Caqui

Publicado em Alimentação, Dicas de Saúde, Frutos, por Rodrigo Fragoso.

Origem: Ásia | Sazonalidade: Março a Julho.

Caqui
Caqui

Caqui é um fruto tropical de cor laranja, pele lisa e um sabor muito doce.

O fruto de caqui é normalmente consumido puro, como um fruto fresco, embora seja também utilizado em bolos ou doces.

As variedades tradicionais de caqui foram adstringentes, mas nas variedades recentemente obtidos esta característica tem sido reduzida até uma grande extensão. Em geral, a fruta de caqui é consumida madura.

É possível comer o fruto de caqui puro ou como parte de doces, tortas ou compotas. Sua importância nutritiva reside na sua riqueza de vitaminas, principalmente a vitamina A e C. Também fornece pequenas quantidades de vitamina B1, B2 e B3.

Existem três espécies de caqui: os chineses, os japoneses e as espécies de Virginia. O primeiro é a espécie mais cultivada, enquanto que o último geralmente cresce selvagem.

As variedades de caqui são distinguidas em “adstringente”. Os primeiros são o tradicional, e a segunda, a mais recente, são os consumidos hoje em dia.

O caqui inclui três espécies diferentes do gênero Diospiros, que se distinguem pelo seu tamanho e sabor. O caqui Chinês – kaki é a variedade mais cultivada e é consumido cru como fruta fresca e também preparado de muitas maneiras.

A fruto tem um diâmetro de 3-9cm e um peso que varia de 80 a 250 g, de acordo com a variedade. Caqui é vermelho, laranja ou amarelo, com uma polpa de laranja doce e suculenta, embora com um ligeiro sabor acentuado.

O Caqui japonês – Lotus, é semelhante ao das espécies anteriores, e é cultivada principalmente no Extremo Oriente e Itália.

O caqui americano ou caqui de Virgínia ou virginiana, mede 2-5cm de diâmetro e é amarelo ou laranja. É pouco cultivado e, por isso, é colhida de árvores silvestres.

Veja 4 Benefícios do Fruto de Caqui para Saúde!

  • De um ponto de vista nutricional, a fruta caqui contém 70 kcal / 100g , que provêm principalmente de hidratos de carbono, embora também forneça 10 mg de vitamina C / 100g  - cerca de um sexto do consumo diário recomendado. O fruto do caqui também tem pequenas quantidades de carotenoides.
  • A vitamina C pode ter uma influência, em alguns estados fisiológicos, tais como a supressão da formação de nitrosamina no intestino. Nitrito, que é encontrada em produtos alimentares e de água, reage com as aminas, a fim de produzir nitrosaminas carcinogênicas, cujas características foram testadas. A capacidade antioxidante da vitamina C também pode proteger contra câncer, intensificando as funções imunológicas. As dietas ricas em carotenoides têm sido relacionadas a uma diminuição do risco de câncer e doenças cardiovasculares.
  • Diferentes partes do caqui são utilizadas para fins medicinais: o fruto, as folhas, a casca de árvore, ou mesmo as flores. Caqui reduz a pressão sanguínea, alivia a tosse e previne arteriosclerose, entre muitas outras propriedades. Quando é imaturo, que contém uma grande quantidade de iodo, que ajuda a aliviar o bócio. Nos últimos anos, tem sido afirmado que as folhas caqui são boas para reduzir a pressão, a prevenção da arteriosclerose, purificar o sangue e lubrificar os intestinos.
  • Além disso, o caqui é um calmante, estimula os fluidos corporais e acalma a sede. O fruto fortalece o baço, limpa o sangue, previne e trata as diarreia  e hemorroidas. As flores de caqui são usadas ​​para tratar o sarampo, enquanto que a casca da árvore é utilizada para curar queimaduras. Caquis são adequados para pessoas fracas e deprimidos, por ser rica em vitaminas do tipo B.

Veja no vídeo mais sobre os Benefícios da Fruta Caqui para Saúde!