Abacate: propriedades, benefícios e dicas para o consumir
O abacate, fruto do abacateiro (Persea americana), pertence à família Lauraceae de plantas lenhosas que crescem em climas quentes e incluem plantas aromáticas como o louro, a cânfora e a canela.
Ele é um alimento que nunca sai de moda. Por quê? Quais são suas propriedades e quais são seus benefícios para o organismo? Contamos tudo sobre eles em detalhes.
Conheça mais o abacate
O abacate é a fruta que nasce do abacateiro, que é uma árvore de grande porte, que pode atingir muitos metros de altura, sendo que o abacate possui como principal característica a cor verde de sua casca e o seu caroço de grandes proporções.
Um dos frutos mais consumidos da atualidade, o abacate é também um dos menos conhecidos, já que a maior parte das pessoas que o consome simplesmente não sabe quais são suas origens, por exemplo.
É uma fruta nativa do México e de algumas regiões da América do Sul da família das laureáceas, que é muito consumida nos dias de hoje em praticamente todos os países do mundo. Atualmente, os agricultores cultivam abacates em praticamente todas as principais regiões com clima tropical do mundo, o que contribui para a popularidade dessa fruta em todo o planeta.
Segundo os especialistas, é possível determinar três tipos de variedades distintas de abacate, sendo que elas são as seguintes: raça mexicana (Persea americana Miller var. drymifolia), raça antilhana (Persea americana Miller var. americana) e raça guatemalense (Persea nubigena Williams var. guatemalensis).
As pessoas consomem e cultivam todas essas variedades ao redor do mundo, e as diferenças entre elas são extremamente sutis.
Por ser uma árvore de fácil plantio, o abacateiro cresce rapidamente em solo leve e de boa drenagem, e que preferencialmente apresentem bons índices pluviométricos, com algo como 1200 milímetros anuais, pelo menos.
No Brasil, o abacate é tão comum que não é raro ver um abacateiro presente em alguma rua de alguma cidade brasileira ou em algum quintal de casa.
6 ótimos benefícios do abacate para saúde
O abacate é adequado em todas as fases da vida e deve ser consumido com moderação apenas por pessoas com excesso de peso. Devido aos inúmeros benefícios do abacate, recomenda-se consumi-lo regularmente. Estes são os principais benefícios do abacate:
Manteiga vegetal verdadeira e saudável
Devido à cremosidade da polpa, que lhe confere a sua riqueza em gorduras, o abacate é fácil de barrar. O que faz dele uma manteiga vegetal saudável, uma excelente alternativa às margarinas industriais.
Visto que, a sua composição nutricional torna-o um alimento quase indispensável em dietas à base de plantas ricas em gordura, como as dietas cetogénicas.
Saúde cardiovascular
Os abacates não contêm colesterol e, além disso, tendem a reduzi-lo se estiver elevado. Por essa razão, consumi-lo é adequado para prevenir o aparecimento de problemas como a aterosclerose (falta de flexibilidade das paredes arteriais) ou doenças coronárias (angina de peito ou enfarte do miocárdio). As gorduras insaturadas do abacate normalizam o colesterol, reduzindo o LDL ou “mau” colesterol e aumentando o HDL ou “bom” colesterol.
Recomendado para desportistas e mulheres grávidas
É um alimento fundamental para quem pratica desporto, quer sejam crianças, jovens ou adultos. Fornece nutrientes muito adequados para os casos de hiperatividade muscular (especialmente minerais como o potássio e o magnésio). Bem como para o gasto energético (rico em lípidos e carnitina, que ajuda na sua utilização).
As mulheres grávidas, ou que desejam engravidar, podem utilizar o abacate como fonte complementar de energia e de ácido fólico, vitamina que ajuda a prevenir partos prematuros e defeitos na formação do cérebro e da medula espinhal. Contém também vitamina A, que fortalece os olhos, a pele e os ossos do futuro bebé.
Relaxa o sistema nervoso
Assim como também, por ser rico em ácidos, magnésio e vitaminas do grupo B, o abacate é um excelente alimento que regula o sistema nervoso. Sendo especialmente indicado em situações de estresse físico e mental.
Bom para a visão
Além disso, estudos recentes destacam a sua riqueza no carotenoide luteína, cujo efeito protetor na visão reduz o risco de desenvolvimento de cataratas.
Previne as rugas
É também um amigo da pele. A polpa é utilizada para preparar máscaras que ajudam a prevenir as rugas e a tratar as dermatites ou mesmo as queimaduras. Para peles oleosas, prepare uma máscara com duas ou três colheres de sopa de polpa e o sumo de meio limão.
Massaja-se suavemente o rosto (no sentido ascendente), deixa-se secar e lava-se com água morna ou água de rosas. O óleo de abacate é também extraído do abacate, de cor verde escura, que nutre e suaviza a pele.
Processamento do abacate
Ademais, o abacate é um fruto muito singular, com características únicas que fazem dele um excelente aliado na cozinha.
Ele confere suavidade e consistência a muitas receitas e vem sendo usado na preparação de sobremesas doces e pratos salgados, tanto como fruto quanto como legume.
O abacate é muito fácil de utilizar na cozinha, mas tem a desvantagem de a polpa oxidar facilmente quando em contato com o ar.