Alecrim é uma erva multifacetada reconhecida por sua notável atuação na nossa saúde

Alecrim tem um aroma deliciosamente perfumado. É a planta perfeita para sua horta doméstica.

É uma das ervas reconhecidas por sua notável saúde beneficiando fitonutrientes, antioxidantes e óleos essenciais.

A erva é pensada para ser originada na região do Mediterrâneo como um arbusto perene perene selvagem e espreitadela.

Hoje, é cultivada em quase toda a área do Mediterrâneo, Ásia Menor e outras partes do mundo como uma importante erva culinária.

Além de fins culinários e medicinais, os brotos, flores e folhas tradicionalmente de alecrim estão sendo usados ​​em festivais e cerimônias de casamento para decorar banquetes e como incenso para evitar influências ruins.

alecrim

Benefícios do alecrim para a saúde

As folhas de alecrim contêm certos compostos fitoquímicos (derivados de plantas) que são conhecidos por propriedades preventivas de doenças e promoção da saúde.

 

As partes de ervas, especialmente as cestas de flores, incluem ácido rosmarínico antioxidante fenólico, bem como numerosas doenças que beneficiam óleos essenciais voláteis, como cineol, camphene, borneol, acetato de bornil, a-pineno, etc.

Esses compostos são conhecidos por ter um rubefaciente (contra-irritante) – propriedades inflamatórias, anti-alérgicas, anti-fúngicas e anti-sépticas.

 

As folhas de alecrim fornecem apenas 131 calorias por 100 g e não contêm colesterol.

Além de nutrientes, esta erva humilde contém muitos componentes não nutritivos notáveis, como fibra dietética (37% de RDA).

Fonte de vitaminas

 

A erva é excepcionalmente rica em muitos grupos complexos B de vitamina, como ácido fólico, ácido pantotênico, piridoxina e riboflavina.

É uma das ervas que contém altos níveis de folatos; fornecendo cerca de 109 μg por 100 g (cerca de 27% de RDA).

Os folatos são síntese de DNA essencial e quando administrados durante o período de peri-concepção podem ajudar a prevenir defeitos do tubo neural nos recém-nascidos.

 

A erva de alecrim carrega grandes quantidades de vitamina A, 2924 UI por 100 g ou cerca de 97% de RDA.

Algumas folhas por dia na dieta, contribuirão com bastante desta vitamina.

A vitamina A é conhecida por ter propriedades antioxidantes e é essencial para a visão.

Também é necessário para manter a mucosa e a pele saudáveis.

O consumo de alimentos naturais ricos em vitamina A é conhecido por ajudar o organismo a proteger os cânceres de pulmão e cavidade oral.

 

Folhas frescas de alecrim são uma boa fonte de vitamina antioxidante, vitamina C ; contendo cerca de 22 mg por 100 g, cerca de 37% de RDA.

É essencial para a síntese de colágeno no corpo humano.

O colágeno é a principal proteína estrutural no corpo necessária para manter a integridade dos vasos sanguíneos, pele, órgãos e ossos.

O consumo regular de alimentos ricos em vitamina C ajuda o organismo a proteger do escorbuto.

Desenvolve resistência contra agentes infecciosos (aumenta a imunidade) e ajuda a eliminar os radicais livres prejudiciais e pró-inflamatórios do corpo.

Fonte de minerais

 

As peças de ervas de alecrim, frescas ou secas, são uma fonte rica de minerais como potássio, cálcio, ferro, manganês, cobre e magnésio.

O potássio é um componente importante dos fluidos celulares e corporais, que ajuda a controlar a freqüência cardíaca e a pressão arterial.

O corpo humano usa manganês como cofator para a enzima antioxidante, superóxido dismutase.

 

A erva é uma excelente fonte de ferro , contém 6,65 mg / 100 g de folhas frescas (cerca de 83% de RDA).

O ferro, sendo um componente da hemoglobina dentro dos glóbulos vermelhos, determina a capacidade de transporte de oxigênio do sangue.

Usos medicinais

O ácido rosmarínico, um antioxidante polifenólico natural encontrado em alecrim, foi encontrado para ter funções anti-bacterianas, anti-inflamatórias e antioxidantes.

 

O óleo de alecrim que é destilado das partes superiores de floração contém óleo essencial volátil como camphene, cineol, borneol, acetato de bornil e outros ésteres.

Esses compostos são conhecidos por ter propriedades tônicas, adstringentes, diaforéticas e estimulantes.

 

Seu óleo de ervas também está sendo usado externamente como um rubefacient para aliviar doenças dolorosas na gota, reumatismo e condições nevrícolas.

 

Extrações de ervas de alecrim quando aplicadas sobre o couro cabeludo conhecido por estimular os bulbos de cabelo e ajudar a prevenir a calvície prematura.

Forja um remédio efetivo para a prevenção da caspa.

 

O chá de alecrim é um remédio natural para a dor de cabeça nervosa, resfriados e depressão.

Dicas de consumo

Alecrim geralmente é cultivada como uma erva de jardim, de modo que suas folhas frescas possam estar prontamente disponíveis para uso.

Se você precisa comprar na loja, escolha alecrim fresco sobre a forma seca da erva, pois é de qualidade superior e tem um sabor sutil.

O alecrim seco é mais forte e sabor bastante pungente, favorecido particularmente em pratos de carne salgados.

As folhas frescas devem apresentar folhas verdes profundas, livres de manchas ou amareladas.

A erva fresca de alecrim deve ser armazenada na geladeira dentro de sacos plásticos.

O alecrim seco deve ser mantido em um recipiente hermético e colocado em um local fresco, escuro e seco onde permanecerá fresco por vários meses.

Exemplos de preparo

  • Folhas de alecrim frescas ou secas fazem parte da cozinha mediterrânea, empregada na preparação de uma variedade de receitas.
  • A erva é usada para saborear saladas, sopas, legumes cozidos e outros pratos.
  • Rosemary vai bem com tomates, berinjelas, batatas, abobrinhas.
  • As folhas frescas finamente picadas são usadas na preparação de deliciosas batatas de alecrim com salteado.
  • O chá de alecrim é uma bebida de sabor popular na região do Mediterrâneo.

Atenção para alérgicos

A erva de alecrim pode causar aborto na mulher grávida quando consumido em grandes quantidades.

Além disso, em alguns casos raros, os produtos de alecrim podem causar reações alérgicas na pele.

Em doses tóxicas, o alecrim foi encontrado para causar disfunção renal e pode exacerbar as condições neurológicas existentes, como epilepsia, neuroses etc.

Fontes

  1. USDA National Nutrient Database (em inglês).
  2. Stanford School of Medicine Cancer information Page- Nutrition to Reduce Cancer Risk (em inglês).
  3. Antimicrobial activity of Rosmarinus officinalis L (em inglês).
  4. Rosemary production- Department of agriculture, forestry & fisheries, Republic of South Africa. (em inglês).
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