Borragem, a erva culinária e medicinal anti-envelhecimento

18 de fevereiro de 2018 5 minutos de leitura
Borago

A borragem é um vegetal pouco conhecido, mas de grande riqueza culinária. Embora seja muito consumida em São Paulo, não faz sucesso no restante do Brasil. Isso contrasta com países como a França e a Itália, onde é um alimento muito valorizado na cozinha. 

Por ser um vegetal desconhecido em muitas regiões e muito apreciado em outras, muitos brasileiros não conhecem seu sabor agradável e os seus grandes benefícios nutricionais, portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a borragem.

Conheça mais a borragem

A borragem (Borago officinalis) é uma planta característica da paisagem mediterrânea, que aparece em abundância nas margens das estradas e nos campos a partir do início da primavera.

É uma planta anual, com até 70 cm de altura, coberta por uma pilosidade cerdosa bem visível. Tem um caule carnudo, folhas basais muito grandes, pecioladas, enrugadas e ásperas, e folhas superiores menores, que abraçam o caule.

Tem flores azuis ou brancas impressionantes, que, assim como os caules, são comestíveis, com sabor picante. Além de seus usos culinários (com batatas cozidas e um picadinho de alho e amêndoas, os talos de borragem formam um jantar saboroso e saudável), a borragem tem propriedades curativas.

Benefícios da borragem para a saúde

Como a maioria dos legumes, a borragem tem poucas calorias e é rica em fibras. Também é rica em cálcio, portanto, assim como os vegetais crucíferos – brócolis, bimi, couve de bruxelas… – pode ser interessante em dietas em que não se consomem laticínios, para atender às necessidades desse mineral. Além disso, a borragem também se destaca por seus outros benefícios:

Antiinflamatório

A borragem contém vários compostos com propriedades anti-inflamatórias, incluindo o ácido gama-linolênico (GLA), um ácido rosmarínico e outros flavonoides. Acredita-se que estes compostos reduzem a inflamação no corpo e aliviam os sintomas de doenças como artrite reumatoide, asma e doença inflamatória intestinal.

Antioxidante

A borragem também é rica em antioxidantes, como vitamina C, vitamina E e betacaroteno. Esses antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres nocivos no corpo, que podem danificar as células e contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer, doenças cardíacas e mal de Alzheimer.

Benéfico para pele e cabelo

A borragem é um ingrediente ativo ideal para a pele e cabelo devido ao seu conteúdo de GLA, ácido gama-linolênico.

Um estudo demonstrou que esse GLA ajuda a aliviar os sintomas de doenças de pele como eczema, psoríase e acne e que o óleo de borragem promove o crescimento do cabelo ao melhorar o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo e fornecer nutrição aos folículos capilares.

Benefícios na alimentação

Usava-se o óleo de semente da planta como suplemento alimentar devido aos seus possíveis benefícios à saúde, confira outros benefícios da borragem.

  • Coração: o óleo é rico em GLA e outros ácidos graxos que comprovadamente ajudam a reduzir os níveis de colesterol e melhoram a saúde cardiovascular.
  • Hormonal: o GLA é um precursor das prostaglandinas, que são substâncias semelhantes a hormônios que regulam os processos fisiológicos do corpo e melhoram a síndrome pré-menstrual (TPM), a menopausa e os desequilíbrios hormonais.
  • Pele: o óleo também pode ser usado topicamente para melhorar a saúde e a aparência da pele, pois hidrata e nutre a pele, além de melhorar o eczema, a psoríase e a acne.

Processamento da borragem

Para ter esse diversos benefícios para a sua saúde você precisa estar por dentro dos métodos de processamento dessa erva, confira a seguir nossas dicas de uso.

Dicas de consumo

A borragem deve ser fresca para uso em saladas e cozinhar. Enquanto compra nos mercados, procure folhas de ervas frescas com haste suculenta e sabor de pepino delicado visível a uma curta distância.

Como em outros vegetais, como o espinafre , a borragem pode ficar fresca apenas por algumas horas e perde seu sabor brevemente. Ao contrário de outras ervas como o orégano, em que as folhas secas e o pó podem ser adicionadas à culinária, as folhas de borragem seca ficam ruins e são, portanto, evitadas.

Evite as folhas afundadas, amarelas ou secas, pois perdem o sabor. Armazene a borragem da mesma forma que faz para espinafre ou como qualquer outro vegetal verde fresco. Para consumir, lavar as folhas frescas em água corrente fria ou enxaguar durante alguns minutos para remover qualquer sujeira ou resíduos de pesticidas.

Você pode consumir a erva em grandes quantidades como outros vegetais verdes. Remova as folhas e o caule resistentes usando uma faca de aparar.

Usos medicinais da borragem

As partes da erva de borragem, especialmente suas sementes, contêm importantes benefícios para a saúde, como o ácido gama-linolênico. Este ácido graxo ômega-6 (18: 3 gorduras) recomendou no tratamento de artrite, dermatite, condições dolorosas pré-menstruais, etc. Uma infusão de folhas e sementes é utilizada em medicamentos tradicionais para aumentar a secreção de leite materno nas mães que amamentam.

Aviso de segurança

O uso prolongado não é recomendado. Também não use durante a gravidez e a lactação, e em caso de doença hepática prévia.

Fontes

  1. Starflower- BBC home (em inglês).
  2. USDA National Nutrient Database (em inglês).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.