Cogumelo porcini é saboroso e traz muitos benefícios para a saúde

5 de novembro de 2018 6 minutos de leitura
cogumelo porcini

Os cogumelos Porcini são vendidos frescos e secos e são muito populares a nível gastronómico. Considerados alimentos de boa qualidade e versáteis quando incluídos regularmente na dieta. Se você gosta de cogumelos, não pode não experimentar o cogumelo porcini. Eles têm um sabor excelente e fornecem proteína suficiente para atender às suas necessidades diárias.

Cultivados principalmente na Europa, também crescem em algumas regiões da América do Norte e da Ásia. São colhidas principalmente no outono e podem ser refogadas e consumidas como acompanhamento de muitos pratos.

Conheça mais sobre o cogumelo Porcini

É um dos cogumelos favoritos dos chefs de cozinha. No Reino Unido, eles são conhecidos como “Penny bun”, ou pão de hambúrguer, por sua semelhança em tamanho, cor marrom clara e textura esponjosa.

Antes de mais nada, vale observar que os cogumelos são recomendados pela maioria dos especialistas em nutrição. Eles são alimentos que contêm uma alta concentração de antioxidantes e servem para completar a necessidade diária de fibras. 

Graças a esses elementos, eles melhoram o funcionamento da fisiologia no ambiente interno e previnem o desenvolvimento de muitas patologias crônicas e complexas.O cogumelo porcini é grande, versátil e comum em regiões de clima temperado como Europa, EUA, Sibéria e China.

Benefícios do cogumelo porcini à saúde

Os benefícios dos cogumelos porcini podem ser muito grandes. Os frutos não são apenas saborosos, mas também contém muitas propriedades nutritivas. Para que os cogumelos porcini façam bem à sua saúde, você deve saber os seus benefícios.

Como os cogumelos porcini, na ausência de contraindicações, trazem benefícios para o corpo, seu uso iniciou na medicina popular para tratar doenças. O cogumelo ajuda com:

Perda de peso

Com poucas calorias, mas ricos em nutrientes e fibras alimentares, estes cogumelos podem ajudá-lo a se sentir saciado e evitar comer demais ou fazer lanches desnecessários entre as refeições.

Antioxidantes

Com bons níveis de betacaroteno, vitamina C e licopeno, esses cogumelos são uma rica fonte de antioxidantes que podem combater o estresse oxidativo e a inflamação crônica no corpo.

Além disso, é importante observar que também podem ser fonte de uma forma química de vitamina D. Essa não é a forma mais ativa e utilizada. Mas pode ajudar a atender às necessidades e aumentar os níveis no organismo. Lembre-se de que uma deficiência contínua desse nutriente teria um efeito negativo sobre a saúde, aumentando o risco de doenças.

Saúde digestiva

A fibra alimentar é extremamente importante para a digestão e a saúde intestinal, e com 2 gramas de fibra em cada 100 gramas desses cogumelos, eles podem ajudar a eliminar a constipação e outros problemas digestivos.

Sistema imunológico

Com altos níveis de vitamina C, estes cogumelos podem aumentar as defesas do corpo e a produção de glóbulos brancos.

Câncer de cólon

Algumas pesquisas descobriram que o consumo regular desses cogumelos pode ajudar a destruir as células do câncer de cólon e fazer com que elas sofram apoptose.

Inflamação

Vários compostos e substâncias anti-inflamatórias presentes nesses cogumelos proporcionam alívio da artrite, tensão muscular e outras condições inflamatórias comuns.

Antiúlcera

São necessárias mais pesquisas, mas acredita-se que alguns dos compostos voláteis desses cogumelos ajudem a reduzir o tamanho e a gravidade das úlceras.

Processamento do cogumelo porcini

Os benefícios dos cogumelos porcini para a saúde são inegáveis: eles têm um efeito positivo no corpo, tanto para uso culinário quanto medicinal, mas antes de usar é preciso saber como usar. Entenda todo o processamento do cogumelo porcini.

Seleção e armazenamento

Você encontra ele em supermercados embalado a vácuo, em suas formas inteira ou em fatias. Escolha cogumelos frescos, íntegros e macios. Descarte os cogumelos pegajosos, rachados, deteriorados por ação das traças ou larvas.

Consuma-os prontamente. Coloque-os em cestas de madeira, em locais frescos e secos, e longe da luz solar e umidade. Armazene os cogumelos em temperatura de refrigeração, dentro de sacos de papel ou em um prato coberto com pano limpo, por até alguns dias.

Armazene os cogumelos porcini desidratados dentro de recipientes fechados, em locais frios, secos e sem umidade.

Formas de preparo

Para desfrutar do seu sabor único, consuma o cogumelo porcini o mais rapidamente possível após sua compra ou colheita. Frequentemente, a base da sua estirpe deve ser escovada ou até mesmo removida, por estar muito madura ou pela presença de vermes.

Se a superfície porosa abaixo do chapéu estiver pegajosa, remova-a. Não há contra-indicação para o consumo cru. Entretanto, o cozimento ressalta o seu sabor. Preparados como os outros cogumelos, sendo um substituto de cogumelos.

O cogumelo porcini  desidratado deve ser imerso em água antes de sua utilização ou adição a preparações. Utilize água quente ou fria por 15 a 20 minutos até a reidratação total.

Não descarte a água utilizada para hidratar os cogumelos. Ela é muito saborosa e sendo um ótimo ingrediente para sopas, molhos, cozidos e salteados.

Aviso de segurança

Primeiramente, reações alérgicas a cogumelo porcini são raras. Por serem grandes e apresentarem características marcantes, os cogumelos porcini são um dos cogumelos mais fáceis de serem colhidos.

Algumas vezes podem ser confundidos com a espécie Rubroboletus satanas, já que estes possuem características parecidas com o Boletus eduli. Entretanto, a espécie Rubroboletus satanaseles se diferenciam por seu estipe vermelho e manchas azuis.

Apesar de todos os seus grandes benefícios, um cogumelo porcini pode fazer mal ao corpo humano. O cogumelo Boletus tem contraindicações, que incluem:

  • alergia à polpa do cogumelo e a qualquer substância presente em sua composição;
  • digestão lenta: como os cogumelos boletus contêm muitos compostos proteicos, a absorção é lenta e dificultosa;
  • tendência à constipação: um produto de cogumelo na dieta pode levar à constipação.

Não é recomendável oferecer cogumelos porcini a crianças com menos de 12 anos de idade; os cogumelos porcini serão muito pesados para a digestão. Os corpos frutíferos devem ser usados com cautela durante a gravidez e, durante a lactação, é melhor excluí-los da dieta, caso contrário o bebê pode ter cólicas e indigestão.

Fontes

  1. Selenium in edible mushrooms. (em inglês)
  2. Composition and antioxidant properties of wild mushrooms Boletus edulis and Xerocomus badius prepared for consumption. (em inglês)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.