Pimenta Jalapeno, picância que faz bem pra saúde

4 de novembro de 2018 7 minutos de leitura
Pimenta Jalapeno

Um superalimento potente e eficaz, a pimenta jalapeno não apenas acrescenta um sabor doce e picante a uma infinidade de pratos culinários em todo o mundo, mas também apresenta uma lista impressionante de propriedades que promovem a saúde. 

Repleto de nutrientes essenciais, o jalapeno é benéfico para a saúde: previne doenças cardíacas, ajuda a perder peso, reduz infecções e previne o câncer. Usados principalmente na culinária mexicana, os jalapenos são muito benéficos para a saúde, confira tudo sobre.

Conheça mais a pimenta jalapeno

Pimenta jalapeno é uma das pimentas mais utilizadas da culinária Norte-americana especialmente nos estados do sul, onde a cozinha mexicana é muito popular.

Assim como as outras variedades de pimenta, a pimenta jalapeno é originária do México. De fato, o termo jalapeno se originou na capital do estado mexicano Vera-Cruz, no leste do país, onde os primeiros colonizadores cultivaram a espécie por séculos.

Posteriormente, apresentada ao resto do mundo pelos exploradores espanhóis. As vagens medem cerca de 4 a 10 cm em comprimento e apresentam uma fina película brilhante, com ponta ligeiramente afunilada.

No interior de todas as vagens há numerosas sementes brancas, pequenas, circulares e planas. As sementes estão ligadas à placenta central branca. Assim como em outras pimentas, a pimenta jalapeno possui forte sabor picante devido à presença de certos compostos alcaloides; capsaicina, capsantina e capsorubina.

Na escala de Scoville, as pimentas jalapeno possuem pungência média entre 2500 a 4 mil unidades Scoville (SHU). A título de comparação, os pimentões apresentam 0 unidades SHU, enquanto a pimenta mexicana habañeros possui entre 200 mil a 500 mil unidades.

Benefícios da Pimenta jalapeno para a saúde

O jalapeno é uma variedade de pimenta picante de origem mexicana. Elas são relativamente pequenas, verdes ou vermelhas, com sabor moderadamente picante. São comumente usadas na culinária tradicional mexicana, mas também são populares em todo o mundo. 

Elas podem ser consumidas cruas, cozidas, marinadas ou até mesmo em pó. Além disso, são ricos em nutrientes e têm várias propriedades benéficas à saúde. Vamos dar uma olhada nos benefícios das pimentas jalapeno para a saúde.

Ricos em nutrientes

São ricos em nutrientes e, principalmente, em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Também têm poucas calorias. Seu sabor picante se deve à substância capsaicina.

Ajudam a combater o excesso de peso 

De acordo com muitos estudos, essas pimentas aceleram o metabolismo, reduzem o apetite e, portanto, ajudam a perder peso.

Combatem o câncer 

Há vários estudos mostrando que a capsaicina nesse tipo de pimenta pode combater o câncer se ingerida em certas doses. Entretanto, essas alegações não foram totalmente comprovadas.

Pode atuar como analgésico natural 

A capsaicina presente nas pimentas também atua como analgésico natural. Interessante notar que, além do consumo interno, possível reduzir a dor colocando a pimenta jalapeno externamente na área afetada.

Combate a infecções 

Há muito tempo, especiarias e ervas são adicionadas a produtos para melhorar seu sabor e lidar com possíveis deteriorações. Esse tipo de pimenta, assim como outros alimentos picantes, contém compostos que impedem o crescimento de bactérias que podem causar problemas infecciosos.

Contribuem para a boa saúde do coração 

As pimentas ajudam a reduzir a pressão arterial, o colesterol e os níveis de açúcar, o que, por sua vez, leva ao bem-estar de todo o corpo. Como essas são as causas mais comuns de problemas cardíacos, os jalapenos seriam um produto extremamente útil e benéfico para as pessoas com risco de contrair essas doenças.

