produção de células vermelhas do sangue.

Veja no vídeo mais sobre os Benefícios da Fruta Caqui para Saúde!

Join the Conversation

    1. Finding this post has anwsreed my prayers

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Forma Saudável © Copyright 2020. Todos os direitos reservados.
Close