Caqui

Publicado em Alimentação, Frutos, por Rodrigo Fragoso.

Origem do Caqui: Ásia | Sazonalidade do Caqui: Março a Julho.

Caqui
Caqui

Também conhecido como dióspiro, o caqui é o fruto de uma planta denominada por caquizeiro. Trata-se de uma árvore da família Ebenaceae com o nome científico de Diospyros Kaki L. f.. A história desse fruto é bastante interessante e remonta tempos muito antigos, sendo originária da China e muito popular no Japão.

O fruto do Caqui é bastante popular e se apresenta em uma variedade de espécies e variedades, sendo que as primeiras variedades a serem trazidas para o Brasil datam de 1916 e foram trazidas por alguns imigrantes japoneses.

O fruto de Caqui é cultivado em muitos locais do mundo e tem características que variam bastante de uma variedade do fruto para a outra.

Composição do Caquizeiro.
O pé de caqui costuma ser uma árvore não muito alta e com muitas ramificações de galhos finos, mas com boa resistência para segurar os frutos que pesam aproximadamente 100g cada. A planta é bastante folhosa, com folhas bem escuras e de textura lisa e brilhante.

O fruto de caqui apresenta uma boa adaptação e pode ser cultivado em diferentes tipos de solos, sendo mais propício para locais com temperaturas mais baixas e frias, como os climas subtropical ou temperado. No Brasil, os frutos são bastante cultivados na região sul e sudeste e podem ser encontradas algumas variedades bastante interessantes do caqui.

Espécies e estrutura do Caqui.
Existem diferentes espécies de caqui ao redor do mundo, mas as mais comuns para nós são o caqui doce, que apresenta casca vermelha quando maduro e polpa bastante macia e doce, sendo um fruto muito sensível.

Por ouro lado, a versão mais adaptada ao Brasil é a do caqui-chocolate, que possui um sabor adstringente e cor alaranjada, com presença de riscas marrom em seu interior, além de uma textura bastante firme e que lembra a de uma maçã, sendo menos saboroso que o doce.

caqui-beneficios

Os Benefícios do Fruto de Caqui para Saúde!

  • De um ponto de vista nutricional, a fruta caqui contém 70 kcal – 100g , que provêm principalmente de hidratos de carbono, embora também forneça 10 mg de vitamina C –  100g  – cerca de um sexto do consumo diário recomendado. O fruto do caqui também tem pequenas quantidades de carotenoides.
  • A vitamina C pode ter uma influência, em alguns estados fisiológicos, tais como a supressão da formação de nitrosamina no intestino. Nitrito, que é encontrada em produtos alimentares e de água, reage com as aminas, a fim de produzir nitrosaminas carcinogênicas, cujas características foram testadas. A capacidade antioxidante da vitamina C também pode proteger contra câncer, intensificando as funções imunológicas. As dietas ricas em carotenoides têm sido relacionadas a uma diminuição do risco de câncer e doenças cardiovasculares.
  • Diferentes partes do caqui são utilizadas para fins medicinais: o fruto, as folhas, a casca de árvore, ou mesmo as flores. Caqui reduz a pressão sanguínea, alivia a tosse e previne arteriosclerose, entre muitas outras propriedades. Quando é imaturo, que contém uma grande quantidade de iodo, que ajuda a aliviar o bócio. Nos últimos anos, tem sido afirmado que as folhas caqui são boas para reduzir a pressão, a prevenção da arteriosclerose, purificar o sangue e lubrificar os intestinos.
  • Além disso, o caqui é um calmante, estimula os fluidos corporais e acalma a sede. O fruto fortalece o baço, limpa o sangue, previne e trata as diarreia  e hemorroidas. As flores de caqui são usadas ​​para tratar o sarampo, enquanto que a casca da árvore é utilizada para curar queimaduras. Caquis são adequados para pessoas fracas e deprimidos, por ser rica em vitaminas do tipo B.

Veja no vídeo mais sobre os Benefícios da Fruta Caqui para Saúde!

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