Tabela nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Princípio Valor nutricional Recomendação diária
Energia 29 kcal 1,5%
Carboidratos 6,50 g 5%
Proteína 0,91 g 2%
Gordura total 0,37 g 2%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 2,8 g 7%
Vitaminas Valor nutricional Recomendação diária
Folatos 27 µg 7%
Niacina 1,280 mg 8%
Ácido pantotênico 0,315 mg 6%
Piridoxina 0,419 mg 32%
Riboflavina 0,070 mg 5%
Tiamina 0,040 mg 3%
Vitamina A 1078 UI 36%
Vitamina C 118,6 mg 198%
Vitamina E 3,58 mg 24%
Vitamina K 18,5 µg 15%
Eletrólitos Valor nutricional Recomendação diária
Sódio 3 mg <0,5%
Potássio 248 mg 5%
Minerais Valor nutricional Recomendação diária
Cálcio 12 mg 1,2%
Cobre 0,046 mg 5%
Ferro 0,25 mg 3%
Magnésio 15 mg 4%
Manganês 0,097 mg 4%
Fósforo 26 mg 5%
Selênio 0,4 µg <1%
Zinco 0,14 mg 1%
Fito-nutrientes Valor nutricional Recomendação diária
Caroteno-ß 561 µg
Caroteno-α 67 µg
Criptoxantina-ß 105 µg
Luteína-zeaxantina 861 µg

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Processamento da pimenta jalapeno

Os jalapenos podem ser consumidos frescos ou secos. Se quiser mantê-los frescos e tê-los prontos sempre que precisar, você pode usar um destes truques: se não estiverem cortados, pode embrulhá-los em filme plástico e guardá-los na geladeira por até 7 dias ou, se estiverem cortados, pode guardá-los em um recipiente hermético, cobri-los e colocá-los sobre algumas folhas de papel absorvente na gaveta de legumes. Você também pode congelá-los ou optar por secá-los, moê-los ou prepará-los em marinada ou óleo. Se quiser saber mais sobre o processamento, aqui estão algumas dicas.

Seleção e armazenamento

Durante os meses de inverno, vem importado de países da América Central, especialmente do México. Você pode encontrar pimentas jalapeno orgânicas em supermercados que comercializam produtos locais.

Compre pimentas firmes, verdes, frescas, de tamanho uniforme, brilhantes e com pontas afuniladas. Evite comprar vagens murchas, com rachaduras, com cortes ou com imperfeições.

Elas se conservam bem por até uma semana, quando armazenadas em um compartimento dentro da geladeira com alta umidade. A Pimenta jalapeno em conserva pode ser armazenada por muitos meses quando mantida em refrigeração.

Preparação e métodos culinários para a Pimenta jalapeno

Para prepará-la, lave-a abundantemente em água fria e seque-a com um papel toalha. Como precaução, use luvas para o manuseio. Remova o talo, fatie-as da maneira que você desejar.

Descarte as sementes e a placenta branca central para evitar excesso de pungência. A cocção em fogo médio pode reduzir a pungência e proporcionar sabor defumado às pimentas.

As pimentas jalapeno foram introduzidas com sucesso nas residências norte-americanas a partir do seu uso extensivo na culinária texicana/mexicana, nas suas formas frescas, grelhadas, defumadas e em conserva, encontradas em uma variedade de países da América Latina e da cozinha asiática.

Aviso de segurança

Portanto, como as outras pimentas, a jalapeno também contém compostos ativos como a capsaicina, que lhes confere sabor picante. Mesmo pequenas quantidades, a Pimenta jalapeno causar grave irritação e sensação de queimação na boca, na língua e na garganta.

A capsaicina inicialmente provoca inflamação quando em contato com a mucosa da cavidade oral, garganta e estômago, podendo causar sérias sensações de queimação quando percebidas pelos nervos que envolvem a mucosa.

Consumir iogurte frio dilui a concentração de capsaicina, evitando o contato da pimenta com a parede estomacal e auxiliando na redução dos sintomas de queimação. Evite contato com os olhos após manusear a pimenta jalapeno.

Contudo, em caso de contato com os olhos, enxague abundantemente com água fria para reduzir a irritação. Como as outras pimentas, a pimenta jalapeno pode agravar as condições gastrite, úlcera estomacal e o refluxo gastroesofágico.

O consumo de pimentas deterioradas impõe um risco à saúde devido à exposição a um componente químico chamado aflotoxina, que está associada ao câncer de estômago, de fígado e de colo.

Fontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.