Descubra os 3 benefícios essenciais do feijão alado

Feijão alado é um dos legumes mais versáteis comestíveis de origem tropical. Quase todas as partes da planta são comestíveis.

Vagens verdes, sementes maduras, folhas e rebentos, flores e tubérculos do feijão alado são usados ​​na culinária leste-asiática.

O feijão alado é uma videira anual torcida. Cresce com o suporte da treliça com cerca de 5 metros de comprimento.

As vagens apresentam ao longo de todo o comprimento bordas frills em seus quatro lados e em forma de feijões de forma oval dentro.

feijão alado

Benefícios do feijão alado para a saúde

Feijão alado imaturo é um dos vegetais de baixíssima calorias: 100 g de feijão carregam apenas 49 calorias.

As sementes maduras de feijão alado, no entanto, possuem 409 calorias por 100 g e compõem um teor de proteína relativamente alto equivalente ao da proteína da soja.

Por isso, separamos os 3 benefícios essenciais do feijão alado para a saúde:

1. Feijão alado é ótimo para gestantes

 

As vagens frescas e jovens são uma das melhores fontes de folatos: 100 g de feijão fornecem 66 μg ou 16,5% do requerimento diário de folatos.

O folato, juntamente com a vitamina B-12, é um dos componentes essenciais da síntese de DNA e da divisão celular.

O folato adequado na dieta em torno da concepção e durante a gravidez pode ajudar a prevenir defeitos do tubo neural no bebê recém-nascido.

2. Fonte de vitamina C

 

Os feijões com asas frescas contêm uma boa quantidade de vitamina C: 100 g de feijão fornecem 18,3 mg, ou 31% de vitamina C.

A vitamina C é um poderoso antioxidante solúvel em água e, quando fornecido adequadamente na dieta, ajuda a construir imunidade contra infecções, manter a elasticidade dos vasos sanguíneos e oferecer alguma proteção contra os cânceres.

 

3. Fonte de vitaminas e minerais

Os feijões alados fornecem quantidades adequadas de minerais e vitaminas.

Alguns dos minerais essenciais, como ferro, cobre, manganês, cálcio, fósforo, magnésio são concentrados neles.

O manganês é utilizado no corpo humano como um cofator para a poderosa enzima antioxidante, a superóxido dismutase.

 

A tiamina, a piridoxina (vitamina B-6), a niacina e a riboflavina são algumas das vitaminas do complexo B incorporadas nesses feijões.

 

As folhas de feijão alado são uma excelente fonte de fibra, vitamina C, vitamina A e minerais.

100 g de folhas frescas fornecem 45 mg de vitamina C (75% do valor diário recomendado) e 8090 UI de vitamina A (270% de RDA).

 

Os tubérculos de feijão alado são, nomeadamente, fontes ricas de vitaminas de amido, proteína e complexo B.

100 g de raiz fornecem 11,6 g de proteína em comparação com 2,02 g / 100 g e 1,36 g / 100 g de conteúdo protéico em batata e mandioca, respectivamente.

Dicas de consumo

Os feijões alados estão disponíveis nos mercados quase todo o ano.

Além de suas vagens jovens, que dominam a atenção do consumidor, quase todas as partes da planta de feijão, incluindo suas folhas crocantes, brotos macios, flores, bem como tubérculos subterrâneos, empregáveis ​​em várias cozinhas.

Nos mercados, escolha vagens macias e verdes com superfície verde brilhante e ervilhas verdes claras dentro.

Evite os grãos exagerados e descoloridos, pois eles tendem a ter carne pouco apetitora e sementes secas no interior.

Em casa, os feijões alados devem ser consumidos enquanto frescos para aproveitar o sabor natural deles.

Caso contrário, guarde-os na geladeira como feijão francês em uma bolsa de plástico por até 4 dias.

Lave bem os grãos com água fria e remova o excesso de água com uma toalha de papel.

Corte a ponta termina.Corte os feijões diagonalmente em pequenas seções usando uma faca de aparar.

Sementes secas de feijão alado usadas da mesma forma que outras ervilhas e feijões secos.

Exemplos de preparo

  • Os feijões alados são um dos ingredientes comumente característicos na culinária indonésia, malásia, vietnamita e cambojana.
  • Feijões picados finamente adicionados em saladas, batatas fritas e sambal.
  • As vagens imaturas inteiras podem ser grelhadas e temperadas com óleo, sal e pimenta.
  • As sementes de feijão alado podem ser comidas assadas ou adicionadas a ensopados.
  • Os verdes e verdes folhosos são cozidos em ensopados e batatas fritas.

Cuidados no consumo

Os feijões alados e as partes da planta podem ser consumidos com segurança por todas as pessoas saudáveis ​​sem quaisquer reservas.

No entanto, indivíduos com alergia imune conhecida às leguminosas e na doença de deficiência de enzimas G6PD devem evitá-las.

Os feijões alados transportam ácido oxálico, uma substância que ocorre naturalmente em alguns vegetais que podem cristalizar como pedras de oxalato no trato urinário em algumas pessoas.

Portanto, os indivíduos com pedras conhecidas do oxalato do trato urinário são aconselhados a evitar que os vegetais pertençam à família Brassica e Fabaceae.

Por isso, recomenda-se a ingestão adequada de água para manter a produção normal de urina nesses indivíduos para minimizar o risco de pedra.

Fontes

  1. Psophocarpus tetragonolobus-Plants for a future. (em inglês).
  2. USDA National Nutrient Database. (em inglês).
  3. ctahr-University of Hawaii- PDF. (em inglês).
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