4 benefícios incríveis da tangerina – você vai se surpreender!

8 de agosto de 2016 5 minutos de leitura

As propriedades da tangerina a tornam ideal para ser incluída em uma dieta saudável. A tangerina é a fruta mais parecida com a laranja. Ela se destaca por ter um alto teor de água e uma quantidade significativa de minerais e vitaminas. De origem asiática, é o resultado das diferentes espécies de frutas cítricas que conhecemos como tangerina.

Os benefícios da tangerina sofrem as circunstâncias de estar à sombra do gigante que é a laranja, mas suas propriedades são tão boas que sua inclusão em sua rotina será um divisor de águas.

Conheça mais a tangerina

A tangerina é um fruto saboroso e mundialmente consumido. No termo popular é chamada também  de mexerica, ponkan e de laranja mandarim na Europa e Japão. Ambos fazem parte da família dos citros (Rutaceae) e são conhecidas cientificamente como Citros Reticulata.

A tangerina é original das florestas tropicais do Sudeste da China. Hoje, sendo amplamente cultivada em muitas partes do mundo como uma importante forma de cultura comercial, o fruto geralmente se diferencia da laranja pelo seu tamanho, a casca facilmente destacável e tem a polpa mais doce e suculenta.

A árvore da tangerina é menor que a da laranja com galhos mais finos e folhas verde escuras e pontudas. A fruta é mais plana se comparada com a laranja. A casca é laranja escuro e pode ser removida com facilidade. Por dentro, possui miolo fibroso, vagamente ligados com a parte inferior da pele e fibras comestíveis. Uma fruta média tem 8 – 10 gomos suculentos.

4 ótimos benefícios da Tangerina para a saúde

Primeiramente, a tangerina é uma das frutas mais populares entre os brasileiros. Embora sempre tenha ficado à sombra da laranja, a tangerina tem, na verdade, uma série de propriedades que a colocam em pé de igualdade com a laranja. A seguir, gostaríamos de destacar alguns motivos pelos quais seu consumo é mais do que recomendável.

1. Pouco calórica

Assim como a laranja, a tangerina contém poucas calorias (53 cal em 100g). Sendo assim, são fontes valiosas de flavonoides e antioxidantes como naringina, hesperidina, vitamina A, carotenóides e luteínas; na realidade, superior à das laranjas.

2. Fonte rica de Vitamina C

As frutas cítricas são fontes ricas de vitamina C (ácido ascórbico), uma vitamina solúvel em água. Vitamina C é um antioxidante poderoso, que desempenha papel vital na síntese de colágeno, cicatrização, anti vírus, anticâncer, e ajuda a prevenir doenças neuro-degenerativas, artrite, resfriados e febre removendo radicais livres do corpo. Vitamina C ajuda na absorção do Ferro presente no alimento reduzindo a forma ferrosa deste nutriente facilitando sua absorção pelo intestino.

3. Fibras solúveis e insolúveis

Contém fibras solúveis e insolúveis como hemicelulose e pectina, que previnem a absorção do colesterol. Quantidade adequada de fibra na comida ajuda para evacuações saudáveis, agindo com um leve laxante.

4. Rica em Antioxidantes

Frutas cítricas como esta são muito valorizadas pelas suas incríveis propriedades nutritivas e antioxidantes. É um fato cientificamente estabelecido que frutas cítricas, especialmente laranjas, em virtude de sua riqueza de vitaminas e minerais, tem muitos benefícios comprovados para a saúde.

Além disso, agora também ficaram conhecido outros compostos biologicamente ativos encontrados nas frutas cítricas como antioxidantes fitoquímicos. Fibras solúveis e insolúveis desempenham um papel vital na redução do risco de cânceres, muitas doenças crônicas como artrite, obesidade e doenças cardíacas.

Processamento da tangerina

Quanto mais pesadas for seu tamanho, mais frescas e suculentas são. A cor intensa e os tons avermelhados indicam que estão maduros e mais doces. A casca não deve estar enrugada. As laranjas mandarim conservam-se bem em temperatura ambiente e em local fresco.

Dicas de consumo

Ademais, a tangerina é a fruta cítrica mais fácil de descascar e comer. Por esse motivo, as pessoas as consomem inteiras, aproveitando assim todos os compostos benéficos que se perdem no suco, como as fibras e a hesperidina, que se concentra nas membranas e nos fios brancos dos gomos.

Mas as tangerinas são versáteis e oferecem ao cozinheiro a oportunidade de inovar em seus pratos. Além dos gomos, a casca, o suco e até as folhas podem ir em infusões.

  • Você pode ralar a casca (de tangerinas orgânicas) sobre uma salada.
  • Você pode decorar sobremesas com casca cristalizada (corte a casca em tiras bem finas e cozinhe-a em uma mistura de partes iguais de água e açúcar).
  • Você pode deixá-la em óleo ou vinagre para dar sabor.
  • Use o suco como molho para salada, em geleia (misturado com ágar-ágar) e na preparação de molhos.

Contudo, tanto a casca quanto o suco (de tangerinas ainda verdes, mais ácidas) são usados para marinar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.