A semente de chia é minúscula, de forma oblonga e suas sementes são oleaginosas. Muitos especialistas em nutrição indicam que a Salvia hispânica ou Sementes de Chia como é popularmente conhecida, faz parte no topo da lista dos alimentos funcionais por causa de suas propriedades saudáveis e nutricionais.
As sementes de chia são fontes incríveis de fito nutrientes, como ácidos graxos ômega-3 – α-linolênico, antioxidantes, minerais, vitaminas e fibras alimentares em proporções corretas que uma necessidade do corpo humano precisa
Historia sobre a Chia!
Sementes de Chia foram consumidas em dietas maias e astecas durante séculos. Fazendo parte também da cultura dos nativos mexicanos, sendo cultivada na mesma medida que o milho e o amaranto. No entanto, quando os conquistadores espanhóis chegaram e baniram a Chia, a semente desapareceu de conhecimento comum e não reapareceu até os últimos anos, quando o Dr. Wayne Coates re-descobriu a semente de chia e trazendo-a de volta para a comercialização.
Tipos de Sementes de Chia
A chia ou salvia hispânica é uma semente, que pode variar nas cores preta, marrom ou branco. As sementes medem cerca de 1 mm de diâmetro. Sua pelagem externa lisa feita de mucilagem higroscópico, que absorve água ficando inchada. Botanicamente, a chia é uma planta de baixo crescimento. Nome científico: Salvia hispânica.
Cultivo da Chia
Chia cresce em uma pequena planta que pode ser colhida durante todo o ano, florescendo sob solo fértil e bem drenados. A planta cresce até 1 metro de altura e tem amplo, cor verde sai com margens serrilhadas. Roxo, flores cor-de-rosa-violeta em picos aparecer após cerca de 4 meses após a muda.
10 Benefícios da semente de Chia para saúde!
1# Sementes de Chia é composta de quase todos os nutrientes essenciais como proteínas, omega-3 ácidos graxos, antioxidantes,fibras alimentares vitaminas e minerais que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento ideal.
2# Sendo uma semente oleaginosa, chia é rica em calorias. 100 g de sementes de fornecer 388 calorias. No entanto, grande parte de suas calorias provenientes de ácidos graxos poli-insaturados – PUF. Sementes de Chia têm excelente proporção de omega-3 a 6 gorduras poli-insaturadas, na proporção recomendada de 1:4.
3# Chia contém omega 3, é o ácido alfa-linoléico – ALA. Estudos descobriram que ALA e outros ácidos graxos ômega 3, por sua virtude de ação anti-inflamatória ajudam a diminuir o risco de pressão alta, doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral e de mama, cólon e próstata. Quantidades adequadas de ômega-3 na dieta do são essenciais para o desenvolvimento normal e maturação do sistema nervoso em lactantes e crianças.
4# Sementes de Chia é composta por vários antioxidantes que beneficiam a saúde, que são os ácidos ferúlicos, ácidos cafeicos e quercetinas.
5# 100 g de sementes fornecem cerca de 91% dos níveis de ingestão diária recomendada de fibra dietética. O revestimento exterior de chia é feito de mucilagem solúvel em água, um polissacarídeo de amido não (PEN), que aumenta de volume várias vezes e adquire consistência semelhante a gel. Mucilagem ajuda na digestão e evacuações suaves.
6# A semente é livre de glúten de grãos. Pessoas com sensibilidade conhecida ao glúten, com doença de celíaca, podem adicioná-lo na dieta.
7# Chia é um dos alimentos com baixo índice glicêmico. Produtos alimentares pobres em glicêmico ajuda índice em uma melhor regulação dos níveis de glicose no diariamente no sangue. Substituição de chia para arroz e outros grãos de cereais que podem beneficiar pessoas com diabete.
8# As sementes de chia são uma excelente fonte de vitaminas como a niacina, riboflavina, tiamina, ácido fólico. Niacina é uma importante vitamina do complexo B encontrada em abundância na chia, quase mais do que o dobro da quantidade de sementes de gergelim . 100 g de chia fornece cerca de 8,83 mg ou 55% dos níveis diária exigidas de niacina. A niacina ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL no sangue. Além disso, aumenta a atividade do GABA no cérebro, o que por sua vez ajuda a reduzir a ansiedade e neuroses.
9# As sementes de chia são fontes extremamente ricas de muitos minerais essenciais. cálcio, fosforo, ferro, manganês e magnésio são particularmente concentradas em chia. Muitos desses minerais têm um papel vital na mineralização óssea, a produção de células vermelhas do sangue, a síntese de enzimas, bem como a regulação das atividades do músculo cardíaco e esquelético.
10# Apenas algumas colheres de sopa cheia de chia por dia fornece níveis recomendados suficientes de fenólicos antioxidantes, minerais, vitaminas e proteínas.