Stevia seria uma alternativa segura ao açúcar comum em dietas low carb?

Stevia é uma erva pequena, doce e frondosa de origem sul-americana.

Stevia é uma alternativa segura ao açúcar comum em dietas controladas por carboidratos?

Tem algum perfil verdadeiro de fitonutrientes, seguro o suficiente para consumo humano, de acordo com outras ervas, como manjericão, hortelã, tomilho e outras?

O uso da Stevia como erva culinária foi conhecido pelas tribos Guarani nativas do Paraguai desde séculos.

Ensaios científicos recentes estabelecem firmemente que esta erva doce tem, de fato, muito benefício para a saúde, compostos fitoquímicos derivados de plantas que ajudam a controlar o açúcar no sangue, o colesterol, a pressão sanguínea, além de seu valor como adoçante natural.

Juntamente com o aumento da demanda por alternativas de alimentos com baixas calorias, Stevia chamou a atenção de amantes de fitness conscientes da saúde em todo o planeta.

stevia

Benefícios da stevia para a saúde

Stevia tem baixos níveis em calorias.

Suas folhas secas possuem cerca de 40 vezes mais doces do que o açúcar.

Essa qualidade de doçura em stevia é devido a vários compostos de glicosido, incluindo esteviosídeo, esteviolbiosídeo, rebaudiosídeos AE e dulcosido .

 

O Steviosido é um composto de glicosídeo não-carboidrato. Por isso, não possui as propriedades da sacarose e outros carboidratos.

Os extratos de Stevia, como o rebaudiosídeo-A, são 300 vezes mais doces que o açúcar.

Além disso, sendo um ingrediente alimentar calórico quase zero, os extratos de stevia possuem várias propriedades únicas, como longa vida útil, tolerância a altas temperaturas, não fermentativa.

Antioxidante

 

Furtehr, planta de stevia tem muitos esteróis e compostos antioxidantes como triterpenos, flavonóides e taninos.

Alguns dos fitoquímicos antioxidantes polifenóticos de flavonóides presentes na estevia são kaempferol, quercetina, ácido clorogênico, ácido cafeico, isoquercitrina, iso-esteviol etc.

Estudos descobriram que o kaempferol pode reduzir o risco de câncer de pâncreas em 23% (American Journal of Epidemiology ) [ 1 ].

 

O ácido clorogênio reduz a conversão enzimática de glicogênio em glicose, além de diminuir a absorção de glicose no intestino.

Assim, ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Estudos de laboratório também confirmam uma redução nos níveis de glicose no sangue e um aumento nas concentrações hepáticas de glicose-6-fosfato e de glicogênio.

Melhora a circulação

 

Certos glicosídeos no extrato de stevia foram encontrados para dilatar os vasos sanguíneos, aumentar a excreção de sódio e a produção de urina.

Com efeito, a estevia, em doses ligeiramente mais elevadas do que como adoçante, pode ajudar a baixar a pressão arterial.

 

Evita formação de cáries

Sendo um adoçante sem carboidratos, a stevia não favoreceria o crescimento da bactéria Streptococcus mutans na boca, que é atribuída a ser um agente causador de cáries dentárias e cáries dentárias.

Por outro lado, certos compostos em stevia podem inibir bactérias causadoras de cárie na boca.

 

Além disso, sendo uma erva, a stevia contém muitos minerais vitais, vitaminas que estão seletivamente ausentes nos edulcorantes artificiais.

Usos na medicina

O extrato de Stevia tem sido utilizado por sul-americanos nativos (onde é conhecido comocaa-he-éé ou kaa jheéé ) para reduzir o peso; para tratar infecções de feridas, condições inflamatórias, inchaço nas pernas e como tônico para tratar a depressão.

Dicas de consumo

No seu habitat natural, as folhas da planta de stevia são colhidas manualmente, conforme necessário.

No entanto, a maior parte da stevia que disponibilizou nos mercados é cultivada em estufa ou, pelo menos, na agricultura supervisionada.

Se você cultivar sua própria planta de stevia no quintal, pegue as folhas com um pecíolo curto para uso.

Em geral, as folhas frescas podem ser secas, em pó e armazenadas em um recipiente hermético para uso futuro.

Para armazenar, coloque-o em local fresco, escuro e úmido, como o que você faz para outras ervas secas, como orégano , onde ficará fresco por vários meses.

As folhas frescas da planta de Stevia de fazenda podem ser usadas diretamente em bebidas como adoçantes.

No entanto, na maioria das vezes, o seu xarope de steviosídeo / stevia seco / pó refinado está sendo usado na culinária.

Lembre-se de usar açúcar stevia seco em proporções pequenas, pois é quase 30 vezes mais doce do que o açúcar de cana.

Aproximadamente, uma colher de chá de pó de folhas secas é equivalente a uma xícara de açúcar; portanto, use em pequenas quantidades ajustando a quantidade para atingir os níveis desejados de doçura.

Exemplos de preparo

  • No Japão e em muitas regiões do Leste Asiático, as partes da planta de Stevia estão sendo usadas para adoçar chá, doces, molho, confeitaria e refrigerantes.
  • Os extratos de Stevia são refinados para uso como açúcar de mesa. Pode então ser adicionado a geléia, iogurte, sorvetes, smoothies, sobremesas, gomas de mascar e sorvetes e também adoçar remédios amargos.
  • No Brasil, é usado como remédio para tratar diabetes, hipertensão arterial, condições de estresse etc.

Atenção para alérgicos

A planta de Stevia e os seus produtos transformados não estão sendo usados ​​nos países da União Européia por seus efeitos mutagênicos suspeitos.

Nos EUA, a folha de stevia e seu extrato são limitados a usar legalmente como suplemento dietético. No entanto, é permitido o uso de rebaudiosídeo-A, um glicósido de stevia processado em muitos desses países.

Em 2006, a Organização Mundial da Saúde (OMS) observou a seguinte declaração sobre o uso da planta de stevia:

“o steviosídeo e o rebaudiosídeo A não são genotóxicos in vitro ou in vivo e que a genotoxicidade do esteviol e alguns dos seus derivados oxidativos in vitro não são expresso em vivo “. [2]

Em conclusão, a stevia e seus produtos estão sendo usados ​​em alguns países avançados como o Japão e durante séculos pelas tribos guaranis da América do Sul e que se encontravam inofensivos para o consumo humano mesmo na gravidez.

Fontes

  1. Growing Stevia (em inglês).
  2. American journal of epidemiology [1] (em inglês).
  3. WHO [2] (em inglês).
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