6 benefícios comprovados do abacaxi para sua saúde

O abacaxi é uma das frutas mais consumidas ao redor do mundo.

Mas o fato é que muita gente simplesmente não faz ideia de qual é a sua origem e como é feito o seu cultivo.

Por isso, vamos explicar de modo simples e objetivo como se dá o cultivo do abacaxi e quais são as suas origens.

Assim, você vai saber um pouco mais sobre esse saboroso fruto que é muito usado para fabricação de sucos, doces e outras coisas.

Origem do abacaxi

Fruto típico de regiões tropicais e subtropicais, o abacaxi é originário da América Central e da América do Sul.

Ele já era muito cultivado pelos povos indígenas que ali habitavam antes da chegada dos europeus.

Atualmente, o abacaxi é cultivado em países que possuem clima similar ao que é apresentado pela região de origem do fruto.

Um dos maiores produtores do fruto é o Hawaii, que produz nada menos do que 5 toneladas por ano.

Também é produzido na Austrália, no México, na Índia, em Cuba, no Brasil e também em países que utilizam climatizadores, como a Inglaterra e os Estados Unidos para reproduzir o clima tropical.

Características do Abacaxi

O abacaxi é uma planta da família Bromeliáceae, que pode ser considerada como sendo semiperene, alcançando no máximo um metro de altura.

Apresenta algumas variedades, sendo que a mais comum já não é mais considerada selvagem, mas ele também apresenta outras variedades que ainda são encontradas em estado selvagem, como a ananaí-da-amazônia, que é uma das mais comuns de todas.

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6 ótimos benefícios do abacaxi para saúde

1. Abacaxi fresco é baixa em calorias.

No entanto, é um celeiro de vários exclusivos de promoção da saúde compostos, minerais e vitaminas que são essenciais para uma ótima saúde.

100 g de fruta proporciona apenas cerca de 50 calorias equivalentes ao de maçãs.

2. Não contém gorduras

Sua carne não contém gorduras saturadas ou colesterol;
No entanto, ela é rica fonte de fibra dietética solúvel e insolúvel como pectina .

3. Tem o poder de quebrar proteínas

Fruto do abacaxi contém uma enzima proteolítica bromelina, que digere o alimento por quebrar proteínas.

4. Anti-inflamatório

A bromelaína também tem propriedades anti-inflamatórias, anti-coagulantes e anti-cancro propriedades.

5. Previne doenças

Estudos têm demonstrado que o consumo de abacaxi regularmente ajuda a combater várias doenças e problemas de saúde, como a artrite, indigestão e infestação por vermes.

6. Abacaxi é uma excelente fonte de vitaminas antioxidantes

Vitamina C 100 g de fruta contém 47,8 ou 80% desta vitamina.

A vitamina C é necessária para a síntese de colagénio no corpo.

O colagênio é a principal proteína estrutural do corpo necessários para manter a integridade dos vasos sanguíneos, pele, órgãos, ossos.

O consumo regular de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a proteger de escorbuto;
desenvolver resistência contra agentes infecciosos (aumenta imunidade) e varrer os radicais livres, pró-inflamatórias prejudiciais do organismo.

Ele também contém uma pequena quantidade de vitamina A (58 UI por fornece 100 g) e os níveis de beta-caroteno.

Estes compostos são conhecidos como tendo propriedades anti-oxidantes.

A vitamina A também é necessária a manutenção de membranas mucosas saudáveis, pele e essencial para a visão.

Estudos sugerem que o consumo de frutos naturais ricos em flavonóides ajuda o corpo humano para proteger de cancros do pulmão e da cavidade oral.

Além disso, é rico no grupo B-vitaminas como complexo de folatos , tiamina, piridoxina, riboflavina e minerais como o cobre , o manganês e potássio.

7. Fonte de Minerais

O potássio é um componente importante das células e fluidos corporais, ajuda a controlar a frequência cardíaca e da pressão sanguínea.

O cobre é um co-fator útil para a síntese de células vermelhas do sangue.

O manganês é um co-fator para a enzima superóxido-dismutase, que é um potente captador de radicais livres.

Tabela nutricional

Nutriente Quantidade % VD*
Valor energético 48.3kcal=203 2%
Carboidratos 12,3g 4%
Proteínas 0,9g 1%
Fibra alimentar 1,0g 4%
Cálcio 22,4mg 2%
Vitamina C 34,6mg 77%
Fósforo 12,8mg 2%
Manganês 1,6mg 70%
Magnésio 18,4mg 7%
Lipídios 0,1g
Ferro 0,3mg 2%
Potássio 131,3mg
Cobre 0,1ug 0%
Zinco 0,1mg 1%
Riboflavina B2 0,0mg 0%
Tiamina B1 0,2mg 14%

Fonte: Tabela Nutricional

Cultivos do Abacaxi

De fácil cultivo, o abacaxi produz, primeiramente, apenas um fruto situado em seu ápice.

Mas, com o tempo, as ramificações começam a produzir mais frutos, aumentando conforme os anos vão passando, já que o abacaxizeiro apresenta fase produtiva relativamente longa.

No Brasil, a variedade mais consumida e cultivada é a do abacaxi pérola, que é muito saborosa e que é conhecida fora do país como Pernambuco.

 Veja mais sobre os benefícios do abacaxi para saúde!

Fontes

  1. USDA National Nutrient Database. (em inglês).
  2. Stanford School of Medicine Cancer information Page-Nutrition to Reduce Cancer Risk (em inglês).
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