Abacate

Publicado em Alimentação, Frutos, por Rodrigo Fragoso.

Origem: México e América do Sul | Sazonalidade: Fevereiro a agosto.

Abacate
Abacate

 Abacate é um fruto sutilmente saboroso e amanteigado, estando entre as frutas mais populares e com perfil nutricional semelhante ao de algumas nozes e sementes comestíveis. Abacate é de tamanho médio, a árvore do fruto pode chegar a cerca de 20 a 30 metros de altura, com grandes folhas verdes. O abacateiro prefere solo fértil, com alto teor de umidade para florescer.

Pequenas flores verdes aparecem durante o inverno no abacateiro. Depois de cerca de 8 a 10 meses depois, centenas de frutos em forma de pera grande, de cor verde.O abacate, assim como banana, depois que amadurece e cresce a sua colheita e feita. Uma vez que amadurecem, os abacates ficam verdes escuras e cedem à pressão suave das mãos.

No interior, a carne do abacate tem cor de creme de manteiga consistência semelhante com gosto e aroma agradável. No centro da fruta de abacate existe uma única semente na cor marrom. Em média, cada fruto de abacate pesa cerca de 300 a  700 g, embora os abacates  mais pesados  são bastante comuns nos mercados.

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9 Benefícios do Fruto de Abacate para Saúde!Sem título

  • Abacates, como as azeitonas, são ricos em gorduras monoinsaturadas e calorias. No entanto, eles são muito ricos em fibras alimentares, vitaminas e minerais e embalado com saúde beneficiando nutrientes para as plantas.
  • A polpa cremosa do abacate é uma fonte muito boa de monoácidos gordos insaturados tais como ácido oleico e palmitoleico, bem como Omega-6 poli-insaturado de ácido linoleico ácido gordo.
  • Pesquisas sugerem que a dieta mediterrânica, que é rico em monoinsaturados ácidos graxos ajudam a reduzir o colesterol LDL e HDL ou ruim aumento ou bom colesterol, assim, prevenir a doença arterial coronariana e acidentes vasculares cerebrais, favorecendo o perfil lipídico no sangue.
  • Os abacates são uma boa fonte de fibras solúveis e insolúveis dietético. 100 g de fruta fornece 6,7 g ou cerca de 20% da ingestão diária recomendada. As fibras alimentares ajudar a reduzir níveis de colesterol no sangue e prevenir a constipação.
  • Além disso, o fruto do abacate, como caqui, contêm uma concentração elevada de tanino. Tanino é um composto polifenólico, uma vez que foi identificada como um agente anti nutricional, mas tem como benéfico o anti-inflamatório, anti-úlcera e propriedades antioxidantes.
  • O abacate contém flavonoides fenólicos para o bem estar da saúde, tais como poli antioxidantes criptoxantina, luteína, zea-xanthin, beta e alfa caroteno em pequenas quantidades. Em conjunto, estes compostos atuam como agentes de limpeza de proteção contra o oxigênio de radicais livres e as espécies reativas de oxigênio – ROS que desempenham um papel no envelhecimento e processos de várias doenças.
  • O abacate faz bem a saúde concentrando algumas vitaminas importantes. A vitamina A, E, e K são especialmente concentrados na  polpa cremosa do abacate.
  • Abacate é também excelentes fontes de minerais como o ferro, cobre, magnésio e manganês. O magnésio é essencial para o fortalecimento do osso e tem um papel protetor cardíaco também. O manganês é usado pelo corpo como um cofator para a enzima antioxidante superóxido dismutase. Ferro e cobre, são necessários para a produção de células vermelhas do sangue.
  • Abacate maduro é uma fonte muito rica de potássio. 100 g de fruta fornece 485 mg ou cerca de 10% dos níveis requeridos diariamente. O potássio é um componente importante de fluidos celulares e corpo onde ela ajuda a regular o ritmo cardíaco e da pressão arterial, contrariando os efeitos ruins de sódio.

Veja no vídeo mais sobre os Benefícios do Abacate para Saúde!