Aspargos

Aspargos tem sido reverenciada desde os tempos antigos pelos gregos e romanos como uma iguaria apreciada.

É um dos mais antigos vegetais registradas, é pensado para ter originado ao longo das regiões costeiras de áreas do Mediterrâneo e Ásia Menor orientais.

Botanicamente esta planta herbácea perene pertence ao Asparagaceae família.

Aspargos está intimamente relacionada com os membros da família Liliaceae que inclui cebola , o alho , tulipa, narciso.

Nome científico: A. officinalis . Hoje em dia é cultivado como uma grande cultura comercial na China, Europa, Peru, Austrália e EUA.

Para cultivar, coroas de espargos são plantadas pelo início da primavera cresce em ramificada hastes altas tendo finas samambaia-como agulhas verdes (phylloclades) dando à planta uma aparência de penas em geral.

Aspargos também pode ser estabelecida por transplante de mudas de 10-12 semanas de idade ou semeadura direta.

Uma planta totalmente crescido atinge cerca de 5 metros de altura.

Escamosas Jovem lanças comestíveis emergir dos extensos sistemas radiculares emaranhados, que estão prontos para a colheita de primavera.

Em geral, de 7 a 9 centímetros de comprimento brotos são colhidos por qualquer rotura ou usando uma faca, corte perto do nível do solo.

Não há necessidade de cortar brotos de aspargos bem abaixo do solo com uma faca. Isto pode ferir outros botões em erupção na coroa.

O coto que é deixado no solo após a rotura seca e se desintegra.

Tempo quente faz com que as lanças ponta para abrir prematuramente, o que pode reduzir o seu sabor e qualidade.

Espargos é normalmente colhido uma vez por ano durante um período de 8 a 10 semanas.

São produzidos por cobertura tiros em erupção com um monte, privando-os de luz solar.

Este método, como em endívia , faz com que os brotos empalidecer através da inibição da fotossíntese.

Muitas vezes, suas lanças descascadas são os preferidos na Europa, devido ao seu sabor delicado e sabor agradável.

Essa é a tabela nutricional do aspargo:

Aspargos por 100 g ( A. officinalis)
valor ORAC 2150

Princípio Valor nutricional Porcentagem de RDA
Energia 20 kcal 1%
Carboidratos 3,38 g 2,5%
Proteína 2,20 g 4%
Gordura total 0,12 g 0,5%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 2,1 g 5,5%
Vitaminas
Folatos 52 µg 13%
Niacina 0,978 mg 6%
Ácido pantotênico 0,274 mg 5%
Piridoxina 0,091 mg 7%
Riboflavina 0,141 mg 11%
Tiamina 0,143 mg 12%
Vitamina C 5,6 mg 9%
Vitamina A 756 UI 25%
Vitamina E 1,13 mg 7,5%
Vitamina K 41,6 µg 35%
Eletrólitos
Sódio 2 mg <1%
Potássio 202 mg 4%
Minerais
Cálcio 24 mg 2,5%
Cobre 0,189 mg 21%
Ferro 1,14 mg 14%
Magnésio 14 mg 1%
Manganês 0,158 mg 7%
Fósforo 52 mg 7,5%
Selênio 2,3 µg 4%
Zinco 0,54 mg 5%
Fito-nutrientes
Caroteno-ß 449 µg
Caroteno-α 9 µg
Luteína-zeaxantina 710 µg

Fonte: Base de dados do USDA National Nutrient

espargos-beneficios

9 Benefícios do Aspargos para saúde!

aspargos é um vegetal de baixo teor calórico.

100 g de lanças frescas dar apenas 20 calorias.

Mais calorias serão queimadas para digerir do que ganhou, o fato, o que se encaixa na categoria de baixa caloria ou negativo calorias vegetais.

Controla a prisão de ventre

Além disso, as lanças contêm níveis moderados de dieta de fibra.

100 g de lanças frescas fornecer 2,1 g de fibras.

A fibra dietética ajuda a controlar as condições de prisão de ventre, diminuição ruim (LDL colesterol) ligando-se a ele nos intestinos, e regular os níveis de açúcar no sangue.

Estudos sugerem que dieta rica em fibras ajuda reduzir os riscos de câncer de cólon-retal, impedindo compostos tóxicos nos alimentos de absorção.

Usado no tratamento de doenças como a síndrome do intestino irritável

Seus brotos têm sido muito utilizados em muitos medicamentos tradicionais para tratar doenças como a hidropisia e síndrome do intestino irritável.

Ajuda a remover os radicais livres

Aspargos são a boa fonte de antioxidantes, como a luteína, zea-xantina, carotenos , e criptoxanthins .

Juntos, esses compostos flavonoides ajudam a remover os radicais livres oxidantes prejudiciais do corpo protegê-la de um possível câncer, doenças neuro-degenerativas e infecções virais.

Sua força antioxidante total, medido em termos de capacidade de absorção de oxigênio radical (valor ORAC) é 2,150 mol TE/100 g.

Ajuda a prevenir problemas na gravidez

Aspargos são ricos em folatos.

100 g de lanças fornecer cerca de 54 mg ou 14% da RDA de ácido fólico.

Os folatos são um dos co-fatores importantes para a síntese de DNA dentro da célula.

Estudos científicos têm demonstrado que o consumo adequado de folatos na dieta durante o período de pré-concepção e durante a gravidez precoce,

a ajuda previne defeitos do tubo neural no bebê recém-nascido.

Grupo do complexo B

Aspargos são também ricos em grupo do complexo B de vitaminas, tais como a tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B6 (piridoxina),

e ácido pantotênico aqueles são essenciais para enzimática celular óptimo e funções metabólicas.

Fonte de antioxidantes

Aspargos frescos também contém quantidades justas de vitaminas anti-oxidantes como a vitamina C, vitamina A e vitamina-E.

O consumo regular de alimentos ricos nessas vitaminas ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres,

pró-inflamatórias prejudiciais do corpo.

Fonte de Vitamina K

Seus brotos são também boa fonte de vitamina K,  fornecendo cerca de 35% do DRI.

A vitamina K tem potencial para a saúde papel osso, promovendo osteotrophic (formação óssea) atividade.

Os níveis de vitamina K adequados na dieta ajuda limitando os danos neuronais no cérebro, assim, estabeleceu papel no tratamento de pacientes que sofrem de doença de Alzheimer .

Rico em Minerais

Aspargos é bom em minerais, especialmente cobre e ferro.

Além disso, ele tem pequenas quantidades de outros minerais e electrólitos, tais como o cálcio, potássio, manganês e fósforo essenciais.

potássio é um componente importante das células e fluidos corporais, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e da pressão sanguínea por efeitos de sódio combate.

O manganês é usado pelo corpo como um co-fator para a enzima antioxidante superóxido dismutase . cobre é necessário para a produção de células vermelhas do sangue.

ferro é necessário para a respiração celular e formação de células vermelhas do sangue.

Veja no vídeo abaixo como preparar uma sopa de Aspargos!

Fontes

  1. Vegetable research and information center, University of California (em inglês).
  2. USDA National Nutrient Database. (em inglês).

 

Rodrigo Fragoso

Fundador do Forma Saudável e um obstinado divulgador da alimentação saudável. Rodrigo Fragoso trabalhou como Plant -based chef alguns anos no Rio de Janeiro, onde participou de uma matéria chamada “36 Hours” do The New York Times. Atualmente trabalhando com info-produtos e consultorias de gastronomia vegana por todo o Brasil. Instagram: @chef.drigo

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