Anis estrelado, saboroso condimento da medicina chinesa

4 de novembro de 2018 7 minutos de leitura
anis estrelado

O anis-estrelado é um dos ingredientes mais populares tanto na gastronomia quanto na medicina natural. Seu belo formato de estrela de 8 pontas e seu aroma de anis fazem dele um ingrediente comum em muitos chás de ervas e remédios para tosses, resfriados e problemas digestivos.

Não confunda com o anis verde, pois as ela não faz parte da mesma família. Entretanto, em um nível prático, elas compartilham muitos dos mesmos componentes e propriedades. No artigo a seguir, descobriremos o que são e como podem ser usadas com segurança.

Conheça o anis estrelado

O anis estrelado é uma fruta em formato de estrela, originária de uma planta nativa do leste das montanhas do sudeste da China e Vietnã. Conhecida como ba jiao na China, esta especiaria é um ingrediente do condimento 5 especiarias chinesas.

Tanto a semente quanto a casca são usadas como condimentos e apresentam aroma de licor, este aroma especial é devido à substância anetole. O anis estrelado cresce em escala comercial nas províncias chinesas de Yunnan, Guizhou e Guangxi e na província Lang Son, no Vietnam.

Benefícios à saúde do anis estrelado

Muitos dos benefícios do anis foram aproveitados na medicina tradicional chinesa e na Ayurveda. Na verdade, eles agora estão sendo pesquisados pela ciência moderna. Como resultado, seu uso é cada vez mais aceito como auxiliar em alguns problemas e doenças mais comuns. Confira os seus benefícios:

Auxilia o sistema digestivo

O anis-estrelado melhora a digestão. Recomendado em casos de dispepsia hipossecretora (desconforto e dor na parte superior do estômago) e perda de apetite. 

Ao mesmo tempo, os remédios com essa fruta promovem a expulsão de gases do trato digestivo. Como resultado, o inchaço abdominal e a flatulência tendem a reduzir. Também é um bom remédio para tratar cólicas e espasmos causados pela má digestão.

Ajuda com problemas respiratórios

As propriedades expectorantes e calmantes desse ingrediente fazia sucesso na medicina natural para aliviar tosses persistentes, resfriados e outras queixas respiratórias. 

Parece até ajudar a afinar e limpar o muco que obstrui o trato respiratório nesses tipos de doenças. Também é útil em caso de gripe devido à sua atividade antiviral.

Possui atividade antibacteriana e antifúngica

Os extratos de anis-estrelado foram investigados como um possível tratamento para Escherichia coli, que causa muitos problemas respiratórios e digestivos.  Ele também pode ter um efeito positivo nos problemas de infecção por herpes. 

Descobriu-se até mesmo que ele ajuda a interromper o crescimento descontrolado de alguns fungos e leveduras. Esse é o caso da Candida albicans, que pode causar muito desconforto vaginal nas mulheres.

Ajuda a regular a glicose no sangue

Este estudo publicado na revista Molecules avalia a utilidade potencial de várias ervas medicinais e especiarias no controle do diabetes.  Entre eles, descobriu-se que o anis estrelado tem atividade antidiabética.

Entretanto, os mecanismos pelos quais esse efeito ocorre ainda são desconhecidos. Portanto, ele não deve ser o tratamento de primeira escolha para a regulação da glicose no sangue. Além disso, é necessário consultar um médico primeiro.

Processamento do anis estrelado

O anis-estrelado é originário da China e é conhecido por suas propriedades medicinais, confira como ocorre e funciona o seu processamento:

Seleção e armazenamento

O anis estrelado, bem como o seu pó, estão disponíveis nos mercados e lojas especializadas asiáticas durante todo o ano. Adquira as estrelas de anis inteiras, ao invés da sua forma em pó, como uma maneira de garantir sua pureza e autenticidade.

