Benefícios e propriedades do amaranto que você deve conhecer
Sabia que o amaranto é um dos alimentos mais benéficos para a saúde em geral e para a saúde visual em particular? Este pseudocereal, para além de fornecer uma grande quantidade de proteínas, também ajuda a proteger o sistema cardiovascular e o sistema digestivo.
Entre as principais propriedades do amaranto, destaca-se o seu elevado teor de antioxidantes. Este contribui para contrariar o efeito dos radicais livres, que são fatores chave do envelhecimento precoce. Mas o que é exatamente o amaranto?
Conheça mais o amaranto
O amaranto é um pseudocereal muito saudável e uma das culturas mais antigas da humanidade. De fato, era muito utilizado pelos Astecas, Incas e Maias nas suas cerimônias sagradas, onde o misturavam com mel e faziam estatuetas.
Devido às suas propriedades nutricionais, é considerado um dos 36 legumes mais valiosos. É resistente à seca e proporciona um elevado rendimento agrícola.
Embora partilhe certas propriedades com os cereais, têm algumas propriedades próprias. Por exemplo, o seu elevado teor de proteínas aproxima-o muito das leguminosas. O amaranto é também uma excelente fonte de aminoácidos essenciais e é rico em vitaminas B.
Por outro lado, fornece fibras e gorduras saudáveis, tem um grande poder antioxidante e, por não conter glúten, pode ser consumido tanto por celíacos como por intolerantes.
Devido às suas propriedades e versatilidade, é um bom alimento. É consumido sob a forma de farinhas, óleos, flocos, grãos e folhas. É também utilizada na indústria química e cosmética.
7 benefícios do amaranto para a nossa saúde!
As propriedades do amaranto fazem dele um dos alimentos que nos podem ajudar a cuidar da nossa saúde em geral e da dos nossos olhos em particular. A seguir, apresentamos os benefícios mais importantes do consumo de amaranto.
Rico em vitaminas essenciais
O amaranto é altamente rico em vitaminas, sendo também uma boa fonte de vitamina A, vitamina B6, vitamina K, vitamina C, folato e riboflavina.
Ótima fonte de minerais
Amaranto inclui numerosos minerais, tais como cálcio, potássio, ferro, cobre, magnésio, fósforo e, especialmente, de manganês.
Rico em proteínas
O amaranto contém grandes quantidades de proteínas, até 30% mais do que a farinha de trigo, arroz e aveia.
A proteína contida também é invulgarmente completo quando comparado com outras fontes de plantas, contendo um conjunto completo de aminoácidos .
Portanto, diferentes fontes para obter a dose diária recomendada de proteína não é necessário.
Além disso, o grão não tem glúten, que é uma proteína problemática contida em alguns grãos.
Fonte de fibra e aminoácidos
A fibra dietética e aminoácidos essenciais , incluindo lisina que clinicamente tem demonstrado potencial para o tratamento do câncer , são proeminentes em amaranto.
Amaranto também contém níveis baixos de colesterol.
Beneficia o coração
Os óleos do grão têm sido mostrados como auxiliares na prevenção e tratamento de pessoas com hipertensão e doença cardiovascular.
O consumo regular pode reduzir os níveis de colesterol e pressão arterial mais baixa.
Ajuda o sistema imunológico
Assim como também, o grão de amaranto ajuda a impulsionar o sistema imunológico do corpo.
Retarda o envelhecimento
Algumas pesquisas têm mostrado que o grão é ativo na prevenção do envelhecimento precoce dos cabelos.
Processamento do amaranto
Antes de tudo, como qualquer outro cereal, é necessário primeiro lavá-lo bem. Você pode consumir o amaranto sob a forma de rebentos, farinha, assado ou cozido. Ele também pode ser utilizado em receitas doces e salgadas, e adicionado a sopas, guisados de legumes, legumes recheados ou molhos de tomate.
As sementes são cozinhadas durante cerca de 20 minutos. Quanto às medidas, recomendamos um amaranto para até 3 litros de água. Durante o processo, mantenha a tampa em fogo brando. Depois, deixe repousar.
Você pode usar a farinha para fazer pão de ló ou misturá-la com outras farinhas, desde que a proporção não ultrapasse 30%. Como não contém glúten, as massas não crescerão da mesma forma. Você pode usar a farinha de amaranto como ingrediente para fazer um molho bechamel adequado para celíacos.
Dicas de consumo
- Na culinária, você pode usar o abacate como substituto de cereais, como arroz ou quinoa;
- Também é possível cozinhá-lo e adicioná-lo a saladas de leguminosas;
- Possível utilizar o abacate para rechear legumes ou salteá-lo para acompanhar outros legumes. Se optar por legumes com vitaminas para os olhos, tanto melhor;
- Você pode usar a farinha de amaranto como espessante para sopas e molhos;
- Os rebentos de amaranto podem acompanhar muitas saladas e pratos.
Aviso de segurança
Apesar de todos os seus benefícios, este alimento é contraindicado em pessoas que não estão habituadas a consumir fibras. O nosso conselho é incorporá-la na sua dieta pouco a pouco para evitar irritações intestinais. Além disso, se consumida em excesso, pode provocar dores abdominais, gases, obstipação e diarreia, entre outros.
Embora seja pouco comum, é importante considerar a possibilidade de uma reação alérgica. Nas pessoas sensíveis ao amaranto, este pode provocar dificuldade em respirar, formigueiro na boca, urticária, inchaço da língua…
Se sabe que é alérgico, não coma. Do mesmo modo, as mulheres grávidas que não tenham consumido amaranto anteriormente devem evitar consumi-lo durante este período. Devido ao seu elevado valor calórico, evite consumi-lo junto com alimentos também ricos em calorias. Especialmente se quiser perder peso, isto seria contraproducente.
Fontes
- The national research council- Amaranth: Modern prospects fo an ancient crop.-pdf (em inglês).
- USDA. (em inglês).
Gostaria de saber se a pessoa que faz uso do medicamento varfarina pode consumir diariamente essa farinha??