Salsify, raíz saborosa que regula açúcares no sangue

29 de janeiro de 2018 5 minutos de leitura
Salsify

Salsify, também conhecida como planta de ostra vegetal, é uma raiz de molho de molho de água salgada de origem mediterrânea. A raiz subterrânea cresce cerca de 30cm abaixo da superfície e possui uma pele grosseira de casca e uma carne de textura firme e branca embaixo.

Descubra abaixo o que é o salsifis, quais são seus tipos e principais características. Conheça também suas propriedades nutricionais, benefícios à saúde, a melhor forma de consumi-lo e outras curiosidades sobre esse tubérculo.

Conheça mais a salsify

Antes de tudo, a salsifis é uma planta mediterrânea da família das asteráceas, à qual pertencem outros vegetais, como alface e endívia. Há duas espécies que compartilham o nome salsify: tragopogon porrifolius e Scorzonera hispanica. Ambas são comestíveis e têm um certo interesse culinário.

Uma tem uma flor lilás (a primeira) e a outra tem uma flor amarela. O primeiro é chamado de salsifis branco, e o segundo, de salsifis preto. A semelhança entre esse nome, seu nome em latim e o nome de uma espécie de cobra (a víbora, Escurçó em catalão) nos faz relacionar rapidamente essa planta aos efeitos curativos atribuídos a ela no caso de picadas de cobra.

Deixando de lado as crenças antigas, que o tempo e a ciência deixaram para trás, essas duas plantas compartilham um uso culinário, o consumo de suas raízes.

Benefícios da Salsify para a saúde

Primeiramente, as raízes Salsify carregam 82 calorias por 100 gramas, quase como a de batatas doces. No entanto, sua raiz é rica em vários fitonutrientes, inulina, vitaminas e minerais que beneficiam a saúde.

O salsichão contém uma grande variedade de nutrientes, o que o torna uma boa e rica maneira de obter os nutrientes necessários ao corpo. Cada 100g dessa raiz fornece 42 kcal, 1,9 g de proteína e 5,2 g de carboidratos. 

Também é rica em potássio, ferro, manganês, cálcio, fósforo, cobre, magnésio, vitamina C, B1, B2, B6, B9, fibras, inulina – um carboidrato prebiótico que melhora a microbiota intestinal – e água, já que aproximadamente 81% de cada um desses tubérculos é composto de água. Com todas essas propriedades em suas raízes, foram atribuídos ao salsify os seguintes benefícios à saúde:

Evita a constipação

A presença de fibras e inulina nessa raiz ajuda a regular o trânsito intestinal, evitando a constipação e, portanto, reduzindo o risco de doenças como o câncer de cólon.

Um auxílio para o emagrecimento

A fibra presente nesse tubérculo ajuda a manter a sensação de saciedade e a regular os picos de insulina no corpo, o que o torna um bom complemento para dietas de perda de peso.

Ativa o cérebro

O salsichão contém vitamina A, uma vitamina que, sendo assim, segundo um estudo da Oregon Health & Science University (EUA), contribui para o funcionamento adequado dos neurotransmissores, o que promove melhor aprendizado e comportamento.

Benéfico para os ossos

A manutenção da saúde dos ossos é favorecida por alimentos ricos em cálcio, magnésio e cobre, três dos minerais contidos na salsinha, o que a torna uma aliada na prevenção de problemas como a osteoporose.

Poder antioxidante

As vitaminas A e C combatem os radicais livres e têm função antioxidante, retardando os sintomas do envelhecimento e melhorando a aparência da pele e dos cabelos.

Ajuda a reduzir a pressão arterial

De acordo com a Blood Pressure UK, a ingestão de alimentos que contêm potássio ajuda a regular a pressão arterial, portanto, o consumo de salsifis pode auxiliar no tratamento da pressão alta.

Processamento da salsify

Antes de mais nada, o consumir a raiz de salsifis, tanto a branca quanto a preta, ela deve estar limpa e bem cozida. Recomenda-se não descascá-la até que esteja cozida. Também são usadas as folhas de salsify preto, que, quando macias, podem ser consumidas cruas, bem como as flores, que são usadas em saladas. Confira a seguir nossas dicas de consumo.

Dicas de consumo

Nos mercados, selecione raízes frescas, firmes e diretas. Evite raízes macias, enrugadas ou danificadas. As raízes frescas ficam bem dentro da geladeira por até 7-10 dias. O salsifício preparado e em lata, no entanto, não possui o mesmo sabor intenso de ostra de produtos frescos.

Preparar raízes salsify pode ser tedioso, mas vale a pena. Em geral, remova sua pele antes de cozinhar. Lave de forma suave com água fria. Corte as extremidades. Descasque sua pele usando uma faca de aparar para expor carne branca comestível dentro.

Atenção ao descascar, você pode manchar mão e roupas. Uma boa dica é enxaguar a raiz descascada dentro da água acidulada (vinagre / suco de limão) para evitar que fique marrom. Cozinhe brevemente; o excesso de cozimento transforma a raíz em massa.

Aviso de segurança

Ademais, o excesso de consumo de raiz de salsify nos alimentos pode causar dor no estômago, inchaço, desconforto abdominal e diarréia. A inulina também provoca reações de hipersensibilidade, coceira e vermelhidão em algumas pessoas sensíveis.

Portanto, a salsify a e suas partes podem causar reações de hipersensibilidade como dermatite de contato e síndrome de alergia oral (OEA). Indivíduos com antecedentes conhecidos de alergia a estas raízes devem evitá-las.

Fonte

  1. Refer Stanford School of Medicine Cancer information Page- Nutrition to Reduce Cancer Risk (em inglês);
  2. USDA National Nutrient data base (em inglês);
  3. BBC News (em inglês).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.