Benefícios do Tomate para Saúde

29 de abril de 2013 7 minutos de leitura

O tomate é um dos ingredientes favoritos da culinária italiana. Mas, atualmente, todos nós podemos obter tomates frescos ou enlatados, onde quer que vivamos. O tomate não é apenas um ingrediente ideal para acompanhar muitas refeições, mas também traz muitos benefícios para o corpo, promovendo a saúde.

O tomate é um vegetal requintado que oferece uma infinidade de benefícios saudáveis para o organismo. Ele previne várias doenças e tem propriedades terapêuticas comprovadas. Neste artigo, falaremos sobre as propriedades do tomate, para que serve, os benefícios que traz ao organismo e seu valor nutricional.

Conheça mais o tomate

Antes de mais nada, o tomate é o fruto que brota da planta Solanum lycopersicum, classificado como uma baga. Ele pode ser redondo ou alongado, dependendo da variedade. Também está disponível nas cores vermelha ou verde. Na culinária, o tomate pode ser usado como legume, como verdura ou simplesmente como fruta.

A definição e a classificação do tomate foram muito controversas, devido aos seus múltiplos usos. No entanto, determinou-se que o tomate era um fruto ao se levar em conta que possui sementes, além de outras características que os legumes e verduras não possuem. É originário da América Latina e é cultivado em climas frios. Sua semeadura requer mais de 8 °C para crescer normalmente.

Amplamente consumido em todo o mundo, existem muitos tipos de tomates, cada um adequado para uma especialidade diferente. Vamos explorar os diferentes tipos que podem ser encontrados na natureza.

  • Tomate saladette, roma ou jitomate. Tem cor vermelha e formato oval com polpa abundante.
  • Tomate redondo. Caracteriza-se por seu tamanho, é redondo e pode medir de 5 a 9 cm, muito procurado em todo o mundo. Como o caule do tomateiro é geralmente frágil, esse tipo de tomate só pode conter no máximo 4 em um cacho.
  • Tomate-cereja. É peculiarmente pequeno. Mede de 2 a 3,5 cm. Tem um alto teor de açúcar.
  • Tomate coquetel. Geralmente usado para saladas. Tem uma forma redonda ou ligeiramente alongada. Pode medir entre 3,5 e 4,5 cm. 
  • Tomate heirloom. Tem uma aparência em forma de rim. Pode ser cultivado em diferentes tamanhos e cores, sendo considerado uma variedade ancestral. É muito suscetível a pragas e tem vida curta após a primeira colheita.  

Toda essa variedade que existe no tomate permite uma ampla gama de formas de utilização. Eles também variam em suas propriedades e valor nutricional.

8 Benefícios do Tomate para Saúde!

De acordo com vários estudos, as pessoas que consomem mais licopeno obtêm proteção contra doenças cardiovasculares, reduzem o risco de diabetes, Alzheimer, cegueira, surdez e outros distúrbios associados ao envelhecimento precoce.

Protege os ossos

Primeiramente, um estudo canadense demonstrou que o licopeno contribui para a boa saúde dos ossos, especialmente em mulheres após a menopausa.

Ajuda a proteger as células

Atribui-se ao licopeno um importante efeito protetor contra o câncer em vários órgãos, especialmente nos rins, na próstata, nos pulmões, no intestino, no estômago e nos pulmões.

Como antioxidante, o licopeno supera a vitamina E em potência, e seu efeito se amplifica quando combinado com outros carotenoides, como o fitoeno, a luteína e o betacaroteno. O corpo pode transformar o betacaroteno em vitamina A quando necessário para proteger a pele, os olhos, participar do crescimento e regeneração dos ossos, ou formar tecido embrionário.

Estudos recentes revelaram que os tomates amarelos e alaranjados têm uma menor quantidade de licopeno em comparação com os vermelhos. No entanto, eles contêm licopeno na forma de tetra-cis-licopeno, que o organismo assimila mais facilmente.

Saudável para o coração

As propriedades do licopeno levaram cientistas da Universidade de Cambridge (Reino Unido) a investigar a eficácia da ingestão diária de um comprimido de 7 mg (equivalente a dois tomates e meio) no tratamento de problemas cardíacos.

