Manga, fruta indiana queridinha dos Brasileiros. Saiba porque.

A doçura e a textura diferenciada da manga não são suas únicas características notáveis: sabor e consumo.

É uma das frutas mais consumidas pelo mundo, a manga conta com um rico potencial nutritivo e é rica em sabor.

Passeando pelo mundo inteiro, seu amplo cultivo tem favorecido à popularidade em seu consumo.

Nativa do sul e do sudeste da Ásia, considerando o leste da Índia até as Filipinas, a manga foi introduzida em países tropicais como Brasil, Angola e Moçambique com muito sucesso.

Foi popularizada na Europa pelos portugueses, e conta com plantações desde o século IV.

As mais conhecidas espécies de manga são a Mangifera altíssima e a Mangifera indica.

O gênero Mangífera conserva as principais espécies de manga, que são as mais populares consumidas por todo o mundo.

A manga pertence à mangueira na família Anacardiaceae, a partir da ordem Sapindales.

Países de origem da Manga

A manga é uma fruta originária da Índia, Filipinas e do Paquistão.

Poemas escritos em sânscrito no século IV relacionam seu cultivo, e existe uma teoria que mostra que a mesma foi provada por Alexandre, o Grande e o peregrino chinês Xuanzang.

Estrutura da Manga

A fruta do tipo drupa conta com colorações externas variadas, podendo surgir nas cores amarelo, laranja e vermelho, a partir da insolação que receber.

A polpa, suculenta e fibrosa (que conta com ferro e antioxidantes), conta com uma grande semente no centro e apresenta um tom alaranjado.

Cultivos da Manga

Estudos modernos apontam que a manga é a fruta fresca mais consumida do mundo, portanto, nesta condição, nada mais justo do que contar com um alto cultivo pelo mundo.

Cultivadas em climas tropicais e subtropicais, elas são muito trabalhadas no continente asiático, africano e no sul-americano, sendo comercializada para todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos e em todo o continente europeu.

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7 Benefícios do Fruto de Manga para Saúde!

1. Fonte de Fibras

Manga é rica em pré-biótica de fibra dietética, vitaminas, minerais, e poli-fenólicos compostos antioxidantes flavonoides.

2. Proteção contra o câncer

De acordo com o estudo de uma nova pesquisa, manga foi encontrada para proteger contra os cancros do cólon, mama, leucemia, e da próstata.

Vários estudos experimentais sugerem que polifenólico compostos na manga são conhecidos por oferecer proteção contra mama e câncer de cólon.

3. Fonte de Vitamina A e Flavonoides

Fruto da manga é uma excelente fonte de vitamina A e flavonoides como o betacaroteno, alfa-caroteno e beta-criptoxantina. 100 g de manga madura fornece 765 mg ou 25% dos recomendados níveis diários de vitamina A.

Juntos, estes compostos são conhecidos por terem propriedades antioxidantes e são essenciais para a visão.

A vitamina A é também necessária para a manutenção das membranas mucosas e da pele saudável.

Consumo de frutos naturais e ricos em carotenos, é conhecido para proteger o corpo do pulmão e cancro da cavidade oral.

4. Fonte de Potássio

Manga madura é uma boa fonte de potássio. 100 g do fruto fornece 156 mg de potássio enquanto que apenas 2 mg de sódio.

O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e da pressão sanguínea.

5. Fonte de Vitaminas B6, C e E

A manga também é uma boa fonte de vitamina B6 – piridoxina, vitamina C e vitamina E.

O consumo de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os nocivos radicais livres de oxigênio.

A vitamina B6 ou piridoxina é necessária para a produção de hormonal de GABA no cérebro.

A vitamina B6 também controla os níveis de homocisteína no sangue, que podem ser prejudiciais para os vasos sanguíneos, resultando em CAD e derrame.

6. Fonte de Minerais

Além disso, a manga compõe quantidades moderadas de cobre.

O cobre é um co-fator para muitas enzimas vitais, incluindo citocromo c oxidase e superóxido dismutase (função de outros minerais, como co-fatores para esta enzima são de manganês e zinco).

Cobre também é necessário para a produção de células vermelhas do sangue.

7. Antioxidante

Além disso, a casca da manga também é rica em fitonutrientes, como os antioxidantes, como pigmentos carotenóides e polifenóis.

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Veja no vídeo mais sobre os Benefícios da Manga para Saúde!

Já comeu sua manga hoje? Inclua os frutos na sua dieta diária e viva de uma Forma Saudável!

Veja a tabela nutricional da manga

Mango Fruta
Mangifera indica

Valor nutricional por 100 g

Princípio Valor nutricional Porcentagem de RDA
Energia 70 Kcal 3,5%
Carboidratos 17 g 13%
Proteína 0,5 g 1%
Gordura total 0,27 g 1%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra Alimentar 1,80 g 4,5%
Vitaminas
Folatos 14 µg 3,5%
Niacina 0,584 mg 3,5%
Ácido pantotênico 0,160 mg 1%
Piridoxina (vit B-6) 0,134 mg 10%
Riboflavina 0,057 mg 4%
Tiamina 0,058 mg 5%
Vitamina C 27,7 mg 46%
Vitamina A 765 UI 25,5%
Vitamina E 1,12 mg 7,5%
Vitamina K 4,2 µg 3,5%
Eletrólitos
Sódio 2 mg 0%
Potássio 156 mg 3%
Minerais
Cálcio 10 mg 1%
Cobre 0,110 mg 12%
Ferro 0,13 mg 1,5%
Magnésio 9 mg 2%
Manganês 0,027 mg 1%
Zinco 0,04 mg 0%
Fito-nutrientes
Caroteno-ß 445 µg
Caroteno-α 17 µg
Cripto-xantina-ß 11 µg
Luteína-zeaxantina 0 µg
Licopeno 0 µg

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Fontes

  1. Mangifera indica-Agroforestry Net. (em inglês).
  2. USDA – Nutrient Database for Standard Reference. (em inglês).
  3. All about mangoes-National Mango Board.  (em inglês).
  4. Food and lifestyle interactions with Warfarin. (em inglês).
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