Brócolis de rabe, uma delícia nutritiva das culinárias italiana e francesa

28 de janeiro de 2018 6 minutos de leitura
brócolis de rabe

O brócolis rabe, conhecido em italiano como rapini, é um vegetal verde que se assemelha ao brócolis folhoso, mas está mais próximo do nabo. É cultivado em todo o mundo, inclusive no Brasil, e aparece com frequência na culinária italiana; o vegetal inteiro é comestível e usado como verdura para cozinhar. 

É melhor no outono e tem um sabor forte e amargo que aumenta o seu charme, embora possa ser suavizado com o branqueamento. Contudo, o brócolis rabe assado ou salteado é mais comum, embora possa ser cozido de várias maneiras. Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre o brócolis de rabe.

Conheça mais o brócolis de rabe

Primeiramente, o brócolis rabe Brassica ruvo também é chamado de rapini, raab ou rabe, ambos pronunciados “rahb”, brócolis amargo e brócolis de nabo. O nome italiano cime di rape significa “nabo” e, na Itália, também é conhecido como rapini ou broccoleti di rapa. 

É um vegetal crucífero, juntamente com o brócolis, a couve flor e o repolho. O caule longo e delgado tem cor verde clara e é coroado por folhas grandes e verde escuras intercaladas com pequenos floretes que se parecem com brócolis. 

A planta inteira é comestível, o que é bom, pois pode ser mais cara do que os legumes. Além da lavagem, há muito pouco trabalho de preparação. Geralmente é escaldada e depois grelhada, assada ou refogada, embora também possa ser incorporada aos pratos.

Todas as partes do brócolis de Rabe são comestíveis: hastes, folhas e botões florais. Suas folhas largas e franzidas tem um gosto natural meio amargo e picante, lembrando a mostarda. Mas, uma vez cozido ou salteado, seu sabor fica delicioso, trazendo um toque agradável em qualquer prato.

Beneficios do brocolis de rabe

Esse legume é rico em fitonutrientes, suas folhas verdes e escuras e suas hastes têm muitas propriedades benéficas para nossa saúde.

Fortalecimento ósseo

O brócolis de rabe é uma ótima fonte de vitamina K (100g fornecem 186% das nossas necessidades diárias).

A Vitamina K tem um papel potencial na função de fortalecimento ósseo promovendo a atividade osteoblástica no osso.

Além disso, ela também tem desempenhado papel na prevenção da doença de Alzheimer, limitando o dano neuronal no cérebro humano.

Poderoso antioxidante

O brócolis de nabo legume é uma rica fonte de antioxidantes como flavonóides, indoles, sulforafanos, carotenos, luteína e zeaxantina.

Por isso, ele também é ótimo em benefícios contra os cânceres de próstata, mama, cólon e ovário em virtude de sua inibição do crescimento de células cancerígenas e efeitos citotóxicos nas células cancerosas.

Fonte de Ácido Fólico (ótimo para gestantes)

O brócolis de rabe tem mais ácido fólico do que mostarda e ervas (cerca de 21% de RDA).

O ácido fólico desempenha um papel vital na síntese de DNA e na divisão celular. Quando suplementado em mulheres durante os seus períodos de peri-concepção, pode ajudar a prevenir defeitos do tubo neural nos recém-nascidos.

Rico em vitamina C

O brócolis de rabe é uma fonte ótima de vitamina C, 100g de folhas frescas fornecem 21% da recomendação diária.

A vitamina C (ácido ascórbico) é um poderoso antioxidante natural que oferece proteção contra radicais de oxigênio livre e infecções virais semelhantes a gripe.

Faz bem para as vistas e previne contra câncer

O brócolis de rabe é também uma excelente fonte de vitamina A, fornecendo 87% da recomendação diária.

A vitamina A é um nutriente essencial necessário para manter a mucosa e a pele saudáveis ​​e é essencial para a boa visão noturna.

Consumo de alimentos naturais ricos em flavonóides encontrados para ajudar a proteger os cânceres de pulmão e cavidade oral.

Muito mais vitaminas e minerais e previne doenças

Os brócolis frescos de brócolis são uma excelente fonte de vários grupos essenciais de complexos B de vitaminas, como piridoxina, tiamina, riboflavina e minerais como cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco, selênio e manganês.

O consumo regular de rapini greens na dieta é conhecido por prevenir artrite, osteoporose, anemia ferropriva e acredita oferecer proteção contra doenças cardiovasculares e câncer de cólon e próstata.

Processamento do brócolis de rabe

Você vai encontrar o brócolis rabe entre os ingredientes de pratos italianos, de massas a sopas, sendo frequentemente combinado com linguiça italiana. Ele também pode ser processado e servido como acompanhamento, geralmente junto com carne de porco. Confira a seguir nossas dicas e uso.

Dicas de consumo

Para preparar, corte a extremidade do lado do caule. Enxaguar em água fria e mexer para remover qualquer sujeira. Seque com uma toalha de papel ou um pano macio. Usando uma faca de aparar, cortar os verdes no comprimento desejado antes de cozinhar.

O sabor amargo do ramo de brócolis foi um pouco amolecido após o branqueamento durante alguns minutos em água fervente. Transfira verduras brancas em água gelada para parar a cozedura e transformando-a em massa.

Contudo, o brócolis de rabe vai bem com muitos ingredientes que vão desde legumes, massas, queijos e cogumelos. Exemplos de pratos com brócolis de rabe:

  • Broccoletti di rapa, como os verdes chamados dentro da Itália, é um dos ingredientes mais procurados na cozinha italiana do sul.
  • Orecchiette alle cime di rapa é um dos pratos de macarrão das Apúrias.
  • Brócolis de rabe picado salteado em azeite com alho é um prato tradicional na Europa.
  • Brócolis de rabe finamente cortado pode acompanhar o quiche.

Aviso de segurança

Ademais, o brócolis de rabe contém ácido oxálico, uma substância de ocorrência natural encontrada em alguns vegetais crucíferos, que podem cristalizar como pedras de oxalato no trato urinário em algumas pessoas.

Portanto, indivíduos com doença de pedra urinária de oxalato conhecida devem evitar comer vegetais pertencentes a Brassica. O teor elevado de fitato e fibra alimentar nos brócolis de rabe pode interferir com a biodisponibilidade do ferro, cálcio e magnésio.

Devido ao seu alto teor de vitamina K, os pacientes que tomam anticoagulantes, como a varfarina, devem evitar esse alimento, uma vez que aumenta a concentração de vitamina K no sangue, o que é que as drogas tentam frequentemente diminuir.
Pode aumentar de forma expressiva a dose efetiva do medicamento.

Sendo uma família de brincadeiras, o brócolis de rabe também pode conter goitrógenos. Visto que, quantidades excessivas de goitrógenos no alimento podem interferir com a produção de hormônio da tireóide e podem precipitar a deficiência de hormônio da tiroxina em indivíduos com disfunção tireoidiana.

Fontes

  1. Refer Stanford School of Medicine Cancer information Page- Nutrition to Reduce Cancer Risk (em inglês).
  2. USDA National Nutrient Database (em inglês).
  3. Cornell University-Home Gradening (em inglês).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.