9 ótimos benefícios do abacate para saúde

- Abacate, assim como a azeitona, é rico em calorias e gordura monoinsaturada. O fruto também é muito rico em fibras alimentares, vitaminas e minerais que beneficiam a nossa saúde de forma natural.
- A polpa cremosa do abacate é uma fonte muito boa de monoácidos gordos insaturados tais como ácido oleico e palmitoleico, bem como Omega-6 poli-insaturado de ácido linoleico ácido gordo.
- Pesquisas sugerem que a dieta mediterrânica, que é rico em monoinsaturados ácidos graxos ajudam a reduzir o colesterol LDL e HDL ou ruim aumento ou bom colesterol, assim, prevenir a doença arterial coronariana e acidentes vasculares cerebrais, favorecendo o perfil lipídico no sangue.
- Os abacates são uma boa fonte de fibras solúveis e insolúveis dietético. 100 g de fruta fornece 6,7 g ou cerca de 20% da ingestão diária recomendada. As fibras alimentares ajudar a reduzir níveis de colesterol no sangue e prevenir a constipação.
- Além disso, o fruto do abacate, como caqui, contêm uma concentração elevada de tanino. Tanino é um composto polifenólico, uma vez que foi identificada como um agente anti nutricional, mas tem como benéfico o anti-inflamatório, anti-úlcera e propriedades antioxidantes.
- O abacate contém pequenas quantidades de flavonoides fenólicos, tais como poli antioxidantes criptoxantina, luteína, zea-xanthin, beta e alfa caroteno. Em conjunto, estes compostos atuam como agentes de limpeza de proteção contra o oxigênio de radicais livres e as espécies reativas de oxigênio – ROS que desempenham um papel no envelhecimento e processos de várias doenças.
- O abacate faz bem a saúde concentrando algumas vitaminas importantes. A vitamina A, E, e K são especialmente concentrados na polpa cremosa do abacate.
- Abacate é também excelentes fontes de minerais como o ferro, cobre, magnésio e manganês. O magnésio é essencial para o fortalecimento do osso e tem um papel protetor cardíaco também. O manganês é usado pelo corpo como um cofator para a enzima antioxidante superóxido dismutase. Ferro e cobre, são necessários para a produção de células vermelhas do sangue.
- Abacate maduro é uma fonte muito rica de potássio. 100 g de fruta fornece 485 mg ou cerca de 10% dos níveis requeridos diariamente. O potássio é um componente importante de fluidos celulares e corpo onde ela ajuda a regular o ritmo cardíaco e da pressão arterial, contrariando os efeitos ruins de sódio.
O abacate é a fruta que nasce do abacateiro, que é uma árvore de grande porte, que pode atingir muitos metros de altura, sendo que o abacate possui como principal característica a cor verde de sua casca e o seu caroço de grandes proporções. Um dos frutos mais consumidos da atualidade, o abacate é também um dos menos conhecidos, já que a maior parte das pessoas que o consome simplesmente não sabe quais são suas origens, por exemplo.
É uma fruta nativa do México e de algumas regiões da América do Sul da família das laureáceas, que é muito consumida nos dias de hoje em praticamente todos os países do mundo. Atualmente, o abacate é cultivado em praticamente todas as principais regiões com clima tropical do mundo, o que contribui para a sua popularidade ao redor do planeta.
Tipos de Abacate
Segundo os especialistas, é possível determinar três tipos de variedades distintas de abacate, sendo que elas são as seguintes: raça mexicana (Persea americana Miller var. drymifolia), raça antilhana (Persea americana Miller var. americana) e raça guatemalense (Persea nubigena Williams var. guatemalensis).
Todas estas variedades são consumidas e cultivadas ao redor do mundo, sendo que as diferenças são extremamente sutis de uma variedade para a outra.
Cultivos do Abacate
Por ser uma árvore de fácil plantio, o abacateiro cresce rapidamente em solo leve e de boa drenagem, e que preferencialmente apresentem bons índices pluviométricos, com algo como 1200 milímetros anuais, pelo menos.
No Brasil, o abacate é tão comum que não é raro ver um abacateiro presente em alguma rua de alguma cidade brasileira ou em algum quintal de casa.