Quinoa

Quinoa é uma semente que vem despertando um renovado interesse, especialmente entre os cientistas de alimentos, devido à sua característica sustentável e condições de crescimento. Além disso, a quinoa é bem equilibrado de proteína, gordura e composição mineral pode ser uma resposta para a redução da desnutrição em regiões propensas à fome em todo o mundo.

Quinoa não pertencem à classe cereal de grãos básicos. Em vez disso, é uma semente, muito semelhante a outros da família de leguminosas (dicotiledóneas), como o amaranto. No entanto, as sementes de quinoa apresentam proporcionalmente menor teor de gordura do que as sementes oleaginosas e, portanto, é visto como os outros grãos básicos.

Origem da semente de chia.

Quinoa é uma semente de grão incrivelmente nutritiva, obtido a partir da planta da família das leguminosas, crescendo no planalto da região dos Andes sul-americano. Quinoa pertence a família de ervas anuais. Nome científico: Chenopodium quinoa.

Historia sobre quinoa.

Quinoa era usada culturalmente como fonte de alimento básico de Incas antes  da chegada dos exploradores espanhóis, que obrigou-os a abandonarem o cultivo.  Chisaya mamãe, conhecida como: “a mãe dos grãos”, comia regulamente a semente em suas refeições, isso fazia os incas acreditarem que a quinoa podia fornecer vida saudável e prolongada.

Cultivo da semente de quinoa.

A planta atinge cerca de 3-6 metros de altura e prefere bem drenados, pH neutro e solo arenoso; no entanto, ele vive bem sob condições ambientais escassos e solos alcalinos. É cultivada como uma das principais culturas no planalto chuva sombra da Bolívia, Peru, Chile e Equador. Em seu habitat natural, quinoa começa floração (inflorescência), em julho, que se desenvolve, posteriormente, em sementes comestíveis em agosto de final até setembro.

Sementes de quinoa.

As sementes de quinoa é parecida com as sementes de amaranto, ambas apresentam a cor branco, cinza, rosa ao marrom-claro na cor dependendo do tipo de cultivar e medir cerca de dois milímetros de diâmetro. As sementes de quinoa possuem revestimento exterior semente contendo substâncias amargas conhecidos como saponinas, que devem ser removidos antes de comer.

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8 Benefícios da quinoa para saúde!

1# 100 gramas do grão de quinoa fornecem 368 calorias. Os grãos são fontes moderadas de energia e calorias, podendo ser comparado a cereais como trigo, milho, arroz. E de outros alimentos como grão de bico, feijão verde, feijão caupi e feijão fradinho.

2# Os grãos de quinoa fornecem de 14 a 18 gramas de proteína por 100 gr. Constituem todos os aminoácidos essenciais necessários para o corpo humano, em excelentes proporções, especialmente em lisina , o que é de outro modo um aminoácido limitante em cereais, como trigo, milho, arroz.

3# Quinoa é um dos alimentos básicos sem glúten. O glúten é a proteína presente em certos familiares grama grãos pode induzir dor de estômago e diarreia em indivíduos com doença celíaca.

4# Quinoa é rico em fibra dietética solúvel e insolúvel. fornecer 100 g 7 g ou 18,5% do requisito diário de fibra. Fibra aumentar grosseria dos alimentos e ajudar a prevenir a constipação, acelerando o seu movimento através do intestino. Na verdade, o tempo de trânsito gastrointestinal do alimento é grandemente diminuída. Fibra também se liga a toxinas e ajuda na sua excreção do intestino e ajuda a proteger a membrana mucosa do cólon de câncer. Além disso, as fibras dietéticas se ligam a sais biliares (produzidos a partir de colesterol) e diminuir a sua re-absorção no cólon, assim, ajudar a baixar os níveis de colesterol LDL no soro.

5# Quinoa grãos são realmente muito boas fontes de grupo do complexo B de vitaminas, a vitamina E (α-tocoferol) e ácidos graxos essenciais, como ácido linoléico e ácido linolênico-α (18:03). 100 g de grãos contêm 184 mg ou 46% dos níveis diariamente exigidos de folatos (B9).

6# Grão de quinoa é uma excelente fonte de vitamina A, ácido fólico e antioxidantes, como a luteína, caroteno, cripto-xantina e zea-xantina . No total, estes compostos funcionam como poderosos antioxidantes, removendo os radicais livres prejudiciais do corpo, assim, proteger do câncer, infecções, envelhecimento e doenças neurológicas degenerativas.

7# Quinoa é uma excelente fonte de minerais como o ferro, cobre, cálcio, potássio, manganês e magnésio. cobre é necessário para a produção de células vermelhas do sangue. ferro é necessário para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue. magnésio relaxa os vasos sanguíneos que conduzem ao cérebro e encontrado ter efeitos curativos sobre a depressão, e dor de cabeça. zinco é um co-fator em muitas enzimas que regulam o crescimento e desenvolvimento, a produção de esperma, a digestão e síntese de ácido nucleico. potássio é um componente importante das células e fluidos corporais, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e pressão sanguínea. manganês é usado pelo corpo como um co-fator para a enzima poderoso anti-oxidante, superóxido dismutase.

8# Quinoa apresenta todas as características de uma semente e compõe boas proporções de todos os aminoácidos essenciais, gorduras, amido, fibras, minerais e vitaminas. óleo de quinoa , extraído das suas sementes, de fato é uma excelente fonte de ácidos gordos essenciais e vitamina E .

Veja no vídeo mais sobre os Benefícios do grão de Quinoa para Saúde!

Perfil Nutricional do Grão de Quinoa!

Quinoa é alimentos de proteína de alta qualidade e é geralmente considerado como uma fonte adequada de todos os aminoácidos essenciais, incluindo a lisina e isoleucina. Quinoa fornece uma variedade de fitonutrientes antioxidantes, incluindo ferúlico, cumárico, hidroxibenzóico e ácido vanílico. Flavonóides antioxidantes, incluindo a quercetina e kaempferol também são especialmente abundantes na quinoa. Polissacarídeos Anti-inflamatórios em quinoa incluem arabinanos e rhamnogalacturonans. Muitos membros da família tocoferol vitamina E são fornecidos pela quinoa, incluindo quantidades importantes de gama-tocoferol. Quinoa é uma boa fonte de manganês. Também é uma boa fonte de fósforo, cobre, magnésio, fibra dietética, folato, e zinco.

Informação importante sobre Quinoa!

Quinoa não é um alimento comumente alergénico e não é conhecido por conter quantidades mensuráveis ​​de purinas. Porque quinoa não pertence à família de plantas contendo trigo, aveia, cevada, centeio e, é também um alimento livre de glúten. Alguns estudos também mostram uma maior digestibilidade do que o esperado para a quinoa, tornando-se um alimento menos provável de causar reações adversas. No entanto, como todos os membros da Amaranthaceae-Chenopodiaceae família de plantas – como espinafre, acelga, beterraba e, quinoa contém oxalatos, e às vezes em quantidades substanciais. O conteúdo de oxalato de quinoa varia amplamente, mas até o extremo inferior da faixa de oxalato coloca quinoa na lista de cautela ou evitar para uma dieta com restrição de oxalato.

Aprenda preparar uma deliciosa salada com Quinoa!

 

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