O milho doce é uma espécie de milho específico para consumo humano que difere geneticamente do milho de campo.
Seus grãos são macios, deliciosos e comidos como vegetais em cozinhas no mundo todo.
Em contraste com o milho de campo tradicional, as culturas de milho doce são colhidas enquanto as orelhas de milho acabaram de atingir o estágio leitoso.
O cob usado imediatamente ou congelado para uso posterior, já que o seu conteúdo de açúcar rapidamente se transforma em amido.
O milho é nativo das Américas centrais, que então apresentou ao resto do mundo através de exploradores espanhóis.
A safra alcançou um grande sucesso como uma das importantes culturas comerciais comerciais em muitos países tropicais e semi-tropicais e nos Estados Unidos.
Benefícios do milho doce para a saúde
O milho doce é calórico e tem quantidade moderada de açúcar: 86 calorias por 100g.
Mas, o milho doce fresco tem bem menos calorias do que o milho de campo e outros grãos de cereais como o trigo, o arroz etc.
Suas calorias provêm principalmente de carboidratos mais simples, como glicose, sacarose do que açúcares complexos como amilose e amilopectina, o que é um caso nos cereais.
Cereal sem glúten
O milho doce é um cereal sem glúten e pode ser usado com segurança em indivíduos com doença celíaca, como arroz, quinoa etc.
Excelente fonte de fibras dietéticas
O milho de açúcar apresenta um perfil de phytonutrição de alta qualidade composto por fibras dietéticas, vitaminas e antioxidantes, além de minerais em proporções modestas.
É uma das melhores fontes de fibras dietéticas, 100 g de grãos carregam 2 g ou 5% da necessidade diária de fibra dietética.
Juntamente com carboidratos complexos de digestão lenta, a fibra dietética no alimento ajuda a regular em um aumento gradual nos níveis de açúcar no sangue.
No entanto, o milho, em linha com o arroz, a batata etc. é um dos alimentos ricos em índice glicêmico, limitando sua autoridade como principal ingrediente alimentar em pacientes com diabetes.
O milho doce é antioxidante
A variedade de variedades amarelas tem níveis significativamente maiores de antioxidantes de pigmentos de flavonóides fenólicos, como ß-carotenos e luteína, xantinas e pigmentos de criptoxantina juntamente com vitamina A.
100 g de grãos frescos fornecem 187 UI ou 6% da necessidade diária de vitamina A.
Completamente; estes compostos são necessários para manter a mucosa, a pele e a visão saudáveis.
O consumo de alimentos naturais ricos em flavonóides ajuda a proteger os cânceres de pulmão e cavidade oral.
O milho é uma boa fonte do antioxidante flavonóico fenólico, ácido ferúlico.
Diversos estudos de pesquisa sugerem que o ácido ferúlico desempenha um papel vital na prevenção de câncer, envelhecimento e inflamação em seres humanos.
Fonte de vitaminas do complexo B
O milho doce contém bons níveis de alguns dos valiosos grupos de vitaminas do complexo B, como tiamina, niacina, ácido pantotênico, folatos, riboflavina e piridoxina.
Muitas dessas vitaminas funcionam como co-fatores para enzimas durante o metabolismo do substrato.
Além disso, contém quantidades saudáveis de alguns minerais essenciais como o zinco, o magnésio, o cobre, o ferro e o manganês.
Dicas de consumo
O milho doce é uma safra de verão nas regiões temperadas. No entanto, pode ser cultivada ao redor das estações do cinturão tropical.
Ao comprar, procure orelhas bem formadas com cascas apertadas de cor verde clara e sedas limpas e douradas.
Puxe suavemente a casca do extremo da ponta para verificar a cor, bem como o estágio de grãos embaixo.
Evite se a casca estiver seca, pois indica o estoque antigo e, portanto, fora do sabor. Não compre cobora demasiado amadurecida.
Uma vez em casa, use-os o mais cedo possível. Se você tiver que armazenar, mantenha-os na geladeira, de preferência junto com a casca, para manter o sabor, o sabor e a umidade. Eles ficam bem por até dois a três dias .
Lave a casca descascada em água corrente fria ou mergulhá-los em água salgada por cerca de 15-20 minutos. Seque usando uma toalha de papel.
Em geral, a sua totalidade ou seção da espiga pode ser servida como prato principal.
Se você deseja usar apenas grãos na culinária, então corte a base do núcleo ao longo do núcleo arborizado central para separar as sementes da espiga usando uma faca de aparar.
Exemplos de preparo:
- O milho doce fresco pode ser apreciado cozido no vapor.
- O milho inteiro pode ser grelhado e servido com tempero de sal, limão e pimenta.
- Toda a espiga pode ser cozida no vapor ou cozida em água salgada e servida com manteiga ou óleo.
- Os grãos cozidos são um excelente acompanhamento para saladas, pizza, macarrão, risoto, ensopados, omeletes, arroz frito, arroz pilaf etc.
- A sopa de milho doce e a sopa são iniciantes favoritos em quase todos os cantos do mundo.
Cuidados no consumo
As reações alérgicas aos grãos doces são raras.
É isento de glúten e pode ser uma alternativa alimentar segura em pacientes com doença celíaca.
As pessoas com altos níveis de açúcar no sangue, no entanto, devem limitar o consumo de milho doce em sua dieta, pois traz muitos açúcares simples
Fontes
- Growing sweet corn-Purdue University Cooperative Extension Service (em inglês).
- USDA Food List. (em inglês).