Mandioca


Mandioca é um tubérculo com sabor agradável, pertencente a família spurge – Euphorbiaceae, de origem sul-americana. A origem da mandioca vem da América tropical é conhecido por vários nomes, como kayee mandioca, kasapean, tela pohong, tela Belada, madeira coxo, Pangala, e outros.

A raiz de mandioca é um alimento importante para nossa saúde e popular desde séculos em muitas partes da África, Ásia e os povos indígenas sul-americanos. A mandioca assim como outras raízes tropicais e alimentos ricos em amido, como inhame, banana , batata, também é uma parte indispensável da dieta de carboidratos de milhões de habitantes que vivem nestas regiões.

No Brasil o tubérculo é chamado de  mandioca ou tapioca. Nome científico: Manihot esculenta. A planta e folhagem da mandioca é perene, cresce melhor sob tropicais úmidas, solos férteis e bem drenados. A planta do cultivo da mandioca chega cerca de 2 a 4 metros de altura. De acordo com os campos de cultivo; as raízes são plantadas da mesma forma que as canas. Depois de cerca de 8 a 10 meses de plantio. As raízes ou tubérculos globulares longos,  irradiam a partir do tronco logo abaixo da superfície do solo até uma profundidade de 2 a 4 pés.

Cada tubérculo de mandioca pesa um a vários quilos, dependendo-se sobre o tipo de cultivar e apresentam cinza, marrom, arborizado pele áspera textura. Sua carne apresenta amido cor rica carne doce com sabor branco que devem ser consumidos apenas após o cozimento.

Entre muitos benefícios da mandioca, ela contém anti-oxidantes, prevenção de câncer, tratamento de tumores e aumentam o apetite. O partes comuns consumidas nas mandiocas são as folhas e tubérculos. Tubérculo de mandioca contêm calorias, proteínas, gorduras, carboidratos, cálcio, fósforo, ferro, vitamina B e C, e amido. Enquanto folha de mandioca, além de conter vitaminas A, B1 e C, também contém cálcio, calorias, fósforo, proteínas, gorduras, hidratos de carbono e de ferro. Enquanto a pele haste contém taninos, enzima peroxidase, glikosa, cálcio e oxalato.

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6 Benefícios da Raiz de Mandioca para nossa Saúde!

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Tabela Nutricional da Mandioca

  • A mandioca tem quase o dobro das calorias da batata, praticamente mais calorias que todos os tubérculos ricos amidos. 100 g de raiz fornece 160 calorias. Sua calorias vem principalmente de sacarose formando a maior parte dos açúcares em tubérculos, sendo responsável por mais de 69% dos açúcares totais. Amilose encontrada na mandioca é outra fonte de carboidratos, maior que 16-17%.
  • A mandioca é muito baixa em gorduras e proteínas do que nos cereais e leguminosas. No entanto, a raiz tem mais proteína do que o de outras fontes de alimentos tropicais, como inhame , batata , banana .
  • Como em outras raízes e tubérculos, a mandioca também é livre de glúten. Amido sem glúten é usado em preparações alimentares especiais para pacientes com doença celíaca.
  • Mandioca é uma boa fonte de proteínas dietéticas e vitamina K. A vitamina K tem um papel potencial na construção de massa óssea, promovendo benefícios para os ossos. Também foi estabelecido o papel no tratamento de doentes com doença de Alzheimer, limitando os danos neuronais no cérebro.
  • A mandioca é uma fonte moderada de complexo B, que são vitaminas tais como folato, tiamina, piridoxina – vitamina B-6, riboflavina, e ácido pantoténico.
  • A raiz de mandioca é a principal fonte de alguns importantes minerais, como zinco, magnésio, cobre , ferro, manganês. Além disso, ele tem quantidades adequadas de potássio – 271 mg por 100 g ou 6% de RDA. O potássio é um componente importante de células e fluidos corporais que ajudam a regular a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Veja no vídeo mais sobre os Benefícios da Mandioca!

Aprenda a preparar um Nhoc de Mandioca no vídeo abaixo!

 

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