O estudo mostrou que o composto melhora significativamente a flexibilidade dos vasos sanguíneos e, portanto, evita recaídas em pessoas que sofrem com isso.

A pesquisa confirmou os resultados de estudos anteriores, como o da Universidade da Finlândia Oriental, que acompanhou 1.000 homens com idades entre 46 e 65 anos por 12 anos e descobriu que aqueles com níveis mais altos de licopeno no sangue tinham um risco 60% menor de sofrer um ataque cardíaco.

Anticancerígeno natural

Assim como também, ao proporcionar a ação antioxidante do licopeno, ele protege as células e evita que elas se tornem cancerosas. Estudos mostram que o consumo de tomates frescos pode ajudar a tratar e prevenir o câncer de estômago, rim e pâncreas.

Previne a prisão de ventre

Por ser rico em fibras, o tomate pode melhorar o trânsito intestinal, prevenindo problemas de constipação crônica. Recomenda-se consumi-lo sem remover a pele e com bastante água.

Previne o envelhecimento precoce

Graças ao seu conteúdo de vitamina A, vitamina C e biotina, o tomate ajuda a prevenir a queda de cabelo e dá a ele uma aparência forte e brilhante. Ele também ajuda a pele a manter sua luminosidade e firmeza por mais tempo.

Fortalece o sistema imunológico

Sua ação antioxidante mantém as células do corpo em boas condições, ajudando a manter o sistema imunológico forte e pronto, sendo assim, luta contra vírus e bactérias que entram no corpo.

Diurético

Graças à ação do ácido úrico, o tomate ajuda a desintoxicar o corpo e estimula a micção naturalmente. Isso é ideal para evitar infecções urinárias.

Processamento do tomate

Os cientistas descobriram que os tomates contêm grandes quantidades do aminoácido ácido glutâmico, especialmente nas sementes. São essas moléculas que fazem do tomate, juntamente com os cogumelos, o espinafre e o queijo, um dos melhores mensageiros do gosto umami na culinária mediterrânea, assim como a alga kombu ou o tamari são para a culinária oriental.

O umami, chamado de quinto gosto, oferece uma experiência gustativa especial, pois une outros sabores e é capaz de sensibilizar o paladar, tornando-o mais receptivo. Sendo uma das características que fazem com que o tomate desperte as papilas gustativas e permita que qualquer prato caia bem.

Dicas de consumo

Ademais, ele combina bem com berinjelas, alho, cebola, azeitonas ou aipo. Os italianos, que fazem grande uso do tomate, têm uma receita que combina esses ingredientes em um único prato. Trata-se da caponata, um cozido siciliano que pode ser consumido frio ou quente, mas sempre acompanhado de um bom vinagrete para realçar o sabor do tomate.

Sem ir mais longe, o salmorejo e o gaspacho, duas sopas frias em que o tomate é o ingrediente principal, competem para refrescar o verão.

Batata, pepino, pimentão, rabanete e abacate são alguns dos alimentos que aproveitam ao máximo as qualidades refrescantes do tomate. Esses ingredientes são bons companheiros para esse vegetal nas saladas de verão, especialmente quando temperados com um pouco de bom azeite de oliva.

Em suma, você pode consumir de muitas maneiras diferentes além de consumi-lo cru em sopas frias, saladas, espalhado em uma fatia de pão ou como suco. Ele serve bem cozido, de muitas maneiras diferentes: frito, cozido no vapor, refogado. No entanto, devido à sua suculência, assar no forno é especialmente adequado para o tomate, já que concentra o sabor melhor do que qualquer outro método.

Veja no vídeo mais sobre os benefícios do Tomate para Saúde!

8 comentários em “Benefícios do Tomate para Saúde

  1. Importante se torna em conhecermos o modo de vida alimentar a base de produtos naturais, porque dele depende o nosso estado de saúde. Obrigado.

  2. Importante se torna em conhecermos o modo de vida alimentar a base de produtos naturais, porque dele depende o nosso estado de saúde. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.