O anis estrelado é uma fruta em formato de estrela, originária de uma planta nativa do leste das montanhas do sudeste da china e vietnã.
Conhecida como ba jiao na China, esta especiaria é um ingrediente do condimento 5 especiarias chinesas.
Tanto a semente quanto a casca são usadas como condimentos e apresentam aroma de licor.
Este aroma especial é devido à substância anetole.
O anis estrelado é cultivado em escala comercial nas províncias chinesas de Yunnan, Guizhou e Guangxi e na província Lang Son, no Vietnam.
Benefícios à saude do anis estrelado
Composição química
O pericarpo da estrela de anis é responsável por quantidade significativa de compostos voláteis.
Além do óleo essencial, este condimento apresenta antioxidantes, minerais e vitaminas com funções vitais na prevenção e promoção da saúde e bem estar.
A substância volátil que confere característica aromática ligeiramente doce ao anis estrelado é o anetol.
O anetol é um composto orgânico 13 vezes mais doce que o açúcar.
Algumas das importantes substâncias químicas do ba jiao são: metil chavicol, anisaldeído, pineno, nerolidol, citrofeno, cineol, safrol, etc.
Propriedades medicinais
- Estudos científicos indicam que o anetol possui propriedades antiobacterianas, bacteriostáticas e bactericidas contra a salmonela entericae efeitos inibitórios in-vitrono crescimento de bactérias gram positivas como o
- O óleo do anis estrelado tem sido utilizado na medicina tradicional chinesas por seus efeitos carminativos, antissépticos, antiespasmódicos, digestivos, expectorantes, estimulantes e tônicos.
- Na medicina tradicional chinesa, a estrela de anis é considerada um condimento regulador de energia e um item alimentício tonificador do yang.
Tratamento do vírus influenza
Apresenta entre 3% a 7% de ácido shikimic.
- É utilizado para aliviar gripes e resfriados.
- O ácido shikmin é um importante componente do medicamento osetalmevir (tamiflu), utilizado no tratamento do vírus influenza.
Fonte de Vitaminas
- É uma excelente fonte de vitaminas do complexo b como: niacina, piridoxina; ácido pantotênico e riboflavina.
- Quantidade significativa de vitaminas C e A.
Fonte de Minerais
- Excelente fonte dos minerais: cálcio, ferro, fosforo, potássio, manganês, zinco e magnésio.
Seleção e armazenamento
O anis estrelado, bem como o seu pó, estão disponíveis nos mercados e lojas especializadas asiáticas durante todo o ano.
Adquira as estrelas de anis inteiras, ao invés da sua forma em pó, como uma maneira de garantir sua pureza e autenticidade.
Os anis estrelados apresentam oito carpelos castanho-ferruginosos pontiagudos, que emitem aromas agradáveis quando pressionados entre os dedos indicador e polegar.
Muitas vezes, é possível encontrar anis estrelado quebrados, partidos; e sementes deslocadas. Você pode consumi-las sem preocupação.
As estrelas de anis duram por vários meses quando mantidas em recipiente hermético, longe de luz e umidade.
Comprar anis estrelado inteiro e em pequenas quantidades evitará a perda de seu sabor devido à evaporação de óleos essenciais. Eles estarão próprios para o consumo até 3-4 meses.
O pó de estrela de anis estrelado ser mantido dentro de recipientes hermeticamente fechados e utilizado o mais rápido possível, uma vez que este perde o seu sabor rapidamente.
Processamento
Há quatro métodos principais de processamento do anis estrelado:
- Desidratação ao sol: as unidades de anis estrelado recém-colhidas, em estágio anterior a maturação, são expostas ao sol umas sob as outras, em pilhas, sendo reviradas de tempos em tempos, até desidratação completa.
- Branqueamento e desidratação ao sol: as vagens de estrela de anis são escaldadas ou branqueadas a 90-100° c em água por 4 a 6 minutos, com agitação ocasional.
Quando ocorrer a mudança de cor das estrelas de anis do verde para amarelo, retire-as da água. Posteriormente, exponha as estrelas de anis ao sol. - Desidratação mecânica: aqueça o desidratador de alimentos a 90 a 100°c e ponha as estrelas recém-colhidas.
Ajuste a temperatura 50 a 60% e mantenha esta temperatura por 7 a 8 horas até completa desidratação. - Desidratação em forno a vapor combinado: as estralas são colocadas em fornos à temperatura de 45-55°c. O processo pode ser finalizado em 24 horas.
Uso medicinal
O anis estrelado e o seu óleo são aplicados na medicina tradicional chinesa por suas propriedades únicas de prevenção e promoção da saúde.
- O extrato do anis estrelado é excelente para tosse, bronquite e para o vírus da gripe.
- A sua infusão também pode ser útil em desordens digestivas, como dores estomacais, náusea, flatulência e indigestão.
- Na china e em taiwan, as sua pontas são mastigadas para proporcionar hálito fresco.
- Entre 70% a 90 % dos compostos presentes no anis são anetol, que possui efeito estrogênico.
- A decocção das sementes é prescrita durante a lactação para estimular a produção do leite materno.
Uso culinário
O anis estrelado é um tempero único que caracteriza a culinária chinesa.
Apresenta gosto de alcaçuz ou anis.
As estrelas de anis inteiras, o seu pó, ou óleo são utilizados em variadas preparações na china, vietnã, japão, índia e outras regiões do sul da ásia.
O anis estrelado é um dos ingredientes das 5 especiarias chinesas, juntamente com as sementes de cominho, acanela, semente de sichuam e cravos.
Como um dos ingredientes das 5 especiarias chinesas ou na sua forma inteira (ba jiao), é utilizada na receita tradicional chinesa “ovos cozidos no chá”.
A estrela de anis é adicionada inteira para conferira sabor a sopas, como na sopa vietnamita (pho bo) e em pratos populares chineses tais como o ensopado de carne hui.
Na índia e no paquistão, o anis estrelado é conhecido como “chakra phool”, sendo utilizado como um ingrediente da garam masala para condimentar diferentes tipos de vegetais e ensopados de carne.
Esse condimento aromático é utilizado para dar sabor a sopas, molhos, carnes, pães, muffins, bolos, biscoitos e uma variedade de produtos de confeitaria.
Assim como as sementes de anis, o anis estrelado é utilizado como agente aromatizante de bebidas, como a aguardente espanhola ojén e os licores franceses de anis pastis e pernod.
Aviso de Segurança
Segura quando consumida em pequenas quantidades.
Seus compostos voláteis incluem certos sesquiterpenos neurotrópicos, veranisatinas C, B e A. Em estudos experimentais, a administração de veranisatinas produziu convulsões e toxicidade letal.
O óleo de anis estrelado e o seu chá não devem ser consumidos por crianças menores de cinco anos ou por gestantes.
A estrela de anis japonesa (illicium anisatum) é considerada tóxica por muitas agências regulatórias de alimentos.
Fontes
- World Afro Forestry center (Illicium verum).. (em inglês)
- Gernot-Katzer’s spice pages. (em inglês)