Os anis estrelados apresentam oito carpelos castanho-ferruginosos pontiagudos, que emitem aromas agradáveis quando pressionados entre os dedos indicador e polegar. Muitas vezes, você pode encontrar anis estrelado quebrados, partidos; e sementes deslocadas. Você pode consumi-las sem preocupação.

As estrelas de anis duram por vários meses quando mantidas em recipiente hermético, longe de luz e umidade. Comprar anis estrelado inteiro e em pequenas quantidades evitará a perda de seu sabor devido à evaporação de óleos essenciais. Eles estarão próprios para o consumo até 3-4 meses.

Processamento

Há quatro métodos principais de processamento do anis estrelado:

  1. Desidratação ao sol: as unidades de anis estrelado recém-colhidas, em estágio anterior à maturação, ficam expostas ao sol umas sobre as outras, em pilhas, sendo reviradas de tempos em tempos, até desidratação completa.
  2. Branqueamento e desidratação ao sol: as vagens de estrela de anis são escaldadas ou branqueadas a 90-100° C em água por 4 a 6 minutos, com agitação ocasional. Quando ocorrer a mudança de cor das estrelas de anis do verde para amarelo, retire-as da água. Posteriormente, exponha as estrelas de anis ao sol.
  3. Desidratação mecânica: aqueça o desidratador de alimentos a 90 a 100°c e ponha as estrelas recém-colhidas. Ajuste a temperatura 50 a 60% e mantenha essa temperatura por 7 a 8 horas até completa desidratação.
  4. Desidratação em forno a vapor combinado: as estrelas são colocadas em fornos à temperatura de 45-55°C. O processo ocorre em 24 horas.

Uso culinário

O anis estrelado é um tempero único que caracteriza a culinária chinesa. Apresenta gosto de alcaçuz e anis. As estrelas de anis inteiras, o seu pó, ou óleo, complementa variadas preparações na china, vietnã, japão, índia e outras regiões do sul da ásia.

O anis estrelado é um dos ingredientes das 5 especiarias chinesas, juntamente com as sementes de cominho, a canela, semente de sichuan e cravos. Como um dos ingredientes das 5 especiarias chinesas ou na sua forma inteira (ba jiao), utilizada na receita tradicional chinesa “ovos cozidos no chá”.

A estrela de anis é adicionada inteira para conferir sabor a sopas, como na sopa vietnamita (pho bo) e em pratos populares chineses tais como o ensopado de carne. Na índia e no paquistão, o anis estrelado é conhecido como “chakra phool”, sendo utilizado como um ingrediente da gama de masala para condimentar diferentes tipos de vegetais e ensopados de carne.

Aviso de Segurança

O anis estrelado faz parte dos remédios tradicionais há séculos, sendo considerado um ingrediente seguro para consumo. No entanto, como acontece com muitos outros remédios, isso não é verdade para todos e é necessário tomar uma série de precauções.

Devido à falta de estudos que comprovem sua segurança, não é recomendado durante a gravidez e a amamentação, também não é recomendado para bebês e crianças pequenas, embora seja conhecido como um remédio para cólicas. Pode ter efeitos negativos em seus sistemas nervoso e gastrointestinal. 

O anis estrelado chinês (Illicium verum) e seus derivados geralmente não fazem mal à saúde. Entretanto, seus frutos às vezes podem estar contaminados com o anis estrelado japonês (Illicium anisatum). Esse último contém um componente neurotóxico que pode causar sintomas graves, como epilepsia, alucinações e náuseas.

Os óleos essenciais derivados de plantas ou de seus frutos têm as mesmas propriedades, mas em quantidades muito maiores. Por esse motivo, precisa ter muita cautela, pois causa efeitos irritantes. Pessoas com problemas digestivos e pele sensível devem prestar atenção.

Antes de usar o anis estrelado, é necessário consultar um médico ou especialista, especialmente se você tiver problemas de saúde ou estiver tomando medicamentos. 

Fontes

  1. World Afro Forestry center (Illicium verum).. (em inglês)
  2. Gernot-Katzer’s spice pages. (em inglês